Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1982! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!
Eventos importantes do ano de 1982
– Novas companhias surgem no cenário: Electronic Arts Inc., Lucasfilm Games, MicroProse Software, Inc., Enix Corporation., e Ultimate Play The Game (que mais tarde seria conhecida como Rare).
– Em 27 de Dezembro surge nos Estados Unidos o programa de TV Starcade, onde os participantes deveriam travar combates em máquinas de fliperama, mostrando qual deles era o melhor gamer.
Lançamentos importantes do ano de 1982
* Games:
– A Mystique lança o game Custer’s Revenge para o Atari 2600, que na época gerou grande polêmica por conta de seu conteúdo adulto e pornográfico. No game o jogador assume o papel do General George Armstrong Custer, que deve atravessar uma área que está sendo atacada por flechas até ser capaz de chegar ao outro lado onde uma índia o aguarda. O General então tem relações sexuais com índia, ganhando assim pontos. Como no jogo ficava claro que o General na verdade estrupava a pobre índia, nos Estados Unidos grupos que lutam pelos direitos das mulheres fizeram severas críticas ao game. Custer’s Revenge é considerado por muitos como um dos piores games já feitos.
– A Mattel lança o game Utopia para o console Intellivision. Criado por Don Daglow, este seria considerado o primeiro game de simulação a trazer elementos de estratégia em tempo real.
– A Activision lança os games Barnstorming e Megamania para o Atari 2600. Ambos os jogos foram criados por Steve Cartwright. Um fato curioso é que durante a campanha de divulgação do clássico Megamania uma banda chamada The Tubes foi contrada para tocar o tema principal do jogo em um comercial para a TV.
– A Bally/Midway lança para os fliperamas o game Tron baseado no filme de mesmo nome. O interessante é o game acabou sendo lançado antes do filme, servindo mais como uma espécie de propaganda para o mesmo.
– A Gottlieb lança para os fliperamas o game Q-Bert, que foi muito elogiado pela crítica da época, por conta de seus gráficos e pela sua forma de jogo, que misturava os gêneros Puzzle e Plataforma.
– O espetácular game Pitfall! é lançado pela Activision para o Atari 2600. Ele seria um dos games mais bem sucedidos do sistema, com mais de 4 milhões de cópias vendidas. Pitfall! é uma criação do genial David Crane. E antes que o ano terminasse, no mês de Dezembro o hoje clássico River Raid é lançado para o Atari 2600, também via Activision. Foi, sem dúvida, o mais famoso “scrolling shooter” de sua geração, e foi progamado por Carol Shaw, mostrando que não só os homens sabiam como fazer games de sucesso. Na Alemanha o game teve problemas, onde River Raid era visto como um jogo que dava às crianças uma educação “paramilitaristica”, além de ser considerado um game muito violento.
– A Parker Brothers lança o game Star Wars: The Empire Strikes Back, tanto para o Atari 2600 quanto para o Intellivision. Este seria o primeiro game baseado na série de filmes de George Lucas.
– A SEGA lança para os fliperamas o game Zaxxon, um jogo do gênero Shoot ‘em up, que seria também portado para o Atari 2600 ainda em 1982.
– O Atari 2600 recebe versões de arcades famosos como Donkey Kong da Nintendo e Pac-Man da Namco.
– A Atari lança para o Atari 2600 o game Haunted House, que é considerado como um dos primeiros jogos do gênero “Survival horror”.
– A Starpath lança os games Dragonstomper, considerado como o único verdadeiro RPG lançado para o Atari 2600, e Escape From The Mindmaster, também para o Atari 2600.
– A Williams Electronics lança para os fliperamas os games Joust e Robotron: 2084. E o Atari 2600 recebe um port do seu famoso arcade Defender.
– Swordquest: Earthworld, o primeiro de uma série de games do gênero Adventure produzidos pela Atari, é lançado para o Atari 2600.
– Edu-Ware lança o game Prisoner 2 para três plataformas: Apple II, Atari 2600, e IBM PC.
– A Sir-tech Software, Inc. lança o game Wizardry II: The Knight of Diamonds, o segundo game da série Wizardry. Lançado inicialmente para o Apple II, este RPG teria posteriomente versões lançadas para os mais variados sistemas.
– A Namco continua lançado bons títulos para os fliperamas: Dig Dug, Pole Position, Super Pac-Man e Xevious, foram os principais games do ano desenvolvidos pela empresa.
– A Atari lança o game E.T. the Extra-Terrestrial, para o Atari 2600. O game baseado no filme de Steven Spielberg é até hoje considerado como um dos maiores fracassos da história dos video games. Apesar de ter vendido mais de 1 milhão e meio de unidades, o jogo deixou mais de 4 milhões de cartuchos produzidos literalmente encalhados nas lojas, que acabaram sendo devolvidos para a Atari. Tudo isto acabou resultando em um prejuízo de mais de 75 milhões de dólares para a Atari.
* Consoles e computadores:
– A Coleco lança o console ColecoVision, que seria o grande rival dos consoles da Atari. No Natal de 1982 o ColecoVision venderia mais de 500 mil unidades. No mesmo ano, a Coleco ainda lançaria o console Gemini, que na prática era apenas um clone do Atari 2600.
– A Atari lança o console Atari 5200, criado para competir com o console Intellivision, mas que acabou tendo que fazer frente ao ColecoVision. Mesmo sendo um console mais poderoso que o rival, o Atari 5200 acabou perdendo a briga para o console da Coleco.
– A Astrocade Inc. (formalmente conhecida como Astrovision) lança o console Astrocade.
– Commodore Business Machines lança o computador Commodore 64. Durante sua existência, o Commodore 64 venderia um total de 17 milhões de unidades.
– A Emerson lança o console Arcadia 2001. Por ser um console inferior aos concorrentes da época, como o Atari 5200 e o ColecoVision, o Arcadia 2001 não conseguiu vingar, e acabou tendo poucos títulos.
– A Entrex lança o console portátil Adventure Vision, que em toda sua existência teria apenas 4 títulos e venderia um total de 50 mil unidades.
– General Consumer Electronics lança o console Vectrex, que diferente dos consoles da época, que deviam ser ligados na TV, já trazia um monitor especial para mostrar gráficos vetoriais, o que fazia dele o primeiro console a trazer gráficos em 3D.
– Sinclair Research lança o computador ZX Spectrum, que se tornaria o computador com games de sua geração que teria a maior popularidade no Reino Unido.
Próxima parada: 1983
No próximo artigo vamos prosseguir para 1983, ano que se deu o início do famoso “crash dos videogames”… até lá aventureiros do tempo!!!
Artigos anteriores
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 8
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 9
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 10
Referências: Wikipédia
Muito interessante o ano de 82, com grandes lançamentos de jogos, principalmente para o Atari2600. Megamania era muito show, e o Custer’s Revenge…bem….eu adorava joga-lo hahuahuahuah
Parabéns! Abs
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parabéns de novo man! Ótimo artigo como sempre!
Edu Aurrai[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E o próximo ano é o meu, hehehe
Edu Aurrai[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bom ano, muitos jogos nossa senhora!
Quero entender o que são esses crashs dos videogames, esperando ansiosamente pelo próximo capitulo!
Fara[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Q-Bert é o primeiro game com palavrão. Hahahaha
Curioso que o sexo tem mais visibilidade do Custer Revenge que nos GTAs, mesmo com aquele pacote do San Andreas.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E ainda tiveram outros jogos interessantes lançados no ano de 1982, mas para não deixar o post muito grande, eu dei preferência em falar apenas dos mais importantes.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Dessa eu não sabia. E qual era o palavrão proferido pelo protagonista de Q-Bert? (Aposto que seja algo mais simples como “Fuck” ou “shit” 🙂 )
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ow Breder, deixa o post enorme se precisar porra! xD
A gente vai adorar ler! Eu pelo menos te garanto que vou.
Edu Aurrai[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
1982 foi recheado mesmo. No mesmo ano saiu Megamania, Q Bert, Pitfall e River Raid. 4 clássicos nível ômega! Aliás, em Megamania eu achava a última tela, a dos meteoros, animal demais, ótimo desafio.
Custer’s Revenge: só lamento.
ET: nunca joguei. Será verdade aquela história de cartuchos enterrados no México? Bizarro…
Breder, to vendo que quando chegar a década de 90, o negócio vai ficar complicado! Vai ter coisa pra c$@”$&@!!!!
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Interessante saber que River Raid foi
programado por uma mulher.
As Mapôa Arrasa!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 12
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 14
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 15
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 17
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 18
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 20
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 19
Thanks, I’ve been looking for details about this subject matter for ages and yours is the best I have located so far.
Keesha Carty[Citar este comentário] [Responder a este comentário]