Vocês devem se lembrar que nós falamos na semana passada sobre a turma do chiptune que toca música usando gameboys. Pois vejam só o que o tio Gagá traz para vocês hoje: um programa que permite criar músicas no Mega Drive! Recebam o TFM Music Maker!

tfm-001

O programa funciona de forma semelhante ao LSDJ que os músicos de chiptune usam no Gameboy. Basicamente, o que vocês veem aí em cima é tipo a pauta da música. Você vai encaixando os instrumentos e ao apertar play o programa vai “lendo” a tela de cima para baixo, tocando a música. Você pode regular a velocidade e muitas outras coisas.

O programa reproduz os sons do chip de som do Mega Drive e de outros consoles antigos. Os detalhes são técnicos demais para eu conseguir explicar, mas se você manja do assunto pode dar uma conferida no site do projeto. A documentação está em… sei lá, grego, russo… mas tem um bom resumo em inglês aqui.

O brilho do TFM vem mesmo quando se associa o danado ao VGM2TFI, que também pode ser baixado gratuitamente no site do projeto. Aí você pega um arquivo com uma música de Mega Drive no formato VGM, abre um terminal do Windows e digita:

vgm2tfi.exe musicadafase1doalteredbeast.vgm

Eu fiz com a música da primeira fase do Altered Beast. Isso gera um monte de arquivos alteredbeast.tfi. Você abre o TFM, vai na aba de instrumentos, escolhe abrir, seleciona os arquivos tfi do Altered Beast e:

tfm-002

Sabem o que isso significa, criançada? Yes, baby, give me the motherfucking power! O PROGRAMA IMPORTA OS INSTRUMENTOS DO ALTERED BEAST! E de qualquer arquivo VGM que você quiser!

Sério, importa mesmo, na moral! Você escolha o teclado, a bateria, o que quiser, e vai alterando os tons com o “pianinho” que aparece aí em cima. Uma vez escolhido o instrumento, você vai lá na primeira tela e usa as teclas do seu teclado (que passam a funcionar como um piano) para ir encaixando as notas nos lugares certos. É sensacional!

Eu tentei brincar com o bichinho aqui, mas sou um desastre musical. Vejam só minha tentativa de fazer o início da música do Altered Beast:

Nossa, que desastre! Bom, o programa não tem culpa pela minha falta de habilidade. Mas se você é um cara talentoso, vai fazer miséria com esse negócio!

Links úteis:

Chiptune: toque música no Mega Drive!
Tags:         

7 ideias sobre “Chiptune: toque música no Mega Drive!

  • 24/05/2009 em 8:50 pm
    Permalink

    Esse eu não conhecia, vou dar uma olhada. Um muito bom e fácil de usar (aparentemente até mais fácil que esse aí) é o pxtone, que foi usado para criar as músicas do Rockman 7-FC. Ele é mais voltado para músicas padrão 8-bit, mas é bem legal. Consegui fazer uma música de quase 1 minuto em umas duas horas e ficou boa.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/10/2011 em 11:58 am
    Permalink

    bom dia primeiro lugar gostaria de agradecer a pessoa que se dispos a fazer este site . pois não é fácil para nós brasileiros determinados incentivos. sou tecladista já usei varios módulos virtuais mais este TFM está me dando muito trabalho. já consegui usar os timbres dele no meu DX7 achei maravilhoso ! mas quando vou no prompt de comandos do DOS ai é que a coisa pega. uso o famoso DIR coloquei a sequência acima mostrada e nada. coloquei o vgm2tfi ,vgm2opm tenho o wimnamp não sei se é isso que tá conflitando.e aliás nele rodo todas as músicas de video game mas esse terminal é reamente do prompt ? porfavor Gagá me diga o está errado ?o que devo fazer ? as músicas do site que você falou tão em vgz e não em vgm aliás eu acho que é o mesmo . mas o tfm roda em TFE ou outro que é em VGE tem tem algum conversor ? o que eu faço ? mai
    s uma vez muito obrigado.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/10/2011 em 12:16 pm
    Permalink

    áh ! eu quiz dizer que esses vgzs é lá do Project 2612 que eu gostaria de usar .mas será que tem algum site com arquivos de som tfe pra baixar ? mas só com alguma boa ajuda . muito obrigado de novo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *