E vamos em frente com a Cruzada NES, na qual o Gagá se propôs a jogar todos os jogos de NES, Famicom e Famicom Disk System.
Continuando com o ano de 1987, o mês de abril já começa com um jogo curiosíssimo: Apple Town Monogatari. Imaginem um precursor de The Sims, no qual você acompanha a vida de um sujeito em sua casinha. Nada muito emocionante, como você deve estar imaginando, mas curioso mesmo assim.
O jogo fez algum sucesso nos computadores da época, e ganhou uma versão “fofinha” para o Famicom Disk System, com o protagonista sendo trocado por uma menina com seu gatinho. Quando a menina faz algo especial (e quando digo especial digo, tipo, escovar os dentes) aparece uma ceninanha mostrando a ação. No mais, é ficar vendo a menina viver a vida e interagir com ela com algumas poucas ações para alegrar o dia dela (não, o “sexo” no título deste post não tem nada a ver com o lance de alegrar o dia da menininha). Li isso tudo numas pesquisas que fiz, porque o jogo não rodou nem por decreto nos emuladores que tenho aqui no Linux. Se alguém conseguir botar isso para funcionar me avise qual foi o emulador, ok?
Você tem menos de 18 anos? Então pare de ler agora, ou prepare-se para cenas chocantes. Preparado? Então me diga, o que você vê nas imagens abaixo?
Isso é o que eu chamo de “metal pesado”
Ô, mente poluída, é só um robô em pé atacando outro que está agachado! E à direita, o robô abaixado com a arma na mão. Rapaz, que joguinho ruim esse tal de Relics… o robô fica virado para o mesmo lado, mesmo que você ande na direção contrária. Para que o robô vire, você tem que apertar para cima, o que faz o robô virar para frente, e então apertar o lado desejado. Mas não precisa conferir não, confie em mim: é uma droga.
Vamos revezar, um bom e um ruim? Então vamos de Rygar. Lembram desse jogo? Clássico dos arcades, com uma versão simples mas divertida para o Master System? A versão de NES é diferentona: o herói ainda carrega a arma que parece um io-iô, mas rola um lance meio RPG, e você colhe pistas, encontra itens e precisa achar o caminho certo. Bacaninha o jogo.
Essa arminha iô-iô do Rygar é muito legal. À direita, o clone de Zelda mais descarado que eu já vi na minha vida
Agora um ruim, muito ruim: Renegade. O original de arcade é meio que pai do gênero beat ‘em up, mas esta versão de NES é um desastre completo. O jogo é terrivelmente difícil, você mal consegue acertar um soco no inimigo… a versão de Master System dá de mil a zero.
Um bom? Não sei se é exatamente bom, tenho que jogar mais para saber, mas eis uma cópia descarada do primeiro Zelda: Seiken Psycho Calibur. Eu não preciso dizer muita coisa, quem já jogou o primeiro Zelda só precisa olhar a foto aí em cima. Não parece interessante como Golden Axe Warrior de Master System (um ótimo clone de Zelda, debulhado pelo Cosmão no SHUGAMES).
Este aqui é uma indicação especial para meu amigo Gabriel do GLStoque… quem aí já ouviu falar em Kinnikuman: Kinniku Ookurai Sōdatsusen? Se ouviu, certamente não lembra, porque o nome é grande pra caramba… mas as imagens são inesquecíveis:
O figurino dos heróis é totalmente YMCA. E por que esses corpos e cruzes estão flutuando no cenário?
O herói é um bárbaro descamisado com um cuecão de couro preto com bolinhas douradas. Inimigos vermelhos, cabeludos, descamisados e trajando sunga atacam nosso herói com uma clava. Quando morre, o protagonista é trocado por um guerreiro que usa um poderoso elmo, que não condiz em nada com o resto de seu “traje”, que parece uma fantasia de clube das mulheres. Bizarro.
Com tantas referências sexuais, você já deve estar pensando que a Cruzada NES de hoje está evocando outro sentido da palavra “Cruzada”, mas saiba que eu guardei o melhor (?) para o final. Quem aí já jogou Ring King? Jogo de boxe, coisa séria, né? Então pelo amor de Deus, alguém que tenha uma mente mais pura que a minha faça o favor de explicar que diabos está acontecendo na cena abaixo:
…
Este é um jogo lançado para um console da Nintendo, e a Data East é uma fabricante conceituada. Eu juro que estou tentando enxergar outra coisa aí em cima, mas só consigo pensar besteira. Alguma teoria?
E, eu sei, esse ano de 1987 tá difícil de engolir… mas segurem as pontas que vai melhorar! Mês que vem entramos no mês de julho, e no fim do ano tem clássico pintando!
kkkkkkkkkkkkkk, imagens bizarras. Creio que são os técnicos dos lutadores, preparando os mesmos para o próximo round. Deve ser isso.
Sandro “Matusalém” Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só mesmo uma jogabilidade ruim pra estragar um jogo fabuloso como Renegade… Pena que a versão do NES ficou anos-luz atrás do Master.
Quanto ao Kinnikuman, este é o nome de um anime véio bagarai, que ficou mais famoso por aqui devido à sua segunda versão chamada Músculo Total. Tem também outro jogo para o NES baseado neste anime, mas é de luta livre.
Oráculo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
HAHAHAHAHAHA
1987, o ano da liberação do sexo explícito nos video-games.
Aglio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
kkkkkkk hoje ja me diverti com essa materia kkkkkkkkkkkk
Bono[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
HAHAHAHAHAHA!!!
Essas imagens são impagáveis.
E ainda têm gente que diz que a Nintendo não permite nada mais explícito nos seus jogos. =D
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Aquele robô rosa de quatro, “trocando o óleo” do outro robô, é uma das cenas mais PERTURBADORAS que eu já vi num videogame hehehe. :O
Henrique Caveira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A…. cena do….. robô…… :O
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
kkkkkk ilario
tonshinden[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Kinnikuman = anime besta de luta livre exibido pelos lados de cá intitulado de Músculo Total, esse anime/manga faz bastante sucesso na terra do sol nascente.
João do caminhão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Acho que o Músculo Total é a “sequência” de Kinnikuman. Se não me engano, no Kinnikuman, o personagem principal (rei músculo) é o pai do protagonista de músculo total.
Gustavo Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Gustavo Souza
Exatamente!
Kinnikuman é sobre o Rei Músculo e, salvo engano, era da década de 80, já o Músculo Total se chama originalmente Ultimate Muscle: Kinnikuman Legacy, cujo protagonista é Kid Músculo, filho do Rei Músculo.
Outros personagens do Kinnikuman original também tem seus filhos ou pupilos representados nessa sequência.
Oráculo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito sexo, mas cadê as DORGAS?
Tempest[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu reúno Relics, Renegade e Kinniku Ookurai Sōdatsusen num só post e você ainda me pergunta onde estão as drogas? 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Tempest
Caraca, você não entendeu a piada ? Tem umas duas drogas citadas… 😛
Na boa, ano bizarro esse daí heim… Devia ser o clima de mudança mundial do final da década, sabe como é né… Comunismo indo pro ralo, constituição federal em gestação, Mega Drive perto de nascer (Opa !). Sei lá, vai ver que as softhouses ficaram “contagiadas” pelo clima moderninho e libertador do momento… Que bom que tá chegando a época de ouro do console… Ah, bons anos 1989, 1990 e 1991…
Flávio de Oliveira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O “ruim de engolir” foi sacanagem, né Gagá? Poxa, trocadilho feio esse…
victor2347[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Putz, vendo todos esses jogos toscos, nem dá pra acreditar que 87 foi um dos melhores anos para a indústria dos videogames… E por quê, você pergunta? Aqui está a lista de PRINCIPAIS motivos:
1 – O laçamento do PC Engine/TG16 e, consequentemente, a chegada dos 16 – Bits (Que antes só eram vistos nos milagrosos arcades) aos consoles caseiros;
2 – A criação do primeiro Street Fighter, que, admito, era tosco, mas começou uma das séries de videogames mais famosas do mundo e;
3 – MEGAMANNNNNNNNNNNNNNNNN!!!!!!!!!!!!!!
