Pensou que a cruzada NES tinha acabado? Que nada, rapaz, só tirei uma semana de descanso! O Gagá vai levar a missão até o fim, até porque com o passar do tempo os jogos vão ficar cada vez melhores! Se bem que hoje a coisa foi meio… meio… bom, vamos começar essa bagaça que vocês vão entender.
Para começar, eu queria falar de um joguinho que saiu um mês antes do Super Mario Bros e que eu esqueci de mencionar na edição passada: 10-Yard Fight. É o primeiro jogo de futebol americano de NES, originário dos arcades. Dizem que a versão original do jogo foi o primeiro jogo de futebol americano com alguma proximidade do realismo, e eu levo fé. Na versão do NES os gráficos são medianos, a visão é superior e o scroll vertical. O jogo é bem espartano, sem seleção de táticas, sem modo de campeonato ou demais firulas. O que é interessante é que você controla um só jogador, mas quando ele se move os outros jogadores imitam seus movimentos, formando uma espécie de “arrastão”. É divertido usar esse tipo de controle para jogar seus companheiros de equipe de encontro aos adversários. Eu achei muito legal.
Depois de um esporte másculo como futebol americano, foi no mínimo inusitado topar logo na sequência com dois jogos que podem prejudicar o seu sucesso entre as garotas… o primeiro saiu em setembro de 1985 e se chama Pooyan. Nele você controla… sei lá, ovelhas? Carneiros? No arcade são porcos, mas eu nunca vi porcos dessa cor. Eu só sei que na abertura o lobo corre atrás deles, depois eles aparecem correndo atrás do lobo, e quando o jogo começa você está em uma plataforma movida por roldanas, atirando flechas nos lobos que descem em balões… a primeira metade dos anos 80 foi para o NES como os anos 70 foram para a música: todo mundo se drogava muito e fazia coisas das quais se envergonharia depois 🙂
Eu adoraria dizer que o jogo é uma metáfora à ameaça comunista, representada pelos lobos vermelhos que querem comer as criançinhas dos capitalistas, mas é mais fácil acreditar que alguém fumou o que não devia nos estágios iniciais de desenvolvimento do jogo
O segundo jogo leva o troféu WTF de hoje: City Connection parece jogo de macho, e você controla um carrinho que vai “pintando” o chão enquanto anda. O objetivo é “pintar” o chão da fase inteira (o “pintar” é só para vocês entenderem a mecânica, é óbvio que o carro não pinta o chão). O carro é muito bem animado, inclusive, é quase uma versão sobre rodas do herói de Prince of Persia. É terrivelmente divertido, eu lembro que eu era viciado nesse treco quando era moleque. Uma coisa que é dez é atropelar o… sei lá, gato ou coisa que o valha que aparece no meio da fase.
Isso é o mais próximo de atropelar prostitutas no GTA que você vai encontrar no NES
E por que o jogo leva o troféu WTF? Porque na minha humilde opinião, e já entrando na seara do meu amigo Gabriel do GLSToque, o sujeito que fez esse jogo estava doido para sair do armário. Dá uma espiada na abertura “totalmente mulher” do jogo:
Para não diminuir o “brilho” da abertura, eu até coloque um “selo WTF?” discreto desta vez
Assim, num jogo de carro, você faz uma abertura branca com letras azuis, um “y” escorregando no quiabo e um sujeito loiro de pescoçinho virado para trás, fazendo um “V” com os dedos e um monte de coraçõezinhos? Isso é no mínimo bizarro.
Falando em jogos com carros, curioso o Route 16 Turbo. Você controla um quadradinho minusculamente pequeno em um labirinto, e deve evitar os outros quadradinhos. Mas quando entra num dos aposentos numerados a visão muda, e você descobre que seu quadradinho é um carro, que seu objetivo é coletar a grana espalhada pelas “salas” e que os outros quadradinhos devem fazer o mesmo. O interessante é que enquanto você está na visão que mostra o carro, o jogo continua se movendo na outra visão nos bastidores, e aquele quadradinho que estava perto do seu vai entrar na região em que você está em poucos segundos. Rolam umas perseguições divertidas, que ficam ainda mais empolgante com a constante troca de telas, então eu recomendo a todos esse joguinho da Sunsoft.
Enquanto você está em uma das telas “em close” (à direita), os carros continuam se movimentando “nos bastidores” e logo entrarão na área em que você está
Muitos jogos interessantes e tão pouco tempo… vamos encerrar rapidinho com mais dois jogos interessantes: M.U.S.C.L.E — Tag Team Match é a fonte de inspiração do excelente Pro Wrestling de Master System. Eu gostei mais da versão do Master System, mas está na cara que o jogo se baseou neste aqui. O segundo é Challenger, que já na abertura afirma ser uma “aventura com ação em tempo real”. É, eu nem imagino o que isso signifique. O engraçado é que ele tenta dar uma cara de filme de ação, com resultados hilários (e provavelmente não intencionais). A primeira fase já abre com um “STOP THE EXPRESS!”, uma mocinha pedindo socorro dentro do trem, um vilão mascarado e um mocinho atirador de facas com chapéu de cowboy. Preciso dizer mais alguma coisa?
Nesta semana só deu jogo bizarro por aqui, mas semana que vem vamos fechar o ano de 1985 em grande estilo, com alguns dos meus jogos favoritos de NES! Aguardem!
krk… demorou mó tempaum e só botou jogo “esquisito” hauhwuhauwhuahwaw
brincadeira gaga, sou seu fã…rs
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
City Connection, apesar de gay, é um jogaço. A versão arcade é mais prá macho!
Este jogo do porco ae eu gostava, rs…. mas era muito louco mesmo!
Sandro "Matusalém" Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Tá-dá! A volta da Cruzada NES no Gagá Games! -- Topsy.com
@maximuscesar
A culpa não foi minha, estou seguindo a ordem cronológica dos lançamentos, rs…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fiquei curioso com esse Challenger, vou dar uma olhada nele hoje ainda.
City Connection eu já joguei, muito divertido mesmo, mas essa tela de abertura é realmente gay, ou mara como diria o Gabriel, hehe.
Já cansei de ouvir falar de 10-Yard Fight, mas nunca joguei, por detestar futebol americano.
Fernando "Ancião Kid" Cordeiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse M.U.S.C.L.E é um jogo baseado na primeira versão do mangá que originaria Músculo Total.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maxi2099
Músculo total? Putz, tá de sacanagem que deram um nome desses para um desenho? 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Na verdade o nome do desenho é Kinikuman (acho que é assim que se escreve). Músculo Total é a continuação dele (Ultimate Muscle – The Legacy of Kinikuman).
Ambos são desenhos de humor baseados em luta livre, sendo o original protagonizado pelo Rei Musculo (wtf?) e a continuação por seu filho, Kid Musculo (wtf²?).
Oráculo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Vai gagá XD antes de 2012 vc consegue XD kkkkkkkkkkkk
Tá ferrado véio, se vai te que jogar muita porcaria viu XD
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
PERA AE, É MIRAGEM???
NÃO É!!!
ALELUIA, GAGÁ ABOLIU O MALDITO CAPTCHA!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Boa Véio XD
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sabat
Tô testando, se o spam ficar infernal eu ponho de volta, aí vira um inferno para os queridos leitores, rs…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ai! Fui citada!… A-D-O-R-O!
…
Quando li Pooyan me senti com 5 anos de idade novamente. Lembro muito dessa abertura com o Lopo correndo atrás desses suspiros. Que museum!
…
City Conection é nome de site de
relacionamento gay por cidades.
Arrasa no NesHunt!
(Adorei a moninha fazendo a Penélope Charmosa na tela)
…
Challenger pareceu muito promissor. Aonde estã aquela maldita lista?
…
E continuo firme e forte acompanhando a Cruzada. Se você fraquejar, pode deixar que chamo o SAMU. Esquenta não.
Arrasa Nem!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pooyan é viciante. Conheci através de um cara que foi lá na comunidade da DngooBR no orkut e descreveu o jogo. Aliás, a Cruzada do Gagá tem esse papel: muita gente tem aquele joguinho no coração, mas não lembra nem f*** do nome dele. Acompanhando a Cruzada, fatalmente este jogo irá aparecer. A Cruzada é de utilidade pública!
Zolini[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Como já disse nos outros comentários, eu tinha um emulador no PSX e joguei muito Pooyan, e City Connection é um jogo com uma abertura estranha, mas eu resisti aquela mania de uma tela daquelas significar que eu sou bicha e joguei: viciei!
Luis Felipe[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
haha, cara, espero que os jogos melhorem no próximo, vim aqui na maior boa vontade tentar gostar mais do NES e só vi essas (como vc mesmo disse, bizarrices), assim fica difícil gostar do concorrente do meu console querido, hhauhauua
mas como vc disse gagá, na próxima tem alguns de seus jogos favoritos e eu acho que pode me animar.
Leo S.[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Leo S.
Rs… vão melhorar sim. Mas olha, apesar da bizarrice, alguns desses jogos aí podem ser incrivelmente divertidos. Eu curto muito o City Connection, e o Route 16 Turbo tem lá os seus momentos.
Na Cruzada Master System eu passei por muitos jogos fabulosos, mas também pintava cada bomba… geralmente seria chato ter que jogar os jogos ruins desses consoles, mas é tão divertido compartilhar as bizarrices aqui no blog que eu até curto 🙂
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu acho muito mais interessante quando você resgata os jogos bizarros. Afinal todo mundo sabe que Metroid, Castlevania, Legend of Zelda e Mario são clássicos quase perfeitos, mas pouca gente conhece a maioria desses jogos.
Eu mesmo só vim a conhecer a maioria deles em um emulador pra PS1 (maldita locadora que nunca tinha jogos de NES americano!).
Oráculo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio “O Gagá” Rob
Tem razão Gagá, na Cruzada Master vc relatou algumas bombas mesmo, rsrs
A brincadeira é pq não dou sorte com o NES…
Mas é lógico que é zueira! Eu to jogando Super Metroid do SNES e peguei Metroid do NES pra ver e curti muito, ja ta na listinha pra jogar na sequencia.
E é verdade, as bizarrices são o que deixam o post mais engraçado.
Leo S.[Citar este comentário] [Responder a este comentário]