Olá pessoal da velharia!

Sou novo por aqui, meu nome é Jack T (mas podem me chamar de JT) e sou mais um velhote amante dessa arte que se chama JOGAR VIDEOGAMES VELHOS. Infelizmente, não possuo quase nenhum console antigo (somente um Mega Drive) e, geralmente, emulo tudo.

Como um velho não vive sem suas velharias, gosto de escrever sobre as coisas que jogo e que tenho prazer de fazer. Diante disso, conversei com meu compadre Gagá e ele me aceitou no cast do Gagá Games e aqui estou. Resolvi trazer uma matéria que eu havia publicado no meu falecido (que os deuses dos jogos o tenha) blog, uma série que começaria em um dos jogos mais difíceis de todos os tempos. Aposto que a maioria aqui perdeu os cabelos com ele: Ninja Gaiden 1, de Nintendinho.

Como o próprio Gagá disse ter gostado, achei que seria uma boa idéia começar dessa forma 😀 !

Portanto, chega de enrolar e vamo tocar o barco, pois tem muita coisa nova pra postar depois desse post-debut aqui. Abraços à todos e espero que gostem!

😀

ninja-gaiden-1-header
Ninja Gaiden, NES

Este post não é pra falar sobre as características técnicas do jogo em questão, nem levantar as qualidades nem defeitos e sim, destacar a dificuldade que os programadores enfiaram no cartucho com o intuito de nos fazerem perder cabelos desde pequenos.

Eis aqui um jogo que arrancou (e ainda arranca) muitos cabelos por quem aceita seu desafio.
Ninja Gaiden, de NES, é, até hoje, um dos maiores desafios em termos gamísticos.
Muitas pessoas se descabelaram e até despirocaram de vez tentando passar as fases desta obra.
Vamos tentar descobrir o por que de tanto nervosismo e de tantas horas “perdidas” na frente, ou do NES original, ou em emuladores para PCs.

"o buraco fataaaalll...."
"o buraco fataaaalll...."

De início, todo jogo de plataforma básica se faz de santinho, conquista o jogador com pulos precisos, inimigos interessantes, fases bem arranjadas, uma música legal, etc. Com Ninja Gaiden não é diferente: ele começa brando, poucos inimigos, poucos buracos fatais, uma fase curta e prazerosa, cheia de itens fáceis de se pegar.
O problema já começa a aparecer na fase seguinte: alguns buracos fatais, o lance de escalar as plataformas, alguns inimigos posicionados em locais chaves para matar o jogador, etc.
Um dos primeiros desafios que aparece é das escaladas: um ninja é preparado pra tudo, mas os programadores de tal obra se esqueceram de deixar Ryu SUBIR na plataforma APÓS escalá-la, resultando em uns 40 saltos até conseguir altura pra PULAR na plataforma lateral e aí sim, saltar pro local desejado.
É quase como um PINBALL onde as paredes e a bola são de VELCRO.

uma imagem fala por mil palavras....quem jogou sabe o trampo de escalar paredes nesse primeiro game da série
uma imagem fala por mil palavras....quem jogou sabe o trampo de escalar paredes nesse primeiro game da série

Segundo desafio: saltos.

Muitas plataformas do jogo são repletas de inimigos, ou no CHÃO ou VOANDO sobre o ninja.
Quem diga a maldita fase das montanhas, onde as queridas águias resolvem sacanear o pobre Ryu toda vez que ele resolve mudar de plataforma.

Terceiro desafio: inimigos apelões.

Experimente cair entre 2 BOXEADORES logo na segunda fase: lhe farão de saco de pancadas até o jogador arremessar o controle no chão por estar impossibilidade de sair da rodinha punk que acabaram de fazer com seu CORPO. É tanta porrada que mal dá pra acompanhar a barrinha de LIFE se esvaziando.

ah, a velha gangue de boxeadores...experimente cair ali no meio pra ver se sobra alguma coisa de NINJA...
ah, a velha gangue de boxeadores...experimente cair ali no meio pra ver se sobra alguma coisa da roupa do NINJA...

Quarta razão pra enlouquecer: itens malditos em lugares malditos e sob olhares de MALDITOS.

SEMPRE, em TODO Ninja Gaiden, existem diversos tipos de itens. Todos eles vêm em cápsulas, ou seja, seu conteúdo é um segredo só descoberto depois de DESTRUIR a tal cápsula. O problema é que, quando o jogador já tá nas últimas e surge um desses, NO ALTO, em cima de uma plataforma 1×1 (onde nem um pixel poderia se equilibrar direito), o jogador fica sedento para pegá-lo, já que, pela matemática ÓBVIA dos games: “itens de difícil acesso dão ótimas recompensas”. O interessante é o que acontece a seguir: ou o jogador pega o item e ele é uma DROGA, ou ele morre tentando e NUNCA vai saber o que é.

Quinta e (talvez) última razão pra tacar o cartucho na parede e chorar as pitangas depois: a troca de itens sem o CONSENTIMENTO do jogador.

É absolutamente NORMAL nos 3 jogos da série Ninja Gaiden de NES o jogador conseguir uma arma secundária de ótima utilização e desejar ficar com ela até o fim (pelo menos) da fase. Acontece que os programadores sabem disso, ahh, esses programadores… e enfiam um MONTE de itens em lugares altos e de difícil acesso. Assim a matemática óbvia dos games entra em ação e o jogador logo pensa: “o item ali deve ser muito bom pra estar tão difícil de ser pego” – e vai correndo lá tentar pegar.

