Diante do enorme interesse de todos vocês pelo novo console-emulador da Dynacom, o Cybergame, a Dynacom muito gentilmente concordou em nos fornecer um aparelho para testes.

Assim que o aparelho chegar por aqui, postarei um vídeo do unboxing. Estou preparando uma extensa checklist de testes a serem realizados, tanto no lado dos emuladores quanto no lado multimídia, já que o bichinho afirma rodar vídeos em vários formatos, tocar MP3, exibir imagens JPG, abrir arquivos TXT e muito mais. Pelo que se especulou até agora, o Cybergame parece ser uma variação do console chinês Letcool N200.

O controle remoto controla as funções multimídiaMinha checklist já está bem extensa. Há diversos itens nela que eu não espero que funcionem, como por exemplo, jogos de Super Nintendo com chips especiais (Star Fox, Super Mario RPG), mas tenho expectativas com relação a jogos que usem chips menos “puxados”, como o DSP-1 (Super Mario Kart). Também pretendo testar um controle de seis botões do Mega Drive, já que o conector DB9 do console é o mesmo.

Segundo o manual, os consoles emulados são Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Mega Drive, NES e Super NES, além dos jogos nativos (Sunplus) e em Flash. Há uma possibilidade do Master System ser emulado via emulador de GBA, usando-se uma ferramenta que converte as ROMs de Master para o formato do GBA, mas isso não é documentado no manual do produto e não tem qualquer aval da Dynacom, eu vou experimentar extraoficialmente.

Não levo muita fé que todos os emuladores tenham um desempenho nota dez, mas se o emulador de Mega Drive for bom e as capacidades multimídia do Cybergame forem reais, já valeria bem mais a pena investir nele e contar com toda a biblioteca do Mega Drive (e ainda usar o console como player de vídeo ao lado da TV) do que investir no Mega Drive Guitar Idol, que custa mais caro, só tem 100 jogos e não roda filmes. A não ser, é claro, que você faça muita questão da guitarrinha. Se o truque para emular o Master System funcionar, por tabela o Cybergame “mata” também o Master System Evolution da Tectoy. Com o Cybergame custando R$ 249,00, esse seria um cenário bastante tentador.

Não sei quando o aparelho será enviado (se é que já não foi), então não posso dar um prazo. Fiquem ligados no Gagá Games. Em breve, teremos TUDO sobre o Cybergame por aqui.

Dynavision Cybergame: o Gagá vai testar!
Tags:         

136 ideias sobre “Dynavision Cybergame: o Gagá vai testar!

  • 24/11/2010 em 6:39 pm
    Permalink

    Gagá, não esqueça de cartuchos difíceis de emular em todos os sistemas, lembro agora de Castlevania 3, Virtua Racing, ambos com chips especiais. Também teste todos os tipos se audio e video prometidos ( e são muitos). O console é, segundo apurado, atualizavel, então tente descobrir como é isso, se voce baixa pra unidades removiveis ou se ele tem algum tipo de conexão. Esse Sunplus e o tal Sunmedia 32? Se for, e uma especie de jogo pra eses celulares e MP74 da vida, pelo que enyendi… Por fim, nas listas de que consoles que sairam por aí sempre tem um “entre outros” no final… Quais seriam esses outros? Visto que roda uma especie de Windows ,ao que parece, e é atualizavel, tem muita coisa pra botar aí…

    Ia comprar assim que desse, mas vou esperar o seu teste… Ou talvez o do Warpzona, se conseguirmos um deses empréstimos camaradas…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 6:55 pm
    Permalink

    Não esqueça de testar os clássicos pra 2 jogadores. Afinal, este é o motivo de compra pra muitos do proprietários do Dingoo a320 (eu incluso). Bomberman, Contra, Goofy Troop, Streets of Rage, Fatal Fury, etc. Convence a patroa aí 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 7:18 pm
    Permalink

    Tem que conferir antes de tudo Gagá
    A eficiencia da emulação! PRINCIPAL!
    Roda qual formato de video? Avi ? RMVB ? Roda de forma satisfatoria ?
    Será que vai suportar jogos Japoneses e de idiomas “estranhos”? Como TaeKwon-DO de SNES(Em Koreano).

    Tomara que funcione de forma eficiente pois ai eu compro!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 7:43 pm
    Permalink

    GaGa sensacional sua proposta de testar este Dynacom,eu espero que ele seja tão bom ou melhor que o PSP, no quesito frame rate e som ,por exemplo, meu tenta rodar nele o TOP Gear 2 e o KIler Instinct pra ver se o som rola legal!
    Como ele é um console,isto é, um caixote feito só pra esse fim é obrigação que o hardware emule muito melhor que o Dingoo o PSP entre outros quesão portáteis,tbm posta pra nós as características técnicas como RAM entre outras coisas! Abraços!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:01 pm
    Permalink

    Heya gente, sou eu, a força luminosa! Heheh… É… Parece que depois de 1000 anos, a maldição eterna do Gagá Games retorna com força total…

    Anyway, eu tenho uma pergunta pra você, @Ryunoken: Qual é esse “chip especial” que o CV3 de NES usa? É raro encontrar um jogo de nintendinho que tenha um chip auxiliar no cartucho…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 8:23 pm
    Permalink

    Você podia sugerir para eles ou colocarem controle USB ou usar o padrão do Playstation que é hoje o controle mais fácil de achar…

    Mesmo que essa entrada seja compativel com o controle de Mega Drive é complicado achar um controle original, somente aqueles alternativos que estragam por qualquer coisa…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Dynavision Cybergame: o Gagá vai testar! -- Topsy.com

  • 24/11/2010 em 11:00 pm
    Permalink

    @Light Force
    Eu acho que ele está se referindo à versão japonesa do Castlevania 3, que vinha com um chip auxiliar para a música, que foi cortado na versão americana por encareçer demais o cartucho. Pega as roms americana e japonesa e testa aí pra vc ver…

    Boa Gagá ! O blog cada vez mais ganhando espaço no cenário retrogamer !
    Só poderiam melhorar mais esse design do bichinho aí…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/11/2010 em 11:00 pm
    Permalink

    @Light Force
    O chip que o @Ryukonen se refere é o VRC6. Basicamente ele é um memory mapper que acrescenta mais canais de som ao Famicom. Acontece que os bocós da Nintendo of America retiraram os pinos do conector de cartucho do NES que são necessários para se ouvir os canais adicionais do Castlevania 3. Procure pelo som do “Akumajou Densetsu” (o nome do Castlevania 3 japonês) para ouvir a diferença.

    Abraços

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 12:40 am
    Permalink

    @Solo Player
    Não sei quanto ao padrão do playstation, já que os royalties que a Sony poderia cobrar seriam monstruosos. Mas concordo com você sobre a entrada USB. Existem controles no formato de praticamente todos os videogames existentes disponíveis para USB.
    Olha aí, Dynacom: Idéia gratuita para um “Cybergame 2”

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 1:36 am
    Permalink

    Nossa, estou supe no aguardo. Eu li a notícia e fiquei muito interessado. Não acho a mínima graça ter que jogar alguns jogos no computador com teclado, prefiro muito mais uma boa e velha TV tubo com o console do lado. Gagá, por favor, faça o teste do Master System, eu lhe imploro, hahahaha! Quero ver se ele vai ser sair bem, tomara que sim.E que a saída seja AV estéreo, pelo menos isso, né Dynacom.

    Também queria saber se ele vai ter saída com a internet e se vai ter algum espaço para armazenar algo dentro dele, como um HD e se não, o que vai poder colocar nele pra rodar as bugigangas.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 8:18 am
    Permalink

    “…há uma possibilidade do Master System ser emulado via emulador de GBA..”

    Gagá do Céu!!! Não esquece de verificar essa possibilidade pela amor de Santo Cristo!!!! XD

    Sinceramente fiquei bem triste de não constar Master System na lista de emuladores dele, mas se rolar via GBA tá valendo, to interessadissimo no aparelho!

