Salve meus amigos retrogamers. Pensaram que eu tinha esquecido do Neo Geo? É claro que não. Hoje vou comentar sobre um game da primeira leva dessa magnífica plataforma: NAM-1975.
Lançado em 1990 pela SNK com incríveis 46 megas de memória, NAM-1975 não é apenas mais um jogo de guerra: é um dos melhores jogos de guerra que eu já joguei na vida. Tendo como plano de fundo a guerra do Vietnã, ele tenta subliminarmente passar a mensagem “americanos, vocês perderam a guerra, mas a surra não foi tão grande assim”. E todo mundo sabe que é mentira, até os japoneses. Mas como eu acho que o jogo também tinha que vender bem no mercado norte-americano, acho que a japonesada da SNK queria pegar leve. Quem tiver assistido Platoon, O Franco Atirador (The Deer Hunter), Nascido Para Matar (Full Metal Jacket) e Apocalypse Now e prestar atenção vai encontrar diversas referências a essas quatro produções do cinema.
Gráficos massacrantes: O início da primeira fase e uma cut-scene.
A história do jogo é piegas, mas funciona: dois soldados, Silver e Brown, têm a difícil missão de salvar o ex-cientista das forças armadas norte-americanas, Dr. R Muckly, das mãos dos terroristas do norte. Junto com ele, os terroristas também se apossaram de sua filha, Nancy Muckly. Porém, no desenrolar do jogo, você vai ver que o buraco é mais embaixo, e o que aparenta ser algo não é e meus amigos. Claro, vocês também descobrirão o que é NAM.
Os Gráficos: os gráficos são espetaculares, mesmo sendo um jogo da primeira leva. Como sempre, o time da SNK não dormia no ponto e mostrava serviço. As animações, as cores, cenários, os detalhes de cada coisa desenhada na tela faziam brotar lágrimas dos olhos. O poderio gráfico do Neo Geo fazia os donos de Mega Drive e Super Nintendo morrerem de inveja.
A terceira fase é a mais bonta do jogo. No final, atire pra valer e seja rápido para não morrer esmagado!
Música e efeitos sonoros: a música passa entre rock n’ roll e marchas militares. Bem composta, a trilha sonora cumpre seu papel em manter o ritmo do jogo, que é frenético. Nos chefes de fase, a trilha sempre é carregada de tensão. Já os efeitos sonoros também são de primeira. Os barulhos de tiros, de explosões e dos veículos são muito bem feitos, e cada arma, cada veículo, cada personagem tem seus efeitos sonoros únicos. Entre as fases, nas cut-cenes, além da legenda, há diálogos. Sensacional para um sistema que usava cartuchos. É, o pessoal da SNK sabia o que estava fazendo.
Há muitos meliantes mal-intencionados. Incorpore o Rambo e meta bala!
Jogabilidade: esse é o grande trunfo do game. Bebendo da fonte de Cabal da TAD Corporation, e utilizando a mesma engine, seu personagem se movimenta apenas para a esquerda e para a direita, devagar ou correndo. Assim como Cabal, também há um cursor de mira. Mas comparando um jogo com o outro, as semelhanças são apenas essas. Tudo no Neo Geo é mais rápido, mais preciso, maior e mais bonito. Usando o direcional e apenas três dos quatro botões presentes no Neo Geo, os controles são simples, fáceis e intuitivos. Com cinco minutos de jogatina se pega a manha.
Não faça priosineiros! Não tenha piedade! Aqui, até cadeirante leva borduada! 🙂
Para a matança, contamos com sete tipos de armas, sendo quatro primárias e três secundárias, que são arremessadas. São elas Machine Gun, Balcan (uma metralhadora mais potente que a Machine Gun padrão), Missile Launcher (que faz um estrago maneiro), além de um Flamethrower maroto. Para jogar na cabeça dos meliantes temos Grenade, Spark Bomb (que é uma granada mais potente) e Napalm Bom, que varre os inimigos da tela.
Para quem quer um jogo bem arcade, para jogar sozinho ou com um amigo, NAM-1975 é o game. Apesar de ser curto, rende uma boa hora de diversão. Até a próxima!
Eu gosto deste jogo, mas é difícil que nem o inferno…
Tandrilion, o Matusalém[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
yo lo no conozco, señor….. =)
Edwazah[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Difícil é apelido!! Mesmo nos meus tempos de adolescente-que-não-tinha-muita-coisa-pra-fazer eu só consegui chegar na terceira fase (a custa de muito dinheiro gasto na locadora naquele velho esquema de pagar para cada hora de jogo)…
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
huhhuhu. Pode ter certeza disso. Bem estilo arcade mesmo! Mas com os continues fica facil. Levante a mão quem terminou algum Metal Slug com apenas uma ficha?
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
NAM-1975.. está aí mais um game de Neo Geo que não tive contato… quem mandou eu ser pobre. 8)
Vi que existe uma versão dele para os fliperamas, portanto depois farei questão de conhecê-lo por meio do milagroso MAME.
E belo review xará!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Puxa, para mim nem com os créditos fica fácil vencer NAM-1975! Se eu não estou enganado, na luta contra o último chefe não importa quantas fichas você tenha posto para ter créditos de sobra, se morrer na batalha é Game Over, sem chance de continuar! Muita sacanagem!
Eduardo Shiroma[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Eduardo Shiroma
Mesmo com os continues, a SNK colocou essa “pegadinha do malandro”. A coisa boa aqui é que, uma vez que você pegar o padrão de ataque do chefão, se mata ele rápido. Pode reparar. Ele sempre se move e tira da mesma maneira. Fica a dica!
@André Breder
Valeu xará. Recomendo jogar este game usando o NeoRageX5.2a. Fica melhor que o MAME. Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu nunca consegui gostar desse jogo. Prefiro os dois Shock Troopers, embora eles estejam mais para um “Mercs” da SNK.
maxi2099[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Seria bem mais emocionante se usasse uma Light Gun.
Thiago[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@piga
@André Breder
Para rodar jogos do NEO GEO, eu tenho usado o Kawaks. Único jogo que não consegui emular nele foi o World Heroes Perfect. O NeoRAGE é beleza mas deu pau no meu PC e nunca mais rodou. 🙁 😡
Fabio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Isso já aconteceu comigo uma vez. Para resolver eu usei o CCleaner, que faz a limpeza do computador e do registro do Windows. Ele é gratuito e vc pode baixar no http://www.superdownloads.com.br
Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Oxe, como que eu adorava Cabal, e nunca tinha visto esse game?
passou da hora de me redimir!
Paulinho[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só observo que o jogo possui 46 megabits (5,75 MiB), não 46 “megas” .
C. Emanuel Laguna Jr[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
bah, dei uma jogadinha a pouco… Legalzinho o jogo, concordo que é mais bonito que o Cabal e talz. Mas ainda prefiro o Cabal (e o Wild Guns do SNES é mais bonito, se bem que é menos velho tb).
Quando a tela corre de lado, se vc estiver atirando, o boneco desliiza, como se fosse o Surfista Prateado, sei lá… e o Chão ainda é cascudo…
Vou jogar um pouco mais depois…
ah, funciona no Final Burn Alpha, a quem interessar possa…
Paulinho[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sou viciado em jogos estratégicos de guerra. Criei há pouco tempo a minha conta no game online Desert Operations e já tô frenético! É de graça e não precisa baixar nada. Quem tiver aliança pra indicar me avisa. Pra quem não conhece, segue o link http://www.desert-operations.com.br/?rid=913
Pedro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
esse jogo ainda não zerei,,,é um clássico neo geo cheio de dificuldades,,,
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Meu… Tinha NEOGEO em casa… Jogava as fases na boa… Mas nunca consegui passar o chefão, afinal, na época eu era muito novo e não conseguia criar tantas estratégias.. Me lembro bem, depois de morrer a voz do chefão dizendo: “GOOD LUCK, NO – YOU CANT STOP ME”…
William Hatta[Citar este comentário] [Responder a este comentário]