Resumindo a pendenga: vocês já devem saber que a equipe Water Melon, formada por fãs da Sega, lançou o jogo Pier Solar para o Mega Drive há não muito tempo. Trata-se de um BIG cartucho que, devido à sua tiragem pequena, já virou item de colecionador.

O bonitão aqui localizou o jogo para o português (bom, mais ou menos), e como prêmio recebeu a primeira e limitadíssima tiragem inicial de luxo do jogo. Ela vem cheia de mimos para colecionadores, e apenas 800 cópias foram feitas. Ou seja, daqui a uns anos eu posso vender minha cópia lacrada e pagar a faculdade do meu filho. Ou comprar um Porsche 911. Duvidam? Pois vejam só por quanto este sujeito está vendendo uma cópia lacrada de Stadium Events.

O manual tem acabamento luxuoso (foto “afanada” do site oficial)

Acontece que eu não sou exatamente um colecionador. Embora a ideia de ficar trilhardário vendendo minha cópia lacrada do Pier Solar daqui a uns anos seja tentadora, tá dando vontade de abrir o bichinho e jogar no meu novíssimo (e velhíssimo) Mega Drive. Pensei em fazer um diário de bordo aqui no site, contando sobre o jogo e sobre o trabalho de tradução… mas aí penso no Porsche 911, e fico nesse dilema.

Portanto, senhoras e senhores, it’s in your hands: eu abro minha cópia do Pier Solar para fazer o diário de bordo aqui no Gagá Games e desisto de curtir meu aniversário de 50 anos em Paris,  ou preservo a história gamer e deixo o jogo lacradinho e sagrado aqui no meu armário como um futuro investimento? Votem aí embaixo. A voz do povo é a voz de Deus. E eu sou ateu, mas isso não vem ao caso 😛

O Gagá abre ou não abre sua edição limitada de Pier Solar?

  • Sim! Deixa de frescura! Abre o jogo e vai jogar, caramba! (65%, 169 Votes)
  • Não! Deixa essa joia lacrada, é história gamer a ser preservada! Você vai se arrepender se abrir! (35%, 92 Votes)

Total Voters: 260

Carregando ... Carregando ...
Pier Solar: O Gagá deve ou não deve abrir a embalagem?

84 ideias sobre “Pier Solar: O Gagá deve ou não deve abrir a embalagem?

  • 17/07/2011 em 3:25 pm
    Permalink

    Não quero ser chato, mas este game não é reconhecido pela sega como produto oficial.

    É muito pouco provável que venha a valer no futuro, algo além do que foi pago.

    Produto não oficial, é como produto pirata, as vezes nem vale o quanto pesa.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/07/2011 em 3:34 pm
    Permalink

    Uma edição igual a tua usada no ebay eu acabei de ver e ta 166 dólares.

    Sinceramente, eu acho q vai valer uma boa grana no futuro, mas não o suficiente pra vc comprar uma moto. Vc não vai ficar rico vendendo o cartucho. Esse cartucho q vc citou valendo 50000 dólares teve uma tiragem 100x mais limitada q o píer solar. Não se engane.

    Abraço

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/07/2011 em 3:50 pm
    Permalink

    Gagá, não se engane, esse pessoal tá é com inveja do seu porche no futuro hehehehehe.
    Na boa, eu não abriria e deixaria isso pra pensar daqui uns 20 anos. Pode parecer besteira, mas muitos de nós tiveram pais que fizeram algo parecido e deu uma forcinha posteriormente, nem que seja para terminar uma reforma em casa com a verba hehehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/07/2011 em 7:00 pm
    Permalink

    o que o Gaga tá esperando pra abrir o Pier solar? faz tempo que não tem um diario de bordo, então que seja desse game que eu to interresado em conhecer.

    alias, se o Gaga abrir, ele vai por na net pra donwload?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/07/2011 em 7:11 pm
    Permalink

    Olha, opinião de colecionador.
    Abre e joga, cara.
    É facto que edição lacrada vale muito mais que edição completa, que vale bem mais que cartucho loose.

    Mas na real, foram colecionadores de especulação, que foram os responsáveis pela bolha dos quadrinhos na década de 90 e pelo encarecimento dos cartuchos e videogames antigos nos dias de hoje, ou seja, eu coleciono para min, para meu uso, não para especulação, se eu quisesse enriquecer com especulação, existe a Bolsa é pra isto.

    A função de jogos de videogame é a diversão, logo jogue-o. Enjoy meu velho.

    Nota: Pô, bem que o povo da Water Melon podeia lança uma nova tiragem.

    Nota 2: Se eu peguei meio pesado desculpa-me, eu sou meio sem jeito as vezes.

    Nota Final: Ocê decide meu velho, confiamos em ti, siga teu coração.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/07/2011 em 7:47 pm
    Permalink

    Nunca entendi essa história de comprar só pra ter. De que adianta? P/ vender no futuro e ganhar grana, não creio. Igual um tanto de colecionador aí, salas e salas de jogos. Quantos eles terminaram??? Comprar jogo pra servir de enfeite, na MINHA opinião é estupidez. Como disse o cara aí pra cima, a função de jogos de videogame é a diversão.
    Analogia com livros, vai comprar pra pagar de culto? Culto é quem lê. Bacana é quem joga!! Jogue e seja feliz.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/07/2011 em 9:21 pm
    Permalink

    Pelos comentários aqui e no post sobre o Sega-Cd, você vai ser “meio” obrigado a abrir, pra não ficar com imagem de sovina.
    Eu não abriria nem a pau, ainda mais porque não tarda e nego descobre um jeito de dumpar o bicho e você vai ficar injuriado “putz, abri e agora tem rom espalhada pra todo lado”.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/07/2011 em 10:28 pm
    Permalink

    Poxa gagá, então o certo teria sido vc ter comprado logo 2 cópias logo no início, se estava planejando guardar uma lacrada… =/
    não tem como vc “jogar verde pra colher maduro” com o túlio ou alguém da equipe, em reconhecimento ao seu trabalho da trad? hehe 😀
    Bom, vc tbm pode esperar um pouco até alguém anunciar uma versão usada do jogo, vendida por bem menos q o valor atualmente pedido no ebay…
    Quanto ao jogo ser disponibilizado via rom, eu sou contra, prefiro q ele permaneça apenas no cartucho (e cd).
    abraço e boa sorte em sua decisão.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 12:40 am
    Permalink

    Joga, faz um puta diario de bordo, traduz pra inglês, faz um videoreview, um letsplay, disseca os aspectos tecnicos e de tradução, depois guarda tudo muito bem guardadindo, publica em alguma revista, cria um momento inesquecivel em sua vida, deixa 10.000 pessoas com inveja por não terem como jogar esse game nem em emuladores, espera uns anos e troca por um Wolksvagen mesmo que já ta bom

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 1:19 am
    Permalink

    Cara se eu fosse você definitivamente não abriria. Daqui uns 10 anos no mínimo uns U$2000,00 vocè acha. Ja é bem melhor que nada. Eu sei que as vezes o dedo coça para abrir as coisas novinhas mas isso é só vontade, depois que você abre perde a graça.
    Só mais uma coisa: NÃO ABRA!!!!!!!!!!!!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 1:45 am
    Permalink

    Ah, essa é fácil: jogos foram feitos para jogar, então abre logo esse treco ae… e ainda tem um porém: quando você estiver lá dirigindo o seu carrão importado e lembrar que deixou de jogar um jogo que você participou, no vídeo-game original como nos bons tempos em que o 16-bit reinava como é que vai ser?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 7:36 am
    Permalink

    Estou adorando os comentários deste post, ilustram bem os pontos de vista diferentes em torno desse lance de colecionismo.

    Yuri :
    não tem como vc “jogar verde pra colher maduro” com o túlio ou alguém da equipe, em reconhecimento ao seu trabalho da trad? hehe :D

    Na verdade, a minha cópia já é o reconhecimento pelo trabalho, eu não paguei por ela…

    E sobre o lance que a turma está comentando da ROM, parece que o jogo tem um mecanismo especial, e emuladores comuns não rodam a ROM dele. Seriam necessárias alterações nos emuladores existentes hoje, e ouvi um papo de que os principais autores de emuladores não estão muito afim de fazer isso, porque não querem acabar com a magia do cartucho do Pier Solar e tal. Se procede ou não eu não sei, mas foi o que li por aí.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 9:02 am
    Permalink

    Unknonownuser2 :
    Não quero ser chato, mas este game não é reconhecido pela sega como produto oficial.

    Nada disso,o fato do jogo ser não oficial mts vezes até eleva o valor de mercado.
    Lembre-se que jogo não oficial é MT diferente de jogo pirata/hack (que são feitos em cima de jogos já existentes. Esses sim nào têm valor algum de mercado)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 9:12 am
    Permalink

    Eu votei que vc não deveria abrir, mas depois lendo o texto com calma eu vi que vc disse que o jogo não deve ter outra tiragem.

    E gostaria de perguntar: Por que causa, motivo, razão ou circunstância eles não vão lançar mais???????????????????????????????? (insira aqui mais 6×10²³ pontos de interrogação). A menos que os próprios criadores do jogo estejam sentados em montes de jogos lacrados pensando em soltar uma cópia no eBay a cada 10 anos, não vejo motivo algum pra isso… Eles não querem ganhar mais dinheiro? Ou então querem ficar com essa idéia imbecil de “síndrome de underground”, querendo deixar o jogo pra sempre na semi-obscuridade?

    Se for realmente o caso de não lançarem mais jogos, aew eu sou obrigado a mudar o meu voto e falar pra vc abrir. Pq realmente, ter jogo lacrado só por ter é que nem aquelas mães que compram bonecas pras filhas mas as obrigam a deixar lacradas em cima do armário…
    Passar vontade só pra manter o jogo lacrado eu acho bobeira.
    Até msm pq, essas edições especiais valem mt grana msm se estiverem abertas (mas COMPLETAS e BEM CONSERVADAS, de preferência com o plástico original). Se vc quiser vender daqui a uns anos, ainda vai poder fazer uma boa grana

    Mas só uma parada sobre colecionismo, dificilmente algum colecionador deixa de jogar o jogo pra deixar de enfeite (eu pelo menos não conheço nenhum colecionador que faça isso, e olha que eu conheço mt gente nesse meio).
    O que acontece é que tem mt colecionador (como eu) que compra jogos mais pra fazer coleção msm, nào tanto pra jogar. Percebam que “deixar de jogar pra deixar de enfeite” e “comprar pra colecionar” são coisas MT diferentes. A 1a é vc querer jogar um jogo mas não jogar pq nào quer estragar,gastar o cartucho, criar micro amassados no manual, etc. Isso sim eu acho idiotice.
    A 2a é vc comprar jogos que vc já não tem mt intenção de jogar, mas são jogos que vc gostaria mt de ter (como algumas edições especiais que eu tenho,especialmente desses simuladores de encontro, que são jogos meio toscos mas com edições especiais lindíssimas). Qto a isso não vejo problema nenhum

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 9:14 am
    Permalink

    É simples Gagá:
    1-)Se vc coleciona games e seus derivados – não abra;
    2-)Se vc não coleciona nda (ou quase nda sobre games) – abra e faça a alegria da galera com o diário de bordo.
    Não votei em nda, a decisão é toda sua (falando como o Drew, não queria estar na sua pele agora – decisão difícil essa!!!).
    Mas boa sorte em qualquer decisão que vc tomar!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 10:35 am
    Permalink

    Como alguns aqui não votei e nem irei porque essa é uma decisão sua, mas se fosse eu já teria aberto hehe.
    Vi o link no outro tópico do jogo de 50 mil que o cara está vendendo, jogo selado é mais valorizado sim, mas quanto tempo vai demorar para ele vender? Ele não vai vender se um dia para outro.
    E por fim, você vai ter coragem mesmo de vender depois?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 10:40 am
    Permalink

    Abre logo de uma vez, homem. Até para depois eu encher o seu saco e passar na sua casa todo dia só para jogá-lo…

    Agora, falando sério: eu compartilho com a idéia de que, se vc comprou algo, é para vc se divertir com ele. Logo, essa idéia de comprar algo e deixar lacrado para que o produto se valorize acho uma grande besteira. Sem falar do que o James citou: esse ato de colecionismo pura e simplesmente para enriquecer foi o que causou a bolha dos quadrinhos nos anos 90. Sem falar que não precisa disso: se vc conservar bem o seu produto ele ainda valerá uma grana razoável depois de algum tempo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 10:57 am
    Permalink

    Acho que nem vai valorizar tanto, mesmo sendo uma edição de luxo e o jogo tendo poucas tiragens, no fim das contas não é um clássico que saiu nos anos 90, acho que esses são bem mais valorizados ._.

    Abre logo e nos faça o diário de bordo *-*

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 3:02 pm
    Permalink

    @Jorge Chernicharo

    Verdade.. pq não tem mais tiragem? Se tem demanda, pq não há oferta? Cuzice? =/

    Alias, depois de escrever isso pintou uma duvida: Não vai ter mais essa ediçao q vc tem luxuosa ou não vao ter mais copias (mesmo q menos luxuosas) do jogo? Fiquei na duvida agora…
    Se não tiver copias da ediçao limitada, td bem eu entendo…
    Mas nao ter copias normais é babaquice :/

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 3:08 pm
    Permalink

    Faça bem: Compre uma versão comum e deixa a versão de luxo lacrada, uéah?
    OBS: Tô doido para jogar Pier Solar, mas a versão Demo parece ter muitos erros (demais, é horrorosa, creio que o jogo original completo seja bem melhor)…
    Pena que ão veremos uma Rom dele por um bom tempo…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 3:19 pm
    Permalink

    Jogue e divirta-se. Faça um diário de bordo para consolar os que não puderam ou não conseguiram adquirir o jogo. Guardar esse jogo é perda de tempo já que o mundo acaba no ano que vem ou na pior das hipóteses algum bueiro pode estourar durante uma caminhada sua.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/07/2011 em 3:31 pm
    Permalink

    Jorge Chernicharo :
    E gostaria de perguntar: Por que causa, motivo, razão ou circunstância eles não vão lançar mais???????????????????????????????? (insira aqui mais 6×10²³ pontos de interrogação). A menos que os próprios criadores do jogo estejam sentados em montes de jogos lacrados pensando em soltar uma cópia no eBay a cada 10 anos, não vejo motivo algum pra isso… Eles não querem ganhar mais dinheiro? Ou então querem ficar com essa idéia imbecil de “síndrome de underground”, querendo deixar o jogo pra sempre na semi-obscuridade?

    É exatamente o que está me passando pela cabeça, sem querer fazer juízo precipitado dos caras, mas talvez já fazendo. Se tem tanta gente querendo comprar, e pelo que entendi, o projeto havia começado sob o rótulo de “sem fins lucrativos”, então por que não fazer mais e atender a demanda?

    O valor de compra do cartucho não compensa o gasto de produção e envio? Seria o único argumento aceitável para não fazer mais, afinal os produtores não são Papai Noel pra ficar levando prejuízo. Senão, me parece um lance meio astroturfing (perdão aos estudantes de publicidade, li sobre isso um tempo atrás): “olha este game, é sensacional, 64 mega, o maior de todos e… ninguém vai ter. Quer? Vai no E-bay e compra por 200 doletas”.

    Esse é mais um motivo pelo qual torço para que consigam extrair a rom do jogo. Esse negócio de “eu tenho o cartucho, quem tem rom é larápio e deve morrer” é ridículo, coisa meio Quico “olha a minha bola, eu tenho e não te emprestoo”. Quem tem o cart, parabéns pela aquisição, e dane-se se o vizinho tem a rom, problema dele.

    E tem outra: do que adianta o Gagá abrir, fazer uma matéria rica, legal pra caramba, se ninguém vai ter como reproduzir jogando? Só pra ler e ficar chupando dedo mesmo, como nas velhas revistas que a gente lia, via aqueles baita jogos de Neo Geo e 3DO e não podia jogar porque o preço era absurdo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *