nullbitsSe você ainda não sabe o que é chiptune e só quer ler uma frase: chiptune é música eletrônica feita com chips de computadores e videogames antigos. Isso aí é bem resumido e talvez não muito preciso, se quiser saber mais um pouquinho você pode conferir este post aqui no Gagá Games.

Você é fã do gênero? Ou então está interessado em conhecer melhor? Se você mora em São Paulo… we’ve got neeeeeews for you!

Sim, caquéticos e caquéticas que visitam o Gagá Games, o selo chippanze está promovendo um interessantíssimo evento de chiptune em São Paulo, o Nullbits, na Livraria da Esquina. Vai ser no dia 20 de agosto, às 23 horas, e teremos shows de vários artistas de chiptune, como Subway Sonicbeat, Ghouls ‘n Eggs, Pulselooper, Droid-On, Orbe, Synthesizemii, 2.6K e 8beatz. E ainda tem a atração internacional Minusbaby, do selo 8bitpeoples.

Eu não sou um profundo conhecedor do gênero, mas ouvi os EPs mais recentes de parte da rapaziada brasileira, e vou dizer mais ou menos do que se trata o som de cada um. Perdoem eventuais imprecisões porque, como eu disse, sou novato nesse negócio e não tenho know-how para fazer uma análise mais profunda.

Pulselooper é veterano no cenário da chiptune brasileira. Está em seu quarto EP, “A Síndrome do Vídeo”. Se o nome soou familiar, é porque você é outro piradão como eu que ainda lembra do clássico filme “Videodrome”, de David Cronenberg. É música eletrônica de primeira, pegando tecno e ambient music, totalmente tocada em um Game Boy e em um Commodore 64. Para quem não é muito versado em música eletrônica, eu diria que não é um trabalho difícil de digerir: as músicas ficam na cabeça e você começa a se sacudir na cadeira sem se dar conta.

Droid-On está em seu terceiro trabalho, “Primitiv Tec”. O site do chippanze diz que o som é dubstep, e eu nem imagino o que seja isso, então digo que me lembra um som industrial 🙂 É bem percursivo, cheio de batidas aceleradas, e usa bastante o Famitracker, que é um programa que gera música de NES. Vale destacar que o Droid-On tem um EP dedicado aos fãs de Ninja Gaiden, “Foster’s Castle Rock Fortress”.

Pulselooper jambrando no São Paulo Game Show. É, o cara tá tocando no Game Boy.

O Ghouls n’ Eggs (nome bacana para uma banda de chiptune, hein?) lança seu álbum “8-beach”, com seis faixas cheias de samples de jogos velhos de videogame. O som é industrial — dessa vez a descrição do chippanze concorda comigo, mas acrescenta mais um monte de outros termos que eu não sei o que significam, como idm e glitch 🙂

Já o Subway Sonicbeat lançou seu EP “Belo Horizonte”. E o nome não é por acaso, já que o EP foi gravado por lá e tem as ruas da cidade como temática. Provavelmente o trabalho mais melodioso dos quatro, com faixas com títulos como “E chove no ônibus” — esta com direito a uns vozes sampleadas de “come on”, “go” e “oooh” memoráveis 🙂

Os quatro artistas são bem diferentes entre si, e como ainda tem mais gente levando um som vai valer muito a pena comparecer ao local para ter uma amostra bem abrangente do que seja a chiptune. Quem não puder ir ou quiser ir se aquecendo para o evento pode baixar um montão de EPs dessa turma de graça lá na página de releases do chippanze.

Nullbits
Data: 20/08/10 (sexta-feira), às 23 h.
Entrada: 10 reais
Local: Livraria da Esquina
Rua do Bosque, 1254 (ao lado do metrô Barra Funda)
São Paulo, SP
http://chippanze.org/nullbits/

Leia mais sobre chiptune no Gagá Games

Evento de Chiptune em São Paulo
Tags:                 

11 ideias sobre “Evento de Chiptune em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *