Todo mundo está assanhadíssimo com a E3 2010, a grande feira anual de games que está rolando em Los Angeles. Anteontem a Microsoft mostrou jogos do seu controle-sem-controle Kinect (antigo Projeto Natal), ontem a Nintendo anunciou o novo Nintendo 3DS com tela tridimensional e a Sony tentou nos convencer de que o controle com sensor de movimentos Move não é uma cópia do Wiimote.
Mas se você pensa que há vinte anos a gente não tinha uma feira de games bacana, certamente não viveu os tempos da CES. A Consumer Eletronics Show, que ocorre anualmente em Las Vegas, fala de produtos de consumo em geral, mas tinha um “espacinho” para os videogames. Era o grande momento do ano para os gamers. Não tinha internet, então nós, meros mortais, aguardávamos ansiosamente UM MÊS INTEIRO até que as revistas de games trouxessem a cobertura do evento. O prazer de abrir a primeira página dessas edições era indescritível, então não vou tentar descrever :p
Naqueles tempos, ninguém sonhava com consoles da Sony e da Microsoft, e jogo era em cartucho mesmo. SEGA e Nintendo começavam um fantástico embate, na mais saudosa guerra de consoles de todos os tempos.
Comendo pela beiradas, a NEC tentava emplacar o Turbografx nos Estados Unidos, mas era difícil. Faltavam personagens carismáticos, e a NEC se virava como podia com o mascote Bonk.
No mapa ao lado, vemos a disposição dos estandes. A Nintendo ocupava mais espaço, e logo ao lado estava a rival SEGA. Imaginem o clima, um lado querendo que o outro explodisse! Acho que nunca se matou tanta galinha preta em um espaço de tão poucos metros quadrados.
Mas vamos a um breve resumo do que SEGA e Nintendo apresentaram naquela longínqua CES de vinte anos atrás…
NINTENDO
A Nintendo ainda atacava com o NES, e não faltava munição: Super Mario Bros. 3 era o carro-chefe da empresa. O game foi anunciado durante a feira e foi também a capa da Nintendo Power que cobriu o evento. Para muita gente, até hoje o velho Mario 3 é o melhor game do baixinho bigodudo.
Foto velha de revista velha… nem adianta reclamar da qualidade!
O público via pela primeira vez o excelente-maravilhoso-favorito-do-gagá Ninja Gaiden II, e ainda tinha Super Contra jogando alien-shit no ventilador. Só com esses petardos os donos de NES já podiam ficar com um sorriso de orelha a orelha, mas tinha mais coisa vindo: Castlevania III ainda não estava pronto, mas seu desenvolvimento também foi anunciado durante a feira. E na lista de promessas da Nintendo Power para o NES… Street Fighter 2?
Além do scan da Nintendo Power (à direita), vocês ainda podem conferir o molequinho à esquerda jogando Punch Out no revolucionário UFORCE! Sim, um periférico que iria revolucionar a indústria! Agora o jogador não precisava mais de controle para jogar! E você aí achando que o Kinect/Projeto Natal era novidade…
Um tal de Final Fantasy I também aparecia no NES, três anos depois de ser lançado no Japão. Segundo a Nintendo Power, várias empresas pensavam em investir no gênero no futuro. E não é que era verdade mesmo?
Eu não entendi nada nessa foto aí, só o letreiro do jogo, então tá valendo
Para fechar a conta, o Game Boy chutava muitas bundas, atingindo a marca de um milhão de unidades vendidas, e tinha um baita destaque no estande da Nintendo.
SEGA
É claro que a grande rival da Nintendo também estava presente na E3: a SEGA trouxe o velho e cansado Master System, que vinha tomando uma canseira danada nos Estados Unidos. Mas falar no console era chutar cachorro morto, e o foco da SEGA estava em outro console: com seus lindos e orgasmáticos 16 bits, o Mega Drive era o grande lance.
Pobre Master System, tão injustiçado… mas no Brasil o console iria à forra num futuro não muito distante
Ainda não se falava em Sonic nessa época (ele chegaria no ano seguinte), então o lance era o port de Golden Axe, diretamente dos arcades para o Mega Drive. Baita jogo o Golden Axe, hein? Saquem só o poderoso dragão que ilustrava o estande do jogo:
IAAAAI! A inflação voltou!
E com direito ao segundo pior cosplay da história: o moço louro aí de baixo era o equivalente ao Kratos de God of War. O machado afiado contrastava com o bigodudo sorridente e voador da Nintendo, e deixava bem clara a diferença de atitude entre as duas empresas. Foi o ano do “Genesis does what Nintendon’t”.
Não é incrível o que as pessoas fazem por dinheiro?
A SEGA também trazia um RPG maroto para o Mega Drive, e se me permitem ser extremamente parcial aqui, o da SEGA estava ANOS LUZ à frente do FFI do NES: Phantasy Star II chegava ao Mega Drive chutando o balde, com uma trama meio cyberpunk e altamente trágica, coisa única na época. E Phantasy Star II também é o motivo para o moço louro do Golden Axe ser o segundo pior cosplay da história, e não o primeiro.
… e você ainda acha que gráficos realistas são uma boa ideia?
Peraí… talvez a gente tenha que reorganizar o pódio dos cosplayers… Moonwalker também estava sendo divulgado na CES desse ano. Saudades do joguinho, hein? Daquelas músicas bacanas do falecido ídolo, tão bem arranjadas para o Mega Drive… mas eu aposto que, se você estivesse na CES, não sentiria saudade nenhuma deste moço:
E aí, vai dizer que a E3 é melhor do que isso? 🙂
A CES marcou época para toda uma geração de gamers. Anos depois, a parte de games foi movida para uma feira própria, a E3, dedicada exclusivamente aos consoles de videogame. Mas quem viveu a época da CES nunca vai deixar de esboçar uma pontinha daquele sorriso de prazer de vinte anos atrás, que se armava largo quando a gente abria a revista com todas as novidades da CES… bons tempos.
Fotos (com exceção do scan da Nintendo Power) tiradas daqui.
hahahahaha eu tinha uma revista video game que falava dessa feira… era a ces de 93 acho…rs só coisa escabrosa… mas um otimo post… abraço man!
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sempre é bom rever essas feiras que mostravam o “futuro” dos games. Chega a ser engraçado hoje em dia ver os anúncios desses jogos!
Mas o mais bizarro sem dúvida foi essa mistura de Xuxa com He-Man no anúncio do Golden Axe! Se ele estivesse de roupa preta e besuntado em óleo eu poderia jurar que se tratava de um integrante perdido do Manowar!
Oráculo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention http://www.gagagames.com.br/?p=17218%3Futm_source%3Dpingback -- Topsy.com
Bela lembrança. Golden Axe era sensacional. Foi o primeiro jogo do Genesis que comprei no EUA.
Esse tópico me lembrou da Fenasoft. Era muito legal também.
José Augusto F°[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Era exatamente o que eu ia escrever aqui. Parece que a banda não fazia muito sucesso naquela época, já que, pelo jeito, o vocalista fazia bico na CES como viking no stand da SEGA…=D
Mas é extremamente divertido lembrar dessa época dos games, quando era impossível acompanhar as novidades on-line, onde jogos eram mesmo jogos e não “produções cinematográficas e extremamente caras!”
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quem diria, hoje assistimos ao vivo e em qualquer lugar. Nessa época, lembro de ver umas duas páginas de Ação Games e Videogame no início da revista, com umas duas fotos – era o que sabíamos sobre cada CES. Tenho algumas EGM US da época por aqui que certamente têm umas fotinhas legais dessas.
Muito legal o post! Mas o cosplay de Golden Axe deveria ser censurado :p
Eric Fraga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ê Gagá! hehehe
Só vc pra achar essas coisas ae hein?
Ow.. muito show! Queria ter visto isso na época!
Alguem lembra se alguma revista cobriu isso? Digo.. o Eric aki falou que lembra da Ação Games e Videogame cobrindo isso, mas se nao me engano, eu só me lembro de comprá-las por volta de 92. Ja tinha essas revistas na época?
Eu tenho um monte delas, mas não me lembro de ver tais coberturas.
Cledson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cledson
A Ação Games começou nessa época (quando ainda era um suplemento de outra revista), mas não chegou a cobrir. Com o passar dos anos, a cobertura foi aumentando gradualmente. Todo ano eu vou puxar uma CES de vinte anos atrás aqui no blog, e vocês vão ver que a cobertura nacional vai pintar.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Adney Luis
Falando nisso, acho que Golden Axe poderia ser ainda melhor com Battle Hymns na trilha sonora!
Já pensou enfrentar o Death Adder ao som digitalizado de Kill with Power?
Oráculo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ahhhh bom!
Depois vou procurar nas revistas que tenho lá em casa e ver se acho mais alguma coisa! Brigadão Gagá!
Cledson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá, só tem um detalhe, a CES continua acontecendo em janeiro de todo ano em Las Vegas. A CES não era focada só em games, e com o crescimento do mercado, acabou sendo necessário criar uma feira específica (E3expo) para esse segmento
Marcelo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Marcelo
É mesmo, dei uma alteradinha para corrigir, valeu.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
“Saudade, palavra triste quando se perde um grande amor”.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O Natal virou “kinect”? Que nome mais genérico, nem pra publicidade é bom, já que lembra uma daquelas marcas de tv antigas.
E o Mega Drive com esses 16 Bits à mostra, mais parece o Mandingo.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Detalhe também pra Tengen que era especialista em lançar versões não licenciadas de jogos famosos tendo estande próprio. É como a se Dingoo Digital tivesse espaço na E3 atual, hahaha.
Fellipe Igor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Que bacana, outra série legal para acompanharmos!
Eu também tenho várias Supergame’s e Supergamepower’s aqui, e eles sempre cobriam esses eventos. Hj, antes do lançamento de um jogo, nós vemos não apenas centenas de fotos, mas vários trailers também. Naquela época, eram 3 ou 4 fotos, uma breve descrição e só. E a expectativa, claro, era bem maior.
Obs.: só eu percebi o mulet do molequinho jogando Punch Out?
A marca registrada do início dos anos 90! Hehe
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O Street Fighter que estava sendo desenvolvido para NES foi o mesmo que saiu de forma pirata pela Yoko Soft. Tenho um scan com imagem mostrando exatamente esse jogo.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
ahUAHhauAHhaU rachei no campeonato de Cosplay XD
@elielson: o mullet do mulequinho de costas parece o do Bolo Yeung
http://www.teleport-city.com/movies/shrimpchips/uploaded_images/bolo-738033.jpg
Rapaz, eu lembro que a Ces teve cobertura de revistas sim, mas dae lembrar qual edição foi antes que ela diginvolvesse para E3… impossível kkk Talvês no http://www.datacassete.com.br dê pra achar algo!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
POOOOOOOOXA!
A Nei realmente foi o PIOR cosplay da história! Eu iria rir litros na frente dela mesmo rsrsrs
Zolini[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sabat
Cobertura teve sim, mas acho que não a de 1990. Na época a gente nem tinha revista de games (só um embrião da Ação Games). Mas nos outros anos rolou.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Há vinte anos atrás eu não tinha nem nascido direito. Putz! Que povo velho. Mesmo assim li muitas dessas revistas antigas e fiquei um pouco “ambientado” com essa época.
…
Peruca? Que peruca? Não sei porque, mas só vi corpo. E é BEM viu? E achei super válido, bem a postura da Sega de moderninha. Ou alguém acha que o cara deveria fazer a linha terceira idade do velho de Golden Axe. Corpasso do Cara! Passo mal!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel “Talude” Paes Cuter
É sério isso, aquele SFII com 4 personagens? Acho bem improvável, pois nessa época o jogo não havia saído nem nos arcades ainda… um port para NES, mesmo que estivesse planejado, sequer teria no que se basear.
Gustavo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel “Talude” Paes Cuter
Interessante cara! Merece uma matéria, não? :]
mcs[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caraca ! Esse Michael Jackson e esse golden Axe estão impagáveis ! E onde você conseguiu esses Mapa? Gagá eu concordo com o Daniel. Tem material suficiente aqui para uma materia própria. Abraços !
Julio Cesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Faço minhas as palavras do Gustavo.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
(Não para de rir dessas legendas que você coloca nas fotos…) 🙂
Julio Cesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]