    Abração!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 9:20 am
    Permalink

    Boa Gagá! Conseguiu um “teste drive” do “console-emulador-faztudo” da Dynacom assim na boa…meus parabéns!!!
    Não vou pedir nenhum teste em especial, quero ver apenas se o meu tão amado Genesis (MD) roda “liso”. Do SNES não espero muita coisa não, maioria dos melhores games não devem rodar (pelo menos é a lógica!). E só acho estranho eles não terem usado o hardware do Dingoo para “cria-lo”, pois assim teria-mos uns contras nervosos num SF2 ou num KOF da vida!!! (CPS e MVS seria sonho…)
    Enfim, boa sorte nos testes aí!
    PS: O esquema de rodar Master no GBA funciona sim, tem q usar uma ferramenta chamada “SMSAdvance” ou algo do tipo, ela irá “puxar” as suas ROMs de Master e/ou Game Gear e irá criar um único arquivo com a extensão GBA, daí vc copia ela pra sua pasta de ROMs de GBA e já era!!! Tem tbm esse esquema pra ROMs de PC Engine, NES, GB, etc e tal…
    Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 9:20 am
    Permalink

    Bom, como essa é a extensão do tópico anterior. Como disse já disse anteriormente, tem muitos jogos de SNES com chips diversos para aumentar a capacidade dos cartuchos ou colocar efeitos nos jogos. A expectativa é que praticamente nenhum desses rode, principalmente aqueles com chips raros, como Top Gear 3000(DSP-4), Star Fox 2(FX2) e aqueles que foram resolvidos nos emuladores apenas com o hardcode dos pacotes gráficos, tais como Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean.

    O Gagá lembrou de algo muito importante, os mappers de NES. Bom os Mappers eram, como o próprio nome já diz, mapeadores de memória do banco de programa do sistema. O padrão da Nintendo era a família de mappers MMC, mas obviamente essa é bem emulada, mais tarde, com o conhecimento do aparelho, as empresas foram criando novos mappers para simular um aumento da capacidade dos jogos, utilizando espaços que ficavam vagos por alguns tempos para armazenar dados, sem comprometer o funcionamento do console. Algo como o que um dos caras que frequentam aqui estaria fazendo com Phantasy Star do Master System para poder armazenar as fontes acentuadas.

    Com os mappers padrões, como Família MMC não é preciso se preocupar, mas mappers personalizados, sim, porque tem muito emulador que dá zica com eles, tais como: O Mapper da Bandai: Dragon Ball. Aqui tem uma lista de Mappers bem básica: http://tuxnes.sourceforge.net/nesmapper.txt era bom dar uma testada nos mappers mais incomuns.

    Outra coisa são os jogos chineses que são lançados até hoje. Estes tem mappers que podem dar problemas, principalmente os cartuchos 666 em 1 e aqueles títulos mais kickass para NES como Phantasy Star IV, Lion King, Street Fighter II, Mortal Kombat e etc. Obviamente são títulos piratas chineses, mas estão disponíveis aí as ROM’s, então o console deveria trabalhar com eles.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 11:08 am
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Bom, eu fiz alguns cortes no video pra caber no YouTube, talvez seja isso a que vc se refere… o emulador é do Mega Drive é bom, tem uma compatibilidade muito boa, mas em alguns jogos o som fica meio distorcido, no Moonwalker ficou mais grave, nos Sonic 1 e 2 fica mais agudo, mas no Sonic 3, no 3D blast fica normal.

    A gente tinha que conseguir com a Dynacom o firmware pra dar uma olhada… outra coisa que a Dynacom podia tentar conseguir com a Sunplus é o SDK para esse OS aí, porque até existe um “não-oficial”, naquele tópico da MP4Nation o cara que portou o Doom ensina, eu tentei mas como não sou programador, achei mto complicado e desisti…

    @Dione Lemos
    Ele salva em arquivo com o mesmo nome da rom com a extensão *.sav, então daria pra vc copiar o save de outra pessoa e colocar, não sei se aceita saves de outros emuladores, mas que dá pra importar (de outro SPMP8000) e exportar via USB, isso dá.

    @Ondinha
    O emulador de SNES do JXD V3 e dos outros SPMP8000 é bem pouco compatível, não roda Mario Kart, Mario RPG, Star Fox… mas os que rodam, rodam bem, se bem que o Mario World por exemplo tem umas partes que ficam com um fundo preto… vou fazer um vídeo depois para vcs verem, Donkey Kong por exemplo roda de boa, Killer Instinct tenho que testar, mas como o V3 não tem os shoulder buttons (L e R) fica dificil jogar SNES. Os outros SPMP8000 tinham problemas no mapeamento dos botões, espero que a Dynacom preste atenção nisso.

    Mas Mario Kart dá pra rodar o do GBA que funciona muito bem!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 11:28 am
    Permalink

    Bom, o pessoal que já está acompanhando os posts relacionados com o assunto com mais afinco já deram todas as dicas e sugestões, então quanto a isso só resta esperar. De toda forma, é curioso esse rumo que a Dynacom está tomando, apostando em ser uma “extensão do mercado chinês” de mega-emuladores. Primeiro foi a comercialização oficial do Dingoo, agora esse Cybergame. E, para dizer a verdade, é um caminho que pode ser proveitoso para a empresa, abocanhar essa fatia do mercado.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 12:42 pm
    Permalink

    @Adney Luis

    A Dynacom tá sendo esperta, aproveitando uma brecha de mercado que nenhuma empresa quis ocupar… enquanto as grandes estão preocupadas em fazer consoles e jogos poderosos e caros e a Tectoy está preocupada com as crianças pobres do terceiro mundo, é, com essa política anti-pirataria e uma variedade não muito grande de jogos, o Zeebo tenta vender hardware + software e acaba não conseguindo fazer nenhum dos dois de uma forma satisfatória. As maiores falhas da Tectoy foram, primeiro, achar que poderiam fazer jogos comparáveis aos consoles de ponta e segundo, ignorar o mercado retrogamer! A presença de Double Dragon (que é uma ótima versão, por sinal) e clássicos da Data East (alguns bons, outros horríveis) são meramente pela falta de licensas melhores.

    A Dynacom, ciente das suas limitações e da oportunidade de abastecer um grande mercado potencial, está tendo sua chance agora de voltar a tona no mercado dos games no Brasil, basta não subestimar a inteligência das pessoas e tratar os clientes com respeito. Como o foco é vender hardware, quanto mais ferramentas eles puderem disponibilizar para os clientes mexerem no software, melhor pois quanto mais possibilidades o software puder oferecer, mais interesse no produto, tudo isso a custo zero para ela, no final das contas, mais lucro para a Dynacom.

    Espero que esse console dê certo e que consigam ou programar para o Sistema Nativo ou então que consigam instalar alguma distribuição de Linux nele…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 2:37 pm
    Permalink

    Master Gaga, eó tenho dois pedidos. O primeiro é que teste o super mario kart, e o segundo pedido é um pouquinho mais complicado.
    Existe um programa chamado AViaddxsubs, que serve para embutir legenda em arquivos avi com codec dvix/xvid. E ele faz isso muito rapidamente, por volta de 1 minuto, e no final, gera um arquivo.dvix, que é que vai ser usado pra rodar nos aparelhos compátiveis com dvix, como dvd, midia center, e por ai vai.
    Será que você poderia usar o programa e testar o arquivo .dvix gerado por ele, pra ver se vai rodar no console (tandto pra ver se o video funciona, quanto pra ver se alegenda aparece)? Muito obrigado!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/11/2010 em 2:41 pm
    Permalink

    Muito obrigado por esclarecer essa dúvida, Robson e Flávio!

    Se bem que eu me lembro que a Konami também desenvolveu um outro chip auxiliar pro FC, que desta vez dá um “boost” nos gráficos e que foi usado pela primeira vez no cartucho japonês do Contra, que tinha uma exclusiva tela de mapa entre as fases. A NOA e a NOE retiraram esse chip das versões americana e européia (Probotector) e foi pelo mesmo motivo que o Flávio falou que a versão de 8-bit de Gradius II não fora lançada mundialmente, já que, ao contrário do Contra, o jogo ultilizava o chip o tempo todo…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/11/2010 em 1:08 am
    Permalink

    @Ondinha
    Talvez ele venha com um firmware mais atualizado, com melhorias no emulador do SNES, mas mesmo assim ele (JXD V3, cujo firmware deve ser quase identico ao do Cybergame) ainda roda bem alguns jogos difíceis como Killer Instinct e Top Gear 2 e tem muitos outros jogos como: Donkey Kong Country 1, 2, 3, Futebol Brasileiro 96, Sunset Riders, Final Fight, Rock’n Roll Racing…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *