Todo mundo está assanhadíssimo com a E3 2010, a grande feira anual de games que está rolando em Los Angeles. Anteontem a Microsoft mostrou jogos do seu controle-sem-controle Kinect (antigo Projeto Natal), ontem a Nintendo anunciou o novo Nintendo 3DS com tela tridimensional e a Sony tentou nos convencer de que o controle com sensor de movimentos Move não é uma cópia do Wiimote.

ces1990-map

Mas se você pensa que há vinte anos a gente não tinha uma feira de games bacana, certamente não viveu os tempos da CES. A Consumer Eletronics Show, que ocorre anualmente em Las Vegas, fala de produtos de consumo em geral, mas tinha um “espacinho” para os videogames. Era o grande momento do ano para os gamers. Não tinha internet, então nós, meros mortais, aguardávamos ansiosamente UM MÊS INTEIRO até que as revistas de games trouxessem a cobertura do evento. O prazer de abrir a primeira página dessas edições era indescritível, então não vou tentar descrever :p

Naqueles tempos, ninguém sonhava com consoles da Sony e da Microsoft, e jogo era em cartucho mesmo. SEGA e Nintendo começavam um fantástico embate, na mais saudosa guerra de consoles de todos os tempos.

Comendo pela beiradas, a NEC tentava emplacar o Turbografx nos Estados Unidos, mas era difícil. Faltavam personagens carismáticos, e a NEC se virava como podia com o mascote Bonk.

No mapa ao lado, vemos a disposição dos estandes. A Nintendo ocupava mais espaço, e logo ao lado estava a rival SEGA. Imaginem o clima, um lado querendo que o outro explodisse! Acho que nunca se matou tanta galinha preta em um espaço de tão poucos metros quadrados.

Mas vamos a um breve resumo do que SEGA e Nintendo apresentaram naquela longínqua CES de vinte anos atrás…

NINTENDO

A Nintendo ainda atacava com o NES, e não faltava munição: Super Mario Bros. 3 era o carro-chefe da empresa. O game foi anunciado durante a feira e foi também a capa da Nintendo Power que cobriu o evento. Para muita gente, até hoje o velho Mario 3 é o melhor game do baixinho bigodudo.

ces1990-nintendo_e_mario_3

Foto velha de revista velha… nem adianta reclamar da qualidade!

O público via pela primeira vez o excelente-maravilhoso-favorito-do-gagá Ninja Gaiden II, e ainda tinha Super Contra jogando alien-shit no ventilador. Só com esses petardos os donos de NES já podiam ficar com um sorriso de orelha a orelha, mas tinha mais coisa vindo: Castlevania III ainda não estava pronto, mas seu desenvolvimento também foi anunciado durante a feira. E na lista de promessas da Nintendo Power para o NES… Street Fighter 2?

ces1990-uforce_e_street2

Além do scan da Nintendo Power (à direita), vocês ainda podem conferir o molequinho à esquerda jogando Punch Out no revolucionário UFORCE! Sim, um periférico que iria revolucionar a indústria! Agora o jogador não precisava mais de controle para jogar! E você aí achando que o Kinect/Projeto Natal era novidade…

Um tal de Final Fantasy I também aparecia no NES, três anos depois de ser lançado no Japão. Segundo a Nintendo Power, várias empresas pensavam em investir no gênero no futuro. E não é que era verdade mesmo?

ces1990-finalfantasy

Eu não entendi nada nessa foto aí, só o letreiro do jogo, então tá valendo

Para fechar a conta, o Game Boy chutava muitas bundas, atingindo a marca de um milhão de unidades vendidas, e tinha um baita destaque no estande da Nintendo.

ces1990-gameboy

SEGA

É claro que  a grande rival da Nintendo também estava presente na E3: a SEGA trouxe o velho e cansado Master System, que vinha tomando uma canseira danada nos Estados Unidos. Mas falar no console era chutar cachorro morto, e o foco da SEGA estava em outro console: com seus lindos e orgasmáticos 16 bits, o Mega Drive era o grande lance.

ces1990-mastersystem

Pobre Master System, tão injustiçado… mas no Brasil o console iria à forra num futuro não muito distante

Ainda não se falava em Sonic nessa época (ele chegaria no ano seguinte), então o lance era o port de Golden Axe, diretamente dos arcades para o Mega Drive. Baita jogo o Golden Axe, hein? Saquem só o poderoso dragão que ilustrava o estande do jogo:

ces1990-goldenaxe1

IAAAAI! A inflação voltou!

E com direito ao segundo pior cosplay da história: o moço louro aí de baixo era o equivalente ao Kratos de God of War. O machado afiado contrastava com o bigodudo sorridente e voador da Nintendo, e deixava bem clara a diferença de atitude entre as duas empresas. Foi o ano do “Genesis does what Nintendon’t”.

ces1990-goldenaxe2

Não é incrível o que as pessoas fazem por dinheiro?

A SEGA também trazia um RPG maroto para o Mega Drive, e se me permitem ser extremamente parcial aqui, o da SEGA estava ANOS LUZ à frente do FFI do NES: Phantasy Star II chegava ao Mega Drive chutando o balde, com uma trama meio cyberpunk e altamente trágica, coisa única na época. E Phantasy Star II também é o motivo para o moço louro do Golden Axe ser o segundo pior cosplay da história, e não o primeiro.

ces1990-ps2_cosplay

… e você ainda acha que gráficos realistas são uma boa ideia?

Peraí… talvez a gente tenha que reorganizar o pódio dos cosplayers… Moonwalker também estava sendo divulgado na CES desse ano. Saudades do joguinho, hein? Daquelas músicas bacanas do falecido ídolo, tão bem arranjadas para o Mega Drive… mas eu aposto que, se você estivesse na CES, não sentiria saudade nenhuma deste moço:

ces1990-moonwalker

E aí, vai dizer que a E3 é melhor do que isso? 🙂

A CES marcou época para toda uma geração de gamers. Anos depois, a parte de games foi movida para uma feira própria, a E3, dedicada exclusivamente aos consoles de videogame. Mas quem viveu a época da CES nunca vai deixar de esboçar uma pontinha daquele sorriso de prazer de vinte anos atrás, que se armava largo quando a gente abria a revista com todas as novidades da CES… bons tempos.

Fotos (com exceção do scan da Nintendo Power) tiradas daqui.

Como era a E3 há vinte anos? Era a CES de 1990!
Tags:                                             

26 ideias sobre “Como era a E3 há vinte anos? Era a CES de 1990!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *