A Cruzada NES é que nem bilau de velho: às vezes funciona, outras não… semana passada não teve, mas hoje temos uma nova edição, com os títulos que faltaram no final do ano de 1986. E acreditem: nossa cruzada é 100% VIAGRA-FREE!
Tirando dois ou três joguinhos que lançou em 1985 e no início de 1986, parece que a famosa Capcom só se empolgou mesmo com o Famicom nesse fim de ano: lançou o clássico Ghost n’ Goblins em novembro, e em dezembro mandou Trojan. É tipo um beat ‘em up simples, só que anos antes da própria Capcom quebra a banca com Final Fight nos arcades. Embora os cenários sejam bem urbanos, com direito a pancadaria até dentro de bueiro, nosso herói carrega uma espada! Já pensou, você vai comprar pão na esquina e vê um cara decapitando a bandidagem? Vale como curiosidade, é um dos primeiros jogos do gênero para o console.
À esquerda, o beat ‘em up Trojan da Capcom. À direita, Square chutando o balde com Suishou no Ryuu
Você já deve ter ouvido aquela história clássica de que Final Fantasy tem esse nome porque era a última esperança da Square Soft, que ia quebrar se o jogo não vendesse bem. Eu acho essa história muito esquisita, até porque a empresa lançava títulos interessantíssimos para o NES. Hoje em dia o estilo adventure point-and-click tá meio fora de moda, mas na época era uma febre, e a Square lançou seu Suishou no Ryuu para o Famicom Disk System cheio de gráficos bonitos e acima da média para a época. Algumas cenas são até levemente animadas, como a moça que mexe os lábios quando “fala” (não tem voz digitalizada, obviamente é uma legendinha).
O Famicom também ganhava nessa época sua conversão do clássico Knight Lore, do ZX Spectrum. Mas o clima do jogo estava totalmente mudado, eu confesso que não curti muito, prefiro o jeitão sombrio do original. As fotos abaixo, comparando a mesma cena nas duas plataformas, ilustram bem a situação. Eu acho que o console se sairia melhor no gênero com Solstice, sobre o qual vamos falar numa edição futura.
Spectrum à esquerda: bem mais sinistro e bacanudo que a versão do NES
O famoso Kid Icarus também pintou no final de 1986, para o Famicom Disk System. Tem gente que ama e gente que odeia, eu acho o jogo interessante. Ao contrário do que era moda na época, aqui o objetivo não é conduzir o herói alado por fases horizontais, mas sim por fases verticais. Como há vários momentos em que você precisa pular em plataformas estreitas enquanto atira nos inimigos, o esquema é aquele de “pulou, errou, dançou”. Bem difícil o jogo. A música é bem acima da média para o que os jogos da época apresentavam.
Outro título curiosíssimo: Deep Dungeon, um RPG em primeira pessoa. Os gráficos são simples, a movimentação da tela é exatamente o que você esperaria de um jogo para o console (“fotos” da tela vão sendo trocadas conforme você anda), e além de abrir portas e subir escadas você vai enfrentar… ursos pardos? Foi o único inimigo que eu encontrei, e ele acabou comigo em dois turnos.
Kid Icarus, despertando amor e ódio nos retrogamers desde 1986. E o labirinto verde de Deep Dungeon. Vou poupá-los da foto do urso pardo que me matou
E você pensando que conhecia todos os jogos do Mario, hein? Já viu All Night Nippon Super Mario Bros.? É o Super Mario Bros. original com algumas modificações feitas por um programa de rádio japonês: são as mesmas fases, mas os gráficos bebem da fonte do Super Mario Bros. 2: The Lost Levels. Ah, sim, vários personagens foram substituídos por celebridades musicais japonesas, e o resultado disso é a cabeça de um careca saindo dos canos no lugar das plantas carnívoras, dentre outras bizarrices. Weird, mas raro e o cartucho deve valer uma baba.
E Toki? Esse é style, não é? Eu curto pra caramba o jogo do macaco cuspidor. A versão de Famicom até que é bem jambrada, com bons gráficos e controles. Dá para se divertir um bocado.
All Night Nippon (à esquerda) mostra como seriam as aventuras de Mario depois de umas cinco ou seis rodadas de cerveja. E embora a cabeça do Toki esteja piscando na foto à direita, dá para ver que os gráficos estão caprichados nesta versão
Isso encerra o ano de 1986. Semana que vem começamos a falar sobre o ano de 1987, que traria clássicos inesquecíveis para o console, que a essa altura já estava pegando fogo no Japão!
krk joguei muuuuuuito esse trojan… mó jogaço! e, nossa! quantas comparações daquela cena do “knights of lore” eu já vi aqui no gagagames? umas 3? esse jogo deve ser classico mesmo hehe
maximuscesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maximuscesar
Vai jogar correndo, rapaz! 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Kid Icarus é um jogaçooooooooooooooo!
Luis Felipe[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maximuscesar
ou o Gagá tá com preguiça de tirar outro print
ou ainda: o Gagá deve estar levando um troco do fabricante para colocar uma mensagem subliminar e nos fazer comprar o jogo online quando lançar.
Tempest[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Tempest
Eu passei alguns dos momentos mais felizes da minha infância jogando Knight Lore, não consigo me controlar 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Cruzada NES: ela mexe a boca quando fala! Oh, a tecnologia! -- Topsy.com
@Orakio Rob, “O Gagá”
E Head over Heels?
Alex[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O que mais me impressionou foi saber que as duas fotos de Knight Lore são DO MESMO LOCAL… eu ja pensava aqui antes de ler “ESSE GAGÁ TA BÊBADO, COMPARANDO IMAGENS DE LOCAIS DIFERENTES!!” kkkkkkk
O Ikarus é um daqueles jogos do tipo A Boy and his Blob que eu não tive paciencia alguma pra jogar… mas que espero anciosamente pelo jogo de 3DS e com esperanças de que ele seja lançado para o Wii tb assim como foi o primeiro jogo citado XD
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Rapaz, saudades da Cruzada NES… alguma previsão para o próximo post?
Ah, antes que eu me esqueça: vc tem a relação dos jogos de NES, assim como fez no início da Cruzada Master System?
Luiz Zacarias[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Luiz Zacarias
Fique tranquilo que nesta sexta a coisa entra nos eixos com a “Cruzada”.
E a lista é meio complicada de montar, porque estou juntando três listas diferentes enquanto vou jogando: uma com jogos de Famicom, outra com jogos de NES e outra com jogos de Famicom Disk System. Acho que só vai ficar pronta quando eu acabar a cruzada, aí eu libero para vocês.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]