Este post é parte do meme “O primeiro console a gente nunca esquece”. Se você tem um blog e também deseja participar, basta primeiro criar um post sobre o tema, e me avisar aqui nos comentários para que eu coloque um link para o seu post na lista de blogs participantes.
Nasci em 1980, e portanto pude pegar a febre dos video games da segunda geração aqui no Brasil, onde o Atari 2600 reinou absoluto. Só que eu nunca fui rico, e não comecei minha “carreira gamer” com um console original da Atari, e sim por meio de um clone feito em nosso país: o Dactar, produzido pela Milmar. Este clone era mais barato que o Atari 2600 da Polyvox, e ainda tinha algumas vantagens, pois cada embalagem do console da Milmar trazia um par de controles mais dinâmicos e que tinha dois botões (mesmo que os jogos continuassem necessitando apenas de um), e ainda um cartucho com 4 jogos. O meu console veio com somente jogos esportivos: Fishing Derby, Boxe, Skiing e Bowling. Até meu pai jogava estes games na época, mostrando que o sistema Atari tinha mesmo games para toda a família, sendo que depois ele só veio a se interessar por games de RPG e estratégia.
Lembro que na época um cartucho novo não era tão caro, fazendo com que a molecada do meu tempo pudesse ter vários e vários jogos diferentes para se divertir. Apesar de já existir locadoras de games, na minha cidade isto só foi “colar” a partir da terceira geração, quando os jogos ficaram mais caros e alugar um cartucho saía mais em conta do que comprar, pois na época do Atari 2600 o que rolava mesmo eram as trocas (no bom sentido da palavra, lógico) entre os amigos. “Me empresta seu River Raid, que eu te empresto o meu Enduro” – e foi assim que conheci uma quantidade enorme de jogos do Atari 2600.
Até a chegada dos consoles de 8 Bits no Brasil, foi por meio de vários games simples, mas altamente divertidos e viciantes do Atari 2600, que grande parte da molecada da minha geração veio a descobrir o que era um video game: visitar o solo lunar, pilotar um avião ou uma nave espacial, ser um explorador das selvas ou mesmo um piloto de F1, tudo isso era possível, mesmo que virtualmente, graças aos jogos criativos da época. E quem acha que só hoje em dia os games são vistos como prejudiciais para a nossa juventude, saiba que já naquele tempo os gamers e também os games, sofriam preconceitos, sendo que os consoles eram vistos como “aparelhos malignos” que estragavam a TV, um mito que se bobear, muita gente ainda nos dias de hoje acredita ser verdade.
Meu velho Dactar me acompanhou por um bom período, e me deu muitos momentos de diversão, seja na companhia de amigos ou familiares, seja em aventuras solitárias. Mas tudo um dia tem um fim. E no caso do meu console, o final foi trágico: certa vez ocorreu um curto circuito na rede de energia da minha casa, e para meu azar o inocente Dactar acabou sendo a única vítima. Mesmo que depois os consoles da terceira geração vieram, e ocuparam o seu espaço de me divertir com games interessantes, nunca deixei de gostar dos jogos do sistema Atari 2600, sendo que até hoje (só que por meio de emuladores rodando no PC), ainda passo bons momentos jogando seus games.
Blogs participantes:
E saiba quais foram os consoles que tiraram a “virgindade” de outros gamers da blogosfera retrô!
- 1/2 Orc – (Heider | Mariana)
- 1/2 Orc – (SergioSJS)
- Arquivos do Woo – (Cyber Woo)
- Bla… Bla… Games… – (Ritalinando) – [Cópia do Videogame.etc.br]
- Blue Rose Garden – (Patty K)
- Cemetery Games – (Henrique Caveira)
- CoolNerdBR – (Johnny Campos)
- Cosmic Effect – (Cosmonal)
- Dimensão X – (Oráculo)
- Gagá Games – (André Breder)
- Gagá Games – (Orakio Rob, “O Gagá”)
- Game Genius – (Leonardo Soler)
- Game Genius – (Romulo Kusanagi)
- GLStoque – (Gabriel)
- Jogando com os Amigos – (Solo Player)
- Memórias de um Lobo de Madeira – (Lobim)
- Nintendo Blast – (Gustavo Assumpção | Alberto Canen | Bruno Griscição | Daniel Moisés | Felipe de Castro)
- Point Games Brasil – (Willi JRCW)
- QG Master – (Adinan A.)
- QG Master – (Leo S.)
- Relíquias do MAME – (A.L.A.S.)
- RetroNewsForever – (Nesbitt)
- RetroNewsForever – (Tandrilion)
- Retroplayers – (Edwazah)
- Retroplayer – (Jorge “Macho Gamer” Lucas)
- Retroplayers – (Sabat)
- Retroplayers – (TH)
- Retroplayers – (Trooper)
- Robson’s Blog – (Robson)
- Tecnicamente – (Becker)
- Vão Jogar – (Tchulanguero)
- Videogame.etc.br – (Ritalinando)
É isso ai meu caro, meu primo tinha um Dactar que eu jogava muito e alguns amigos tinham o supergame da CCE…..
Bacana o texto.
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito interessante , meu primeiro contato com videogame foi com o Atari 2600 (=Dactar) e meu segundo contato foi com o Top Game, exatamente os que vc tive. Mas o meu 1ºamor,digo… Videogame foi Turbo Game CCE.
Minha história em: http://videogame.etc.br/?p=1615
@Ritalinando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O meu primeiro videogame foi um Odyssey. Lembro até hoje do cheiro de componentes eletrônicos quando o meu pai abriu a caixa.
Vanessa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
EEEIIITAAAA!!! eu me lembro desse console!!! foi um meio irmão q deu para eu e o meu irmão jogar.foi daí q comecei a jogar pitfall…bons tempos!
leandro(leon belmont)alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bacana o Dactar! Ele tem um design muito bom também. É uma pena que o seu console teve um final tão trágico. =(
Nem sei se o meu clone de 2600 ainda tá funcionando, preciso tirar poeira dele e testar essa belezinha.
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Nesbitt
Valeu camarada!
@@Ritalinando
Coincidência boa, pois são grandes consoles. Tenho certeza que divertimos muito com eles.
@Vanessa
Quem me dera ter tido um contato com um Odyssey… esse é um console interessante que gostaria de ter jogado.
@leandro(leon belmont)alves
Pitfall rules!!!!
@Adinan
Testa lá, vai que o console ainda tá de boa. Se eu tivesse um Atari de vez em quando “desenterrava” o “bicho” para jogar um pouco. Tem muito jogo divertido neste sistema lendário.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Que legal esse post cara!
Meu primeiro console tb foi o Dactar e tenho ele até hoje!
Os joysticks quebraram por conta de um priminho destruidor que eu tinha. Mas eu consegui dar uma arrumada e eles funcionavam – inclusive, eu usava essas “manetes” no meu master system super compact.
Meu caso com o console foi um tanto angustiante: Eu ganhei ele de aniversário e no dia que minha mãe foi buscar na loja, meus primos de outra cidade apareceram em casa. Dai, não pude abrir (pq eram akeles primos q quebram tudo). Eles ficaram la em casa 2 semanas! Que odio! eu doido pra jogar e tinha que esperar os caras vazarem la de casa!
Lembro q toda vez q eles iam na rua, eu ia debaixo da cama e ficava olhando a caixinha hahahhahah
Cledson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cledson
Putz, mas que “perrengue” hein? Parente é mesmo um saco! 8)
Muito legal a sua história!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André Breder
Pois é meu camarada. Quando eles avisavam que iam nos visitar, a gente escondia tudo hehehe.
Aliás, eu preciso saber a voltagem da fonte do Dactar pra eu poder comprar outra novinha, pq a dele parece q já era. Vc sabe?
Cledson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bacana o seu relato Breder, apesar de já ter lido no prerelease, você lembrou uma coisa muito comum daquela época, os videogames estragavam a televisão, e não era totalmente mentira, nas TVs mais antigas o fato do Atari exibir poucas cores e não haver variação delas faziam as televisões marcarem. Mas as TVs lançadas de 1989 para frente já não sofriam mais disso, elas não marcavam, mas o mito perdurou até a geração 16-bits e se bobear como você mesmo colocou deve ter resquiços até hoje. Parabéns pelo post.
Solo Player[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, o nosso Cosmic Effect foi inaugurado com essa página fixa:
http://cosmiceffect.com.br/superconsole/
…o início da página é a história do meu primeiro console, e mais. Acho que serve bem para o meme, vê lá!
Valeu!
Eric Fraga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Solo Player
Eu acabei não sendo muito específico ao relatar o mito que os consoles estragam a TV: na minha época lembro que tinha gente que achava que o video game queimava a televisão… uhauahuaha… pode essa? O lance da tela ficar marcada já é outra história. Nos dias de hoje até a (já aposentada) TV de plasma apresentava esse tipo de problema com os consoles atuais.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Eric Fraga
Serve sim, claro. Faz um outro post somente sobre seu primeiro console, divulgue os posts dos demais participantes no final dele, e seja bem vindo ao Meme!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Dactar? Nem sabia que isso existia O_O Quer dizer, tem um cara que às vezes comenta no meu blog com esse nick, mas não tinha ideia que era um console!
Escrevi um post sobre isso também, ó: http://bit.ly/jA0bBZ
O meu foi o megadrive!
Patty K[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
caramba irmão, que saudades do meu DYNAVISION 3…. foi uma época maravilhosa, de gamers de coragem,sem save points nos jogos, savo caso de alguns como o Super Metroid. E sair de casa para alugar as fitas no sabado pra entregar só na segunda?? quem nunca fez isso?? rsrsrsrsrsrs
Alan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Patty K
Legal seu post, se quiser que ele entre no Meme, depois coloque o link dos blogs participantes (incluindo o Gagá Games) no final dele, que você estará dentro!
@Alan
Alugar fitas no sabadão era de lei! Tinha colega que madrugava na frente da locadora, só para ter a chance de pegar os melhores jogos quando ela abrisse… hehehehe… bons tempos!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O meme tá bombando… Adorei!
Mil lembranças, mil posts, mil amigos… Arrasô!
O Atari está liderando a disputa, mas o Turbo Game tá chegando junto. E realmente as pessoas jogavam Atari com as famílias.
“Me empresta seu River Raid, que eu te empresto o meu Enduro”
Lendo isso, sinto que sou influência para os retrogamers! Adorei!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André Breder
Linkei todo mundo já! \o/
Se for colocar meu blog na lista, coloca como nome dele “Blue Rose Garden”, e não aquela frase enorme que eu coloquei no título @_@
Patty K[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:O Primeiro Console A Gente Nunca Esquece: Atari 2600 « Cosmic Effect – Videogames Ontem e Hoje
@GLStoque
Uuhauahuha… você coloca maldade em tudo. 8)
@Patty K
Adicionei seu blog no meu post. Agora deixe um comentário nos demais blogs participantes e os avise que você também está dentro do Meme.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O meu e o da Mariana tão prontos 😀
http://meioorc.com/artigos/o-primeiro-console-a-gente-nunca-esquece-mega-drive-e-super-nintendo/
@GLStoque rachei de rir aqui ^^
Heider[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:O primeiro console a gente nunca esquece: Mega Drive e Super Nintendo | 1/2 Orc
@Heider
Adicionado!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pessoal,
Nosso post no Cosmic Effect para o meme:
http://cosmiceffect.com.br/2011/04/29/o-primeiro-console-a-gente-nunca-esquece-atari-2600/
Espero que curtam, tem até um videozinho que fizemos e os convidamos a assistirem; tenho certeza que ele transmite toda a emoção da época do nosso primeiro console – um dos fatos, senão o mais, marcantes na vida de todo retrogamer.
Valeu!
Eric Fraga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Eric Fraga
Bacana! Adicionei seu post na lista.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cledson
Opa, sobre a voltagem do Dactar não faço a mínima ideia.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André Breder
Nada! O Gagá que é assim!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
bacana eu tinha um desse quando criança apesar dele não ser meu primeiro vídeo game(meu primeiro foi um consoler que tinha iguais ao pong) joguei muito nele inclusive eu tinha um caixa de sapato cheio de cartuchos de atari
bruno[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@GLStoque
Você e ele são iguais! 8)
@bruno
Apesar de ter começado no Dactar, cheguei a jogar um Tele Jogo só por curiosidade. Pong era limitadíssimo, mas foi o começo dos games comerciais na tela da TV.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Em poucas palavras minha história:
Só comprei o Atari quando comecei a trabalhar (com 15 anos de idade):
1988-Polyvox Atari 2600
1989-Dinavision II
1990- Master System e MSX
1991- Amiga 500 (o fabuloso fenomenal Amiga)
1992- Super Nes
1993- Sega CD
2006- PC e tudo o que existe para ser emulado
Fernando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E viva a emulação!!!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:O primeiro console a gente nunca esquece: Turbo Game | Vg&Etc..
Se não fosse a emulação jamais conheceria o N64 e algumas máquinas fantásticas do M.A.M.E (meu emulador preferido).
Pra não dizer que reviví os sistemas que já mencionei, todos eles muito saudosos.
Parabéns pelo site André, bom mesmo. Bom inclusive para a família, pois aqui não há palavrões e toda a criançada nova pode ler. A turma aqui é de alto nível
Fernando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fernando
Comigo é a mesma coisa em relação aos emuladores, foi por meio deles que vim a conhecer muitos sistemas e games excelentes.
E valeu pela força!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gostei muito da materia, isso me lembra o quanto eu ia na casa do meu primo jogar dactar, que saudade disso!
kazamazx[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Comecei um pouco antes, no Telejogo (mais precisamente, no TV Game 3, da Philips, um clone do Telejogo da Philco). E meu Atari 2600 tb não era um Atari 2600…kkk… era um Supergame, da CCE. Tb passei ótimos momentos com aquele videogame, mas não me recordo qual foi o fim que ele levou (talvez tenha sido vendido pelo meu pai, que tinha mania de vender tudo o que comprava).
Darth Gama[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Meu primeiro console também foi um Dactar,ha ha ha(que surpresa heim?)eu gostava muito dele.O poderoso genérico veio com este cartucho:
Triangulo das Bermudas (bermuda triangle)
Damas (Checkers)
Condor Attack
Luta Submarina (seaquest)
Uma coisa interessante que você lembrou André foi a questão do preço dos jogos,realmente o cartuchinho não era caro a ponto de você se assustar como é hoje com o PS3, por exemplo(claro guardada as devidas proporções de tempo, espaço, tecnologia, impostos e inflação ha ha ha).
O Dactar que eu tinha era EXATAMENTE igual ao da foto acima e também não entendo o porquê dos DOIS botões,eu sempre imaginava que algum dia,algum jogo fosse utilizar aquele botão “extra” talvez fosse um recurso para o jogador melhor se adaptar apertando em cima ou embaixo.
O final trágico do seu Dactar foi…triste e pior ele foi a única vítima!Meus sentimentos sinceros André, mesmo com um “delay” de 30 anos…mas vale não vale?
Dactar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@kazamazx
Tempos bons que não voltam mais!
@Darth Gama
Meus não costumavam vender as coisas… jogavam era fora mesmo quando ficava velho demais. Perdi muitas revistas de games por conta disso…
@Dactar
Agradeço pelas suas condolências caro amigo. E o lance dos dois botões, foi porque o pessoal que fabricava o Dactar já previa o futuro, quando os jogos usariam dois botões. O Dactar foi um console a frente de seu tempo! 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Cledson
A voltagem correta de saída do Dactar é 9 VOLTS de saída e claro a entrada é 110 ou 220Volts dependendo da região do Brasil onde você mora.
Outro ponto importante é a Amperagem seria algo como a “velocidade da corrente elétrica” que deve ser 500mA
Fica assim:
Entrada Saída
110/220 AC — 9 Volts DC 500mA
OBS:
mA:miliamperes,o Ampére dividido por 1000.
AC:corrente alternada
DC:corrente contínua
ATENÇÃO: se você por curiosidade tentar 12Volts,uma saída comum no mercado,você vai QUEIMAR O DACTAR! CUIDADO!
