Oba, finalmente encontramos Tajim, o famoso mestre de Noah, celebridade absoluta em Motávia! E o que era uma mera sidequest no jogo original dá uma baita incrementada na história do remake… vamos ver como foi isso.
Lembram que na edição passada eu disse que era preciso falar com o Tajim? Na verdade, antes disso a gente tem que pegar o escudo de espelho mesmo. Eu podia jurar que tinha falado com todo mundo da vila, então fui à caverna do Tajim e… dei de cara na porta. O que acontece é que há um sujeito em Sophia que conta sobre o escudo de espelho. O problema é que ele é um pilantra, cobra duas mil pratas para liberar parte da informação, depois cobra mais cinco mil… coisas da vida.
Que roubo! E depois os palmanos é que não prestam, hein?
Caso você esteja jogando aí e o sujeito não apareça, experimente falar com todo mundo na vila de novo, e ainda usar a função Talk do menu, que faz o grupo bater um papinho. De repente isso ativa alguma coisa no jogo. Se não der certo, mande uma foto das telas em que o grupo conversa com a função Talk que eu dou uma orientada. Parece que a função Talk é ótima para desempacar os jogadores.
Pois bem, depois de pegar a dica do escudo de espelho, é só fazer que nem no jogo original: ir para leste de Sophia, usar o hovercraft e desembarcar na ilha no meio do lago. Aí dê uma busca no cacto e você vai encontrar o escudo. Simples assim.
Rapaz, já pensou cair num baita buracão desse?
Agora sim vamos encontrar Tajim, mas tem pegadinha! Para conseguir a chave da caverna dele, você tem que acionar a função Talk umas três vezes. Resumindo a história, a turma vai botar pressão em cima do Noah com a história do Tajim, e depois de relutar um pouco ele “tira a chave do bolso” (como disse meu amigo Jorge, que traduziu o texto do japonês) e pronto 🙂
Para ir à caverna do Tajim é moleza: navegue para oeste, aportando na faixa de terra que fica logo ao sul de Sophia. Logo embaixo está a caverna do velho (cuidado para não seguir pela looooonga passagem à direita… confira este mapa de Motávia para não se perder.
A caverna de Tajim não tem mistério (especialmente se você usar o mapa da Gazeta de Algol). Evite ao máximo usar as magias do Noah, porque já já ele vai entrar num combate mano a mano com seu mestre. Dê preferência às magias de cura do Myau e ao uso de dimates quando necessário. Aqui vamos encontrar uns lagartões bem fortes, o bom e velho Amundsen e o Golem (que agora é feito de pedra, ficou bem bacana).
Já dizia a canção, “Eu que não me sento no chão de uma caverna motaviana com a boca escancarada toda sem dente esperando o Noaaah, chegaaar!”
Depois de zanzar um pouco pelo lugar encontramos Tajim. O simpático velhinho diz que precisa testar seu discípulo, e aí o pau quebra entre os dois, mano a mano.
A princípio pode parecer que a batalha é difícil, porque Tajim tira bastante energia, mas ele cai bem rápido, então use e abuse das magias de cura do Noah (use e abuse mesmo, use quase em todos os turnos se for preciso). Se você der sorte ele vai usar o ataque físico dele, que é meio fraquinho. Se der azar, Noah vai levar umas belas rajadas no fiofó e perder quase 100 HPs 🙁
No fim das contas Noah vence (assim espero), e aí a história ganha corpo. Tajim conta que mandou Noah treinar na caverna Maharu, e que já estava tramando um levante contra Lassic com o governador-geral de Motávia. Ele pediu ao governador que, caso encontrasse um grupo especial de heróis, pedisse a eles que entregassem uma carta a Noah. A carta dizia que havia chegado a hora etc etc.
Como assim “eu já ia me esquecendo, a chave está em Bortevo”? Velho maldito, eu rodei pra caramba atrás dessa chave e você “esqueceu de dizer” onde ela estava?
Mas tem mais coisa: Noah conta a Tajim que derrotou Dragonwise (o dragão em Casba, lembram?) e Tajim explica tudo ao grupo: para derrotar Lassic, é preciso primeiro enfrentar os quatro guardiões sagrados: o dragão azul dos ventos, o dragão vermelho do fogo, o dragão branco do gelo, o dragão negro do relâmpago. Eles guardam as armas lendárias das quais o grupo precisa. Viram que style? Agora temos guardiões sagrados em Phantasy Star, e Noah sabia o tempo todo da história, mas não podia contar até ter certeza de que aquele era o grupo certo de heróis.
Próximo objetivo: o dragão sagrado do fogo “Red Dragon”, que está na torre de Abion, em Palma. Mas não vá embora ainda: fale de novo com Tajim, e ele vai dizer que a chave está com Garling, em Bortevo! Putz, eu fico imaginando o pobre coitado que jogou sem saber japonês e nem imagina o que fazer agora, porque não conversou de novo com o Tajim…
Semana que vem tem mais!
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Hmm… Uma coisa que eu gostava pra caramba era o fato de as sidequests no PS1 clássico eram mesmo sidequests… As cosias no Generations estão cada vez mais caminhando para uma história estruturada e com pouca opção para o jogador fazer seu próprio caminho…
Marcelo Paschoalin[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Será que se eu plantar um cactus e esconder todas as minhas economias nele elas ficariam seguras?
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu acho curioso o fato deles chamarem a torre da ilha perdida de Torre de Abion.
Pra chegar nela, eu sempre encostava na costa de Scion e ia seguia pra direita… Então eu associo essa torre com Scion…
E se fosse pelo nome da cidade mais próxima, deveria ser Torre de Bortevo, eu acho. Até pq nem é possível chegar na torre partindo de Abion, por causa das pedras na costa…
Jorge Chernicharo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parece o mestre Gohan!
🙂
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@maxi2099
Se o pessoal na sua casa não for fofoqueiro e corrupto como certos habitantes de Sophia, que trocam informações sobre itens sagrados por um punhado de mesetas, pode ser que dê certo sim 🙂
@Marcelo Paschoalin
Pois é, eu também estou um pouco intrigado com isso. Tem uma side-quest no jogo que envolve encontrar os irmãos de uma numerosa família, mas até agora acho que é só em termos de sidequest. Missões como a coleta das armas de lacônia e afins estão todas entrando na trama principal.
Talvez isso aconteça porque o Phantasy Star original era fortemente baseado em RPGs de computador, que davam mais liberdade ao jogador. Com o passar dos anos, o JRPG foi ganhando estilo próprio e ficando mais linear, optando por fortalecer a trama principal. Acho que isso explica a mudança de estilo do remake.
@Jorge Chernicharo
Também estranhei 🙂 O famoso Guia Games chamava esse labirinto de Torre da Ilha de Palma… não sei se procede ou não, mas o fato é que o nome colou e eu uso até hoje. Jorge, pode dizer para mim que nome eles usam aqui?
http://gazetadealgol.com.br/_media/diversos/livros/ps1guide/ps1guide-076.jpg?id=diversos%3Alivros%3Aps1guide%3Astart
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Jóia, Gagá… vou tentar a paradinha em Sopia e digo como foi para mim..
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Eh, eles chamam de Torre de Abion mesmo nessa imagem do link…
Curioso, sera que no jogo original eles citam esse nome em algum lugar? Ou o nome foi dado soh no Walkthrough oficial da Sega?
Mas jogar o PS1 em japa eh dose… Eh td em katakana, fica mt estranho de ler XD
Jorge Chernicharo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá,
O motaviano de repente pediu 2.000, 3.000, 5.000, 5.000 de novo…paguei…mas o escudo não aparece! devo continuar pagando a ele? quantas vezes mais devo aceitar?
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Henrique Poyatos
Vixe, parece que seus motavianos são mais pilantras que os nossos 🙂 Aqui o cara só cobrou os dois mil e depois mais cinco. Aí ele não para de cobrar não?
…
Peraí, eu acho que ele cobra 2000 e depois faz uma pergunta do tipo “agora que você começou a pagar, não vai mais parar, né?” Talvez tenha essa pergunta aí no meio e você tenha que responder com um “não”. Não tenho como abrir a tradução agora, daqui a pouco dou uma conferida.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Atualizando então, consegui pagar o motaviano..acho que eram duas de 5k ou eu não tinha grana na 1a.. fui até o Tajim e derrubei-o … conversei com ele diversas vezes, entrando e saindo de sua sala, até que a fala fosse sempre a mesma.. mas quando fui em Bortevo pegar a chave, nada! Quando deles será Garling? Espero não ter que ir na caverna de novo…
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
é.. comigo foram 2k, 3k e uma ou duas de 5k. não tenho certeza.. mas tô + preocupado com a chave, agora 😛
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Henrique Poyatos
Bate umas fotos dos diálogo durante o TALK do grupo e manda para um imageshack da vida. Eu vejo aqui na tradução o que o grupo diz, deve dar uma pista.
E você pegou o escudo de espelho, né?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O escudo de espelho já está na mão do Odin..
O problema atual é a chave mesmo..
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Henrique Poyatos
Travei exatamente no mesmo ponto… vocês conseguiram solucionar? Hee saudades que eu to da magia ABRE do Noah viu…
Ruan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Ruan
Sabe que não sei se parei aqui? Vou olhar os posts seguintes..
Se eu não resolvi, o Gagá resolveu…olhe os seus posts posteriores..
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Ruan
O Gagá fala da chave no post seguinte. Passei desta parte ….
Henrique Poyatos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@J.F. Souza
parece mesmo,kkkkk! eu já enfrentei o Tajima(velhinho simpático) e não sabia que tinha toda essa trama por trás de Noah e esse Tajima. realmente estou me lamentando aqui por não estar jogando esse remake… e estou cada vez mais tentado a jogar Phantasy Star 2 quando eu zerar esse.
leandro(leon belmont) alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]