3 possibilidades: ou ele cai e morre tentando, ou ele destrói a cápsula e o item cai num buraco, ou ele pega o item e vê que a arma é pior do que a que ele já tinha…

cena COMUM em Ninja Gaiden...
cena COMUM em Ninja Gaiden...

Sim amigos, Ninja Gaiden tem tudo isso de desafio, mas isso não faz dele um jogo DIFICÍLIMO. É um game prazeroso e que requer MUITA atenção e, principalmente, PACIÊNCIA. O jogo é meio longo, são fases grandes SEM checkpoints e geralmente emputecem o jogador já na terceira vida usada.

Portanto, se for começar uma jogatina de qualquer um dos 3 games, mas, principalmente o primeiro, relaxe, se possível tome um suco de maracujá, peça pra alguém medir sua pressão (sabe como é, né), sente-se confortavelmente e aprecie com MODERAÇÃO.

é, agora é que são elas...
é, agora é que são elas...

Com BASTANTE MODERAÇÃO!

Difícil, mas não impossível: Ninja Gaiden (NES)
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13 ideias sobre “Difícil, mas não impossível: Ninja Gaiden (NES)

  • 15/06/2009 em 11:57 am
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    Ótimo post inicial, Jackt! Já começou pelo jogo que criou o campeonato de arremesso de controles… A dificuldade do Ninja Gaiden é tão marca registrada, que os novos(e ótimos)jogos da nova geração são os mais impossíveis atualmente! Eu já joguei o segundo e garanto que não deve nada aos antigos. Só não tem os malditos buracos.
    Se me lembro, as versões de Master System e Game Gear são mais brandas.

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  • 15/06/2009 em 1:24 pm
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    Poxa, obrigado mesmo Fernando.
    A versão do Master System é sim mais branda, mas nem por isso é fácil.
    Um amigo meu já fez um detonado dela, tem bastante fases complicadas também.
    Abraços 😀

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  • 15/06/2009 em 4:25 pm
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    Confesso: nunca consegui terminar este Ninja Gaiden na moral, só fazendo uso de save states. Sei que perde a graça, mas só joguei este game assim pois tinha curiosidade em saber como terminava sua história, que é bem legal e cheia de surpresas. Sou um gamer “pato” mesmo, fazer o que… como disse o colega Jack T, o game não é impossível, mas precisa mesmo que a pessoa se dedique a jogá-lo arduamente para pegar as manhas, tendo inclusive que jogar uma mesma fase um zilhão de vezes para conseguir passar por ela.

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  • 15/06/2009 em 5:20 pm
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    Ótimo post inicial JT! Continue assim!

    Estou no mesmo time do “Caduco”, Ninja Gaiden I pra mim, só com Save State. Os seguintes são bem mais fáceis.

    O primeiro que joguei foi o II, depois foi o III. Um lance que achei muito bom é a volta dos inimigos do I no final do II.

    Só depois que joguei o I é que fui entender que o III é uma volta ao começo da história.

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  • 15/06/2009 em 8:54 pm
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    huahuahuahua

    Bom, esse não joguei, mas o de Master System sim. E ele é razoavelmente complicado. hehehe Imagino esse! huahauhua Mas e aí, pau a pau com Strider ou mais fácil? hehehe

    E bem vindo ao asilo também. hehe

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  • 16/06/2009 em 10:42 am
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    Opa, parabéns pelo post JT! Esse jogo é realmente “infernal” ri muito imaginando os programadores fazendo o jogo e dizendo: Vou colocar esse item aqui em cima, todo mundo vai achar que é bom, vai morrer 1000 vezes e não é nada d+!! HAHAHAHA!! *risada maléfica*
    Mas ainda acho o jogo mais impossível de nes o BATTLETOADS. Alias vocês poderiam fazer um post sobre ele ! Esse sim causou suicídio de muitos gamers!

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  • 16/06/2009 em 3:36 pm
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    Ahh a maldita matemática… pior que é isso mesmo! A gente sempre tenta pegar por achar que eles são os mais itens mais fodas, qndo nem sempre são! xD

    E poxa, outro dia fui jogar NG de novo e cai nas mãos dos boxeadores!
    AUEUhuaEhAehaUehAheuaueaheuHEauH
    Malditos!

    Parabéns pro novo velho do asilo… o/

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  • 11/06/2011 em 2:31 am
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    PQP, esse primeiro episódio é o mais difícil da trilogia… É tão “fácil” de terminar quanto o Castlevania 1.

    Eu terminei. Mas foi um dos jogos mais difíceis que consegui terminar, juntamente com o Castlevania 3. E foi na RAÇA mesmo, sem emuladores com save states… No meu velho Top Game.

    Quem termina esse primeiro, termina o II e o III com as mãos nas costas… São bem mais fáceis.

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  • 14/06/2011 em 9:54 pm
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    @Rogerio Hayama
    fácil o Ninja Gaiden II? cara, só de passar pelo Jaquio e pela duas formas finais dele é ossu e se morrer, volta para a primeira forma dele. PQP! atualmente tô jogando o Ninja Gaiden I do NES aqui no Notebook. eu já zerei o I e o II, o III não zerei porque ouvi dizer que é bem inferior aos dois primeiros. mas vou zera-lo mesmo assim, pela honra de ser ninja mermo!!

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