Light Force[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Putz, Kid Bengala participou de um game de NES e nunca divulgaram? Vestido de ROBÔ ainda por cima! Wow!
Eis que vos explico o que acontece no Ring King: O lutador agachado está tentando ROUBAR o cinturão do outro lutador, mas é claro! #not
Não deu para não lembrar disso: http://www.gametrailers.com/player/23884.html
Procurando por mais pérolas encontrei esse site altamente relacionado, mas…Vejam por si mesmos:
http://www.nesplayer.com/features/sexy/index.htm
Haoji[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, de nintendo eu estou tarimbado, não há nada que me faça ver algo indecente num game pra consoles nintendo. Confesso que levei um susto com o título da matéria, achando que minha visão iria mudar, mas… não.
Pode até aparecer Samus Aran hiper realista com física à la Dead or Alive sem roupas no Wii (querias…), a Nintendo nunca vai deixar de ser puritana.
(mas dorgas, tem mesmo!)
strider16[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pô, não passei aqui antes, coloquei o Apple Town Monogatari num lugar para descobrir jogos e acho q viram aqui antes. Hehehehehe
Clones de Zelda? Cito 4: Ax-Battle, Golden Axe Warrior, Neutopia e Neutopia II.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ring King : já joguei, e nunca entendi aquela cena ali… Ou será que entendi?!?
Cleber[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
AHHHHHHHHHhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
Fui citada! AHhhhhhhh! Tô Doida!
A-D-O-R-O! Você A-R-R-A-S-O-U! (Fazendo a Paula Lima, só que com carisma)
…
Você achou que eu não ia dar chilique? Fico Lôka! quando sou lembrado.
Eu gostei do jogo e darei uma olhada para saber porque corpos cor-de-rosa flutuam. Mas o mais curioso é que as botas da Xuxa e da Joelma do Calypso já estavam aí pra todo mundo ver. Um registro histórico.
…
Achei muito sexualizada essa edição da Cruzada. Agora vejo referências sexuais em tudo…. O que minha amiga http://www.cleycianne.com/ diria do Gagagames agora?
…
E cada dia que passa descubro que não conheço nada de Nes.
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Essa eu juro que foi acidental 🙂
Eu estava pensando exatamente nele quando escrevi a última fase.
Rapaz, você daria um excelente advogado 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse Ring King tinha no MSX 2. Era um port de um jogo do fliperama. Achava massa!!
Euler[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Definição visual de Kinnikuman: Kinniku Ookurai Sōdatsusen (me digam que isso não é palavrão em Japonês): Cho Aniki encontra Altered Beast.
mcs[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Programadores inexperientes ou apenas entediados e pensando no pós-trabalho! hehe
MarCel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Raxei de rir com a cena de boxe… Justo a Nintendo, que sempre censura tudo nos seus consoles! :O
AEUUEHUAEUAUAEUHEAUHEAUeaHUha
P.A.[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Essa cena dos técnicos “levantando o moral” dos lutadores é praticamente um item obrigatório em todas as versões deste jogo (produzido pela Namco no Japão e pela Data East nos Isteites): aparecia no “King of Boxer” no fliperama, no “Family Boxing” (a melhor de todas) do MSX e no “Ring King” do NES. Pelo que eu li faz tempo num artigo online, eles queriam era mostrar o assistente ajeitando o protetor de virilha que fica sob o calção, mas o produto final acabou ficando assim dadas as limitações do “hardware” da época.
Mas um problema que sobreviveu às três versões? acho que eles queriam mesmo era atrair a atenção do público pro jogo e fazer o pessoal botar ficha/comprar/alugar pra “ver o boquete” e depois acabar fisgados pela qualidade do game, que é muito bom.
Ivan Linares[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Olá Gagá, pesquisei como jogar fds roms e aqui está http://www.youtube.com/watch?v=2GFhGm5yvPU
Apple Town Monogatari funcionou direitinho!.
É isso, até outra hora.
Nopopups[Citar este comentário] [Responder a este comentário]