Olá amigos do Gagá Games! Eu, André Breder, o velho amigo de vocês trago nesta quinta-feira mais uma edição do Recordar é envelhecer! Desta vez recordo o primeiro jogo da série Contra, que teve uma versão muito bacana para o eterno NES! Espero que gostem do texto… boa leitura e cuidado com os aliens!!!
O início de outra grande série no mundo dos games!
Contra é uma das séries de ação mais aclamadas da história dos videogames!
O primeiro jogo da série foi originalmente criado para o Arcade, mas depois teve uma excelente versão para o NES (lançada no ano de 1988)!
No primeiro episódio da série, o jogador entra na pele de dois soldados que devem salvar todo o planeta Terra de uma ameaça alienígena!
História
No ano de 1957, um misterioso meteoro caiu em uma ilha da América do Sul. 30 anos depois, descobre-se que o meteoro trouxe consigo vida alienígena!
O líder dos aliens, chamado Red Falcon, planeja fazer um ataque fulminante no planeta Terra, acabando com toda a humanidade! Dois soldados veteranos, Scorpion e Mad Dog, são convocados para salvar o mundo, tendo a difícil missão de infiltrarem na ilha do inimigo e exterminar todo ser hostil que tente impedi-los de destruir Red Falcon.
Contra é um jogo extremamente empolgante, e graças a sua ação contínua, obriga o jogador a ter uma grande agilidade com seu personagem, atirando em tudo o que se move na tela, e ainda tendo que desviar dos ataques inimigos para não morrer! Não há pontos de vida, leve um simples “tirinho” para perder uma vida.
Detalhes que fizeram de Contra um clássico!
Um fator interessante é que o jogo possui dois modos de câmera principais, com fases com jogabilidade horizontal (seguindo da esquerda para direita) e jogabilidade traseira (onde a câmera é fixa atrás do personagem e você tem uma visão “quase” de segunda pessoa).
Os dois soldados podem encontrar durante o jogo quatro diferentes tipos de armas e até mesmo um item especial que os deixará imortais, para dar uma força na difícil missão que eles possuem.
Gráficos bons, efeitos sonoros e músicas excelentes!
Os gráficos são simples mas bem bonitos e coloridos. Os cenários de fundo do jogo são bem detalhados e diversificados. Alguns chefes aliens são gigantescos e estão muito bem desenhados! Para a pouca memória que o jogo tem, tudo ficou até que bem caprichado!
Os efeitos sonoros estão perfeitos! Os sons dos diversos tipos de tiros, explosões, etc, está tudo muito bem feito. As músicas são extremamente boas! Empolgantes mesmo! A Konami mostrou que desde o início, sua equipe não dá bobeira quando o assunto é trilha sonora de um jogo!
Uma ótima jogabilidade e um alto nível de dificuldade!
Os controles estão mais que perfeitos! A jogabilidade de Contra é sem dúvida o seu maior destaque e a responsável por este jogo ser tão bom! Todos os comandos são executado de maneira rápida, sem nenhum atraso.
A dificuldade do jogo é extrema! Você começa o jogo com apenas três vidas e com uma arma bem ruim. E como já disse antes, seu personagem não tem pontos de vida, mas em “compensação”, há um exército inteiro para se enfrentar, além de fases cheias de abismos, canhões, armadilhas e até lança-chamas! E quando você pega uma arma especial fique atento para não morrer, ou voltará a ficar com a fraca arma inicial. Se você ficar emperrado em alguma fase e chegar a esgotar os três continues, o jeito será apelar para o clássico macete que dá 30 vidas para cada jogador para facilitar as coisas no jogo.
Conclusão
Contra é mais um clássico eterno da era NES! Um ótimo início para uma série que até hoje continua viciando milhares de jogadores ao redor do mundo, graças a sua ação eletrizante! Um game que realmente fez, e faz, história!
Êta joguinho difícil esse. Aff, nem sabia desse macete de 30 vidas.
Agora mudando de assunto, a Konami agora só produz Winning eleven e MGS? Ou o avançar da minha velhice tá corroendo minha memória?
oicraM[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não se esqueça de Suikoden e Castlevania, dois jogassos!!!!!
Kal “Bangagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Contra é classico, belo e fantástico!
A dificuldade é que dava mais sabor…
(lembrando dos dias de infância na serra, jogando Contra com Ulisses…)
Kal “Bangagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@oicraM
Como já disse o Bangagá, existem as franquias Suikoden (RPG) e Castlevania, além da franquia Silent Hill, que também é bem famosa entre os fãs de “Survival Horror”. Agora os “pesos pesados” da Konami hoje em dia são realmente as franquias Winning Eleven (que hoje em dia, se não estou “caducando” tem até outro nome) e Metal Gear Solid.
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ah, e eu já ia me esquecendo… não devemos esquecer do Contra 4, lançado não faz muito tempo para o Nintendo DS!
André “Caduco” Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu jogava Contra incessantemente quando era moleque. Confesso que eu era fracote e só zerava com aquele macete de trinta vidas.
Meu contra favorito é o do SNES. Para mim, é o jogo de ação perfeito.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Recordar é envelhecer: Super C (NES)
Pingback:Gagá Games » Recordar é envelhecer: Contra III - The Alien Wars (Super NES)
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 16