Eu e a torcida do flamengo achamos que depois de Sonic 3 a SEGA nunca mais acertou a mão num jogo do Sonic. Pois se você queria ver mais jogos bidimensionais do mascote da SEGA, pode ir se animando: nosso amigo Alexandre Martins criou o Open Sonic!
Eu explico: o Alexandre é um programador brasileiro talentoso que desenvolveu seu próprio Sonic para PCs. Ele roda em Windows e Linux e, acredite, é bem melhor do que você deve estar pensando que é. O mais interessante de tudo é que o programa é em código aberto, ou seja, você pode ir lá no site do projeto e baixar o código, fazendo suas próprias alterações no programa!
Outra coisa interessantíssima é que é possível editar suas próprias fases, e nem parece algo tão complicado. O próprio Alexandre disponibiliza alguns tutoriais no site ensinando os procedimentos.
O OpenSonic não se atém à jogabilidade clássica da série. O Alexandre acrescentou alguns elementos, como a possibilidade de jogar com Sonic, Tails e Knucles juntos, alternando entre eles ao longo das fases para resolver puzzles diversos. É um trabalho realmente fantástico. Veja este vídeo para ter uma idéia de como é o jogo:
Eu fiz uma breve entrevista com o Alexandre por email:
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GAGÁ GAMES: Para começar, nós gostaríamos de saber um pouco sobre você. Quantos anos tem, se tem experiência anterior como programador, o que faz da vida…?
ALEXANDRE MARTINS: Meu nome é Alexandre, tenho 20 anos e sou estudante de Ciência da Computação da USP ( http://www.linux.ime.usp.br/~alemart/ ). Desenvolvo jogos desde os 8 anos de idade, e de lá para cá já aprendi muita coisa. No entanto, quanto mais a gente aprende, mais a gente vê que ainda existe muito mais para aprender! Meu sonho é trabalhar com jogos profissionalmente.
GG: Por que o Open Sonic? Qual é o seu objetivo com esse projeto?
AM: Desenvolvo o Open Sonic ( http://opensnc.sf.net ) porque amo o que faço (criar jogos). Mas também há outros motivos: colocar em prática o que aprendo na faculdade, ganhar experiência em um projeto maior, fazer alguma propaganda do meu trabalho, etc.
GG: Quais ferramentas e linguagens você usou para desenvolver o Open Sonic?
AM: O jogo é feito em linguagem C juntamente com a biblioteca de programação de jogos Allegro ( gratuita e livre, vide http://alleg.sf.net ). A ferramenta utilizada para escrever o código é o Editor de Texto VIM ( http://www.vim.org ), bastante popular no Linux e também disponível para Windows. Para realizar um bom trabalho nem sempre é necessário ter ferramentas caras. No nosso caso, um computador com internet é tudo o que se precisa para criar o game. Todas as ferramentas que utilizei (e utilizo) para criar o jogo foram “baixadas” gratuitamente da Internet.
GG: Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou com o projeto?
AM: A maior dificuldade foi (e ainda é) o tempo. Desenvolvo o Open Sonic no meu tempo livre. Comecei em Agosto de 2008, e basicamente após as aulas da manhã e depois de almoçar no “bandejão” (restaurante universitário) da USP, eu programava o jogo até começarem as aulas de Física da tarde. Também usava algumas noites livres para programar. No final do semestre vieram as provas e tive que congelar o projeto, mas o retomei com força total nas férias. Assim sendo, consegui lançar a primeira versão em Fevereiro de 2009.
GG: Para o sujeito que der uma olhada no seu trabalho e disser “que legal, quero fazer isso também”, que conselhos você daria?
AM: O ponto principal é ter muita força de vontade e *fazer o que gosta*. A maioria devastadora dos projetos de jogos feitos por hobby é abandonada (muitas vezes nem mesmo versões “demo” são lançadas), pois as pessoas desistem no meio do caminho. As pessoas gostam de falar/discutir bastante, mas são poucos os que realmente colocam a mão no fogo e fazem as coisas acontecerem. Tem uma propaganda da IBM que eu acho genial. Ela fala: “PARE DE FALAR! COMECE A FAZER!”. Para desempenhar um trabalho não devemos ficar esperando as “condições ideais” ou as “oportunidades”. Se a oportunidade não existe, então nós mesmos devemos criá-la.
Possuindo esses requisitos, basta começar ( que tal hoje mesmo? 🙂 ). Eu comecei aos 8 anos, mas atualmente a Internet é bem maior do que quando eu era criança, então ficou muito mais fácil achar material para estudar. Aprendi muitas coisas antes de entrar na faculdade, inclusive lançando alguns projetos. Mas depois que entrei comecei a aprender muito mais e com maior velocidade, e me empenho para melhorar a cada dia.
GG: Muito obrigado pela entrevista, Alexandre!
AM: Muito obrigado pela oportunidade desta entrevista. O Open Sonic está em desenvolvimento e atualmente procuramos pessoas interessadas em colaborar, especialmente artistas (pixel art) e músicos. Para saber como é possível contribuir, por favor entrem no site do projeto: http://opensnc.sf.net .
O q mais senti falta foram outros personagens, concordo q depois do sonic 3 não teve mais jogos do sonic d verdade(acho q o sonic advanced 3 é até legal pq usa duplas, quase o q ele fez, q para mim parece q foi baseado na jogabilidade do sonic heroes, mas muito melhorada)
Tallarico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O que eu achei mais interessante foi essa possibilidade de trocar de personagens pra completar puzzles específicos.
O Alexandre falou muito bem sobre a força de vontade e fazer o que gosta. Já participei de um projeto de desenvolvimento de jogos na faculdade e o pessoal acabou desistindo nas primeiras barreiras. Você tem que saber o que tá fazendo e gostar do que vai fazer, se não num rola mesmo.
Sérgio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Rapaz, sem querer ser Zeca Pimenteira, mas espera só até a SEGA ficar sabendo disso!!!
Fabio A. Mazzarino[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parabéns para o Alexandre, não só pelo resultado bacana mas também pela determinação em tocar esse projeto pra frente!
Particularmente eu não sou tão fã assim do Sonic e confesso que um Open Super Mario World me apeteceria mais! Mas para os orfãos da Sega esse esqueminha aí realmente vale ouro!
Queria ver alguém tentar fazer um New Sonic, aos moldes de New Super Mario Bros… jogabilidade 2D, side scrollling e com todos os gráficos em 3D! Aí sim a Sega veria que isso venderia rios de dinheiro!
Samuel Batista[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Realmente é muito interessante esse projeto do Alexandre. E concordo totalmente com o Samuel: que a SEGA faça um “New Sonic” com jogabilidade 2D mas com gráficos e sonoridades dos consoles atuais! Seria a glória!!! O verdadeiro Retorno do velho e bom ouriço… porque aquele Sonic Unleashed chega a ser deprimente…
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parabéns ao @lex, já deixei um post especial à ele no Po.B.R.E. 🙂
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Open Sonic no Dreamcast
COMO COLOCA PRA 2 JOGADORES NO JOGO ?
VANESSA[Citar este comentário] [Responder a este comentário]