Dactar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Dactar
Caaaaara!
Show… eu tenho uma fonte de uma pedaleira antiga que tem exatamente essas especificações. Falta ver se o plug de entrada encaixa(o que eu acho q não.)
Ow.. salvou minha pátria. Amanhã mesmo vou ver se calço umas botas e me aventuro no porão de casa, em meio a escorpiões e aranhas, pra pegar a caixa onde ta o dactar e ver se funciona.
ow… muuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado mesmo!!!!
Cledson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:O primeiro console a gente nunca esquece parte 2 – 1/2 SNES + 1/2 Master System | 1/2 Orc
Segunda parte do “O primeiro console a gente nunca esquece” no 1/2 Orc saindo do forno agora ^^
http://meioorc.com/artigos/games/o-primeiro-console-snes-master-system/
SergioSJS[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Também entrei na brincadeira!
http://cemeterygames.wordpress.com/2011/04/29/o-primeiro-console-a-gente-nunca-esquece-supergame/
SUPERGAME da CCE, um dos vários clones nacionais do Atari 2600!
O Caveira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Joguei muito Atari 2600 e seus genéricos quando moleque, mas só fui ter meu primeiro console depois de velho, um SNES. Faz uns anos que consegui um TV Game com jogos na memória funcionando que acabei ganhando em um rolo com um amigo, só os controles que eu preciso depois sentar com calma e dar uma arrumada.
Sobre o SNES: http://vaojogar.com.br/escrito/o-primeiro-console-a-gente-nunca-esquece-snes
Tchulanguero[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@SergioSJS @Tchulanguero
Links adicionados na lista.
@O Caveira
Para participar do Meme só faltou você fazer uma coisa: colocar no seu blog a lista dos demais participantes e os links diretos para seus posts. É só fazer isso (pegando a lista que tem no final do meu post e incluindo também o Gagá Games, claro) que você estará integrado ao Meme.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Estou visitando todos os blogs participantes e pedindo que atualizem a lista de blogs do MEME nos seus respectivos posts… Dá um Ctrl+C na lista lá do JCOAS, que tá em ordem alfabética e tá facim de ver qual que tá faltando na sua lista… Aquele Abraço… Vamos ajudar a divulgar…
IMPORTANTE: Não deixe de comentar no post dos outros participantes, deixe sua opinião, sua visita, vamos fortalecer e ampliar essa corrente…
Esta é uma mensagem padronizada que enviei para todos os Blogs da B.E.R.G. que estão contribuindo para o MEME “O primeiro console a gente nunca esquece…”
Solo Player[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
As minhas pérolas eram Enduro, Keystone Kapers, River Raid, Pitfall (esse eu nunca zerei, hehe) Mas costumo jogar no Emulador de vez em quando, mesmo com os games de hoje sinto falta dos clássicos…e quem não sente!
Abraço!
Logan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não há duvidas ATARI 2600 reino absoluto por essas bandas!
Keystone Kapers, River Raid, Pitfall os titulos que o logan citou são os meus favoritos! hahahah!
Joguei muito ao lado do meu velho, e recordo que quando ele comprou a fonte durou muito pouco tempo, viravamos madrugadas jogando Pitfall, bons tempos.
Excelente texto Breder 😉
Cyber Woo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Alguns amigos aqui da vila tinham o Dactar XD Eu gostava da alavanca anatômica, mas realmente eu nunca vi nenhum jogo utilizar o segundo botão kkkkkkk
Hoje a noite eu atualizo la no retroplayers a lista de blogs participantes
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa! Chegando aí por último, mas com minha contribuição, lá no http://tecnicamente.nicegallery.net/Tecnicamente-b1/O-PRIMEIRO-CONSOLE-A-GENTE-NUNCA-ESQUECE-b1-p27.htm
Só não me chamem de copião, que como o Breder o meu primeiro console também foi o DACTAR…
Em tempo, valeu aí por me lembrar de com o esse console era maneiro!!!
Becker[Citar este comentário] [Responder a este comentário]