Após uma boa primeira leva de jogos, títulos com maior poderio gráfico e melhor gameplay (proporcionados pelas ROMS de alta capacidade) foram lançados, conquistando progressivamente jovens e adultos. Uma continuação para Fatal Fury 2 foi lançada com o nome de Fatal Fury Special, oferecendo ao consumidor dos anos noventa uma experiência mais vibrante que as versões outrora conhecidas.
O sucesso alcançado por Fatal Fury 2, incentivou a produção de muitos outros títulos no estilo versus fighting para o NEOGEO.
Foram apresentadas ao público seqüências de Art of Fighting, que se caracterizavam por utilizar funções de zoom durante os combates (revolucionando o conceito de animação), aliadas a uma história diferente das usualmente encontradas em outros games do gênero. Tais características angariaram inúmeros novos fãs para a franquia.
Samurai Shodown foi outra saga de sucesso que cativou os jogadores nessa época, apresentando uma temática completamente nova, pois se contextualizava no período do feudalismo japonês (século dezenove), com batalhas armadas a espadas, facas, shurikens, lanças, etc. SS também se destacava pelas suas artworks belíssimas e cutscenes inovadoras.
Em 1994 o NEOGEO conheceria o fabuloso King of Fighters, jogo que quebraria o paradigma versus fighting ao introduzir confrontos entre equipes de três lutadores, mesclando personagens bem conhecidos pelo público da SNK.
A ADK, parceira da SNK, aproveitou o momento colocando no mercado World Heroes, que contava com personagens intrigantes e um sistema de batalha onde o cenário poderia contribuir com a luta de uma maneira mortífera (conhecida como DEATH MATCH). Após o sucesso da ADK, outras third-parties resolveram aliar-se à causa, produzindo mais e mais e enriquecendo a biblioteca do AES/MVS.
Foi assim então que o NEOGEO começou sua carreira como um console especializado no estilo versus fighting. Durante a década de noventa, a cada ano que passava, novos títulos de pancadaria davam as caras, sempre com inovações bem-vindas e gráficos cada vez melhores. Não há dúvidas de que a SNK foi uma das maiores responsáveis pela febre dos games de porrada naquela geração; não só pelo fator tecnológico, mas também pela exponencial evolução da jogabilidade, evidenciada a cada lançamento.
Praticamente uma tradução do link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php
Próximo artigo: Personagens marcantes da SNK.
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Meus favoritos da SNK: Samurai Shodown, World Heroes 2 (e Jet e Perfect) e Fatal Fury Special (nada de Real Bout aqui).
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O efeito zoom é tão comum hj, mas quando eu vi pela primeira vez no AoF, achei fantástico. Na minha opinião, TODOS os jogos de luta deveriam ter esse efeito. Não atrapalha em nada, e dá mais impacto.
Ah… anos 90, fliperamas, segundo grau, banheira do Gugu… bons tempos hehehe
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Os anos 90 foram ótimos para os jogos de luta, que saíam aos montes.
Hoje em dia, quando sai um jogo de luta, fico surpreso. Uma pena.
Esse World Heroes joguei bastante. 🙂
Fernando "Ancião Kid" Cordeiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
os meus preferidos com certeza são os king of figthers(todos),samurai shodown e last blade 2
babyface[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
clássico,,,muito bom estar aqui relembrando esses clássicos,,,,,gosto muito do neo geo,,,pena que focalizou mais para jogos de luta, mas é um grande console fight!!!!!snk, capcom e midway com certeza foram as empresas que mais fizeram jogos de lutas marcantes,,,valeu, continuem assim!!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Os jogos do Neo Geo, a negada das third-parthies caprichava sem medo. Tanto que outros jogos como Sengoku, quando lançados para o Neo Geo, ficavam perfeição!!!
istemthebronx[Citar este comentário] [Responder a este comentário]