Após uma longa e acidentada jornada, finalmente a coletânea Intellivision Lives vai chegar ao Nintendo DS.
Antes de narrar a parte dramática da história, vamos descrever o produto: um cartuchinho milagroso com mais de sessenta clássicos do velho console da Matell, como Shark! Shark, Motocross e Thin Ice. A coletânea é obra de Keith Robinson, dono da propriedade intelectual do Intellivision e de vários de seus jogos, e já foi lançada para PC, Gamecube, Playstation 2 e XBOX, mas a versão do DS tem um gostinho especial: as famosas cartelinhas que o jogador colocava sobre o controle (que mais parecia um telefone) serão exibidas na tela de baixo do portátil.
E não para por aí: seu amigo também tem Nintendo DS e você quer jogar com ele, mas só um dos dois tem o jogo? Sem problemas! Como os jogos da coletânea ocupam pouquíssima memória, o DS de um baixa o jogo do outro para a memória e pronto, os dois podem jogar com um cartucho só.
Cartelinhas para o controle do Intellivision… quem lembra?
Agora vamos à parte dramática da história toda: Robinson está tentando lançar a coletânea para o Nintendo DS desde 2006. O primeiro problema foi encontrar alguém interessado em distribuí-la. Como ninguém se candidatou, ele optou por vender o jogo por conta própria pelo serviço DSiWare. Mas vejam só, a Nintendo proibiu, pois tem a política de não lançar via DSiWare títulos que rodem sob emulação.
Depois de muita batalha, o jogo acabou atraindo a atenção da Virtual Play Games, que vai lançar Intellivision Lives em formato de cartucho nas lojas em setembro. Se eu tivesse um Nintendo DS, era compra certa.
Os chamados overlays. Nunca entendi a mania que as fabricantes tinham (principalmente a Atari) de incluir em seus controles um teclado numérico igual a de um telefone. O Itellivision teve, o Colecovision teve, os Ataris 5200 e Jaguar também tiveram overlays de controle. Lembro também que o Channel F e o Vectrex tmbém tinham os chamados overlays, mas era um overlay de tela, que vc encaixava na tela da tv. Como esses dois útimos eram limitados graficamente até se justifica. Quem já jogou num controle com overlay sabe como é ruim. Falow!!!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@piga
Vai ver era uma necessidade de fazer o videogame parecer um computador, atraindo a um público maior.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Coletânea de jogos do Intellivision no Nintendo DS -- Topsy.com
Olha que coincidência: essa semana colocarei a primeira parte de uma série de posts no GAMERETRÔ que falaria justamente do Intellivision. Confesso que conheço muito pouco do console (aquele compendium da Imagine Shop – dos mesmos editores da RetroGamer – ajudou um bocado), mas ele parece ser interessante (mesmo com esse controle abominável), até mesmo pela parte histórica.
Quem sabe daqui a alguns meses eu não compre essa coletânea para o meu DS velho de guerra?
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sou um feliz proprietário de um Intellivision II com 11 jogos, o qual foi o meu primeiro videogame. Fico feliz que finalmente o DS vai ter sua versão do Intellivision Lives.
Mauro “MSX” Sókrates[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
já tive Intellivision… Muito foda, mas até hj não consegui um emulador que rode os jogos. Se alguém puder me ajudar..
Duquerei[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Talvez não, pois nessa epoca havia muitos consoles eram também computadores como O SG-3000, Oric e outros que não me lembro agora. Se fosse para parecer um computador porque não fazer logo um console computador como as outras impresas da epoca.
Vamos ter que pensar mais um pouco para criar uma segunda hiptotese para existencia dos overlay.
64Gamers[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Melhor hipótese: mostrar pro jogador qual é a função que cada tecla do controle faz.
Mauro “MSX” Sókrates[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Procure por “Nostalgia 5.0” no Google.
Mauro “MSX” Sókrates[Citar este comentário] [Responder a este comentário]