Olá amigos retrogamers! Aqui é o seu colega André Breder para trazer até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! Hoje irei relembrar um game de luta que pode ter passado despercebido por muitos na época, mas que vale ser conhecido, principalmente se você for um eterno fã da SEGA: trata-se do título Golden Axe – The Duel. Tenham todos uma boa leitura e até mais!

Introdução

Na metade da década de 90 os games de luta estavam em alta! Street Fighter II, Mortal Kombat, Fatal Fury… eram tantos títulos de qualidade no mercado, que os jogadores que curtiam o gênero não tinham do que reclamar. De olho nesse sucesso, a SEGA fez algo que para muitos seria óbvio: lançar um game de luta baseado em sua lendária franquia Golden Axe. Se a série já tinha em suas versões domésticas o viciante modo Duel, onde muitos jogadores deixavam de jogar o modo normal do game para passar horas lutando contra as mais terríveis criaturas, porque não lançar um game somente focado neste modo de jogo?

E foi exatamente isso o que ocorreu em 1994, quando a SEGA lançou para os fliperamas o game Golden Axe – The Duel, jogo que trazia muitas semelhanças com outro game de luta da época, cujos personagens também faziam uso de armas brancas durante os combates: Samurai Shodown, da SNK. The Duel copiou na cara dura mesmo muito deste título, que foi lançado um ano antes, mas ainda assim conseguia ser mais uma boa opção para os viciados fãs de jogos de luta…

Sobre o game

A história de Golden Axe – The Duel é a seguinte: muitos anos se passaram desde o último confronto com o terrível Death Adder, mas as forças das trevas novamente estão em atividade, e uma nova guerra entre as forças do bem e do mal está prestes a começar. O lendário “Golden Axe” se torna alvo da cobiça de seres malignos, e o asqueroso Death Adder ressurge do mundo dos mortos para tentar colocar mais uma vez suas mãos nesta arma poderosíssima. Felizmente existem bravos guerreiros, como Gillius Rockhead e Milan Flare, descendentes diretos de dois lendários heróis do passado, que farão de tudo para impedir que o machado sagrado seja possuído pelo mal. Começa então uma série de combates, onde vários guerreiros de diversas localidades de Yuria lutarão até a morte pela posse do machado dourado.

Ao todo, The Duel traz 10 personagens jogáveis, e mais um, que é a personificação do próprio Golden Axe, como último chefe do game. Cada qual possui suas características, e todos são personagens totalmente condizentes com o universo fantasioso da série Golden Axe. Para os fãs do grande vilão da série, uma grata surpresa: Death Adder é um personagem jogável!

Graficamente The Duel é um game belíssimo! O jogo traz personagens em estilo “cartoon”, o que ficou bem bacana. Existem cenários dos mais variados presentes no game, e todos trazem muitos detalhes para serem observados, e mantém o clima medieval e fantasioso que todo Golden Axe deve ter. As cores foram bem empregadas, os personagens tem uma ótima animação, e até o efeito de zoom visto nos games da SNK foi copiado na cara dura: onde o cenário pode ser melhor visualizado na tela quando os lutadores ficam muitos distantes um do outro. Existe também o efeito de “slowdown” que ocorre quando um personagem sofre um ataque mais contundente, algo que foi “roubado” do jogo Samurai Shodown. A SEGA realmente é uma sem vergonha!

Os efeitos sonoros são caprichados, e um dos pontos mais bacanas é o fato do jogo trazer vozes digitalizadas para cada um dos personagens, que sempre soltam um gemido ou grito ao atacar ou ao serem atacados. A trilha sonora é boa, mas está longe de ser empolgante como a do Golden Axe original. No fim das contas, as músicas cumprem seu papel, e nada mais, o que chega então a ser um fator um pouco negativo, pois Golden Axe é para muitos sinônimo de trilha sonora épica e fantástica.

A jogabilidade de The Duel é boa, e totalmente similar a de outros games de luta da mesma época, onde, claro, Samurai Shodown da SNK foi a principal “fonte de inspiração” para os programadores do game. Aqui são seis botões reservados para os golpes dos personagens, seguindo um esquema similar ao da série Street Fighter, trazendo ataques com três tipos de intensidade: fraco, médio e forte. Golpes especiais podem ser feitos da mesma maneira dos outros jogos concorrentes do mesmo gênero, portanto qualquer um que fosse fã de games de luta, já estaria familiarizado com os comandos logo na primeira vez que jogasse Golden Axe – The Duel.

Assim como visto em Samurai Shodown, em The Duel existem ataques com as armas e ataques com os pés, além da possibilidade de fazer os personagens correrem para cima de seus oponentes, dando dois toques no direcional, e também recuarem de maneira rápida, dando dois toques na direção contrária a que está o adversário. A forma de defesa segue também o mesmo esquema de Street Fighter/Samurai Shodown, ou seja, para se defender basta apertar o direcional para o lado oposto do qual está atacando o oponente; e a forma de pular é também idêntica aos demais games de luta, bastando apertar o botão direcional para cima.

Algo bacana é a presença dos pequenos ladrões de pote de magia em The Duel, que aqui ficam aleatoriamente “passeando” pela tela durante os combates, podendo ser então atingidos pelos golpes dos lutadores e consequentemente deixando potes de magia no processo, que podem ser acumulados pelos jogadores (ou pelo adversário, no caso de uma jogatina solo), permitindo que eles acionem um modo onde ficam mais poderosos. É a magia a serviço da destruição!

Como todo bom Arcade de luta, The Duel é um game que traz um desafio bem alto. Normalmente a primeira e a segunda luta costumam ser mais fáceis, mas já a partir da terceira batalha os adversários começam a ficar bem “apelões”. Ter um bom domínio nos comandos do jogo é algo essencial para se dar bem neste game, pois os inimigos não irão em momento algum dar “colher de chá” para o jogador. As última batalhas chegam a ser terríveis de tão difíceis, com adversários defendendo todos os golpes com precisão, e também atacando de uma forma implacável! The Duel definitivamente não é um game para os mais “fracos”.

Conclusão

Golden Axe – The Duel é um bom título de luta, apesar de não ser nada original. Mesmo assim trata-se de uma game divertido e que traz um desafio bem alto, o com certeza fez muitos jogadores perderem fichas e mais fichas ao tentar chegar no final deste jogo. Em 1995 The Duel acabou sendo lançado pela SEGA no Japão para seu console de 32 Bits, o Saturn, e no ano seguinte Estados Unidos e Europa também tiveram esta versão lançada por lá. Era a oportunidade dos fãs da franquia Golden Axe de possuírem este Arcade em seus lares por um precinho camarada.

Recordar é envelhecer: Golden Axe – The Duel (Arcade)
Tags:                             

33 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Golden Axe – The Duel (Arcade)

  • 07/04/2012 em 1:28 am
    Permalink

    Lembro-me das revistas da época noticiarem sobre este jogo, infelizmente nunca vi o arcade por aqui. Joguei no Saturn, apesar dos bons gráficos, não gostei d a jogabilidade, mas vale apena conhecer por ter os personagens da serie Golden Axe.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 2:39 am
    Permalink

    Infelizmente, nunca nem “senti o cheiro” deste jogo… seja em arcade ou Saturn.
    Mas, pelo que li agora, a Sega foi de uma cara de pau absurda. Só faltou algum tipo de juíz acompanhando a luta porque, o resto do Samurai Shodown, foi todo copiado.
    Hehehe!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 8:16 am
    Permalink

    Eu só joguei este jogo no Saturn. Nunca ví uma máquina dessas por aqui. Minha experiência com este jogo foi mínima, pois na época que tive o Saturn, graças a pirataria e seus jogos a R$ 5,00, jogo era o que não faltava. Lembro que quando fui pegar uns jogos, além desse e alguns outros, eu tinha conseguido o Darkstalkers Revenge e achei muito melhor que Golden Axe The Duel e assim como muitos outros jogos, esse ficou na prateleira esquecido.

    Falow! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 9:57 am
    Permalink

    @Fernando Fenero

    Aqui em casa ele roda belezinha via MAME.

    @Lisandro

    É um game mais voltado mesmo para os fãs de Golden Axe, pois em comparação com os outros games de luta da época, The Duel perde feio. Mas ainda assim é jogável e divertido.

    @Douglas Deiró

    Qualquer coisa dá uma “testada” neste game via MAME… isso se for fã de Golden Axe, pois do contrário, fique com o excelente Samurai Shodown.

    @istemthebronx

    Se tem vontade de conhecê-lo, é só baixar a rom e uma boa versão do MAME. Apesar de ser um Arcade “obscuro”, hoje você acha a rom dele fácil pela net.

    @piga

    Darkstalkers… tá aí uma série que joguei muito pouco. Qualquer hora pego um game desta franquia para jogar mais seriamente, pois parece ser mesmo interessante.

    @yugo

    Pra mim nenhum superou Street Fighter II, e suas variantes (1 e meio, Turbo, Super,etc). 8)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 11:37 am
    Permalink

    Esse daí tbm eu só a vi a versão do Saturn, quando meu irmão comprou o dele igual ao do piga (versão Jack Sparrow, claro). O jogo em si é bem feitinho e tal, porém a jogabilidade é terrível, bem dura e os golpes não saem fácil não… lembro que a SGP fez uma matéria dele, e ela não mencionava essa jogabilidade “travada”… malditos!!!
    Como já falaram, é possível rodar a versão Arcade via MAME (a placa do jogo era a Titan, a mesma do Saturn), porém aqui nos PC’s de casa ele ficava lento… acho q era versão do MAME msm, enfim.
    Saudade legal dos jogos de luta da época, sorte nossa que é possivel jogar tudo isso nos dias de hj, seje de graça ou “comprando” legalmente via internet.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 12:09 pm
    Permalink

    Quando eu e os meus amigos conhecemos esse “Golden Axe”, ficamos bastante surpresos. Seus gráficos lindos e todos aqueles elementos da série num fighting game me impressionaram e muito na época. Até hoje eu tenho uma edição da “Super Game Power” com todos os golpes que adquiri assim que vi esse jogaço na locadora. Velhos e bons tempos aqueles. Deu até vontade de ligar meu Sega Saturn e dar uns sopapos no Death Adder. Rsrsrs…

    Grande abraço,André.
    Fique na Paz.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 12:31 pm
    Permalink

    Uma informação relevantissíssima: SMJ, esse jogo aparece no clipe daquela música “Ei irmão, vamos seguir com fé, tudo que ensinou, o Homem de Nazaré”, do Chitãozinho e Xororó. Pelo menos foi a impressão que eu tive uns 10 anos atrás, quando o clipe passou no Fantástico. Aparecem dois garotos jogando num Saturno, confiram no youtube se puderem.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 3:17 pm
    Permalink

    vi esse jogo em um shopping uma vez,,,raridade mesmo em ve-lo em fliperama,,,acho que o problema mesmo da popularidade desse jogos era as constantes máquinas de simuladores da sega, jogos de luta da snk e namco que estavam em alta nos fliperamas,,,principalmente em shoppings por aqui onde moro,,,dificil concorrer!!!!lembro de ler algo na revista super game power uma vez e para falar a verdade nunca joguei ao seu extremo,,,apenas comprei uma ficha na época onde pude testar esse clássico!!!engraçado que existem muitas pessoas que não conhecem esse jogo,,,mas jogava muito golden axe do mega!!!!a snk já estava superando a popularidade dos jogos da sega na época nos fliperamas…acredito que isso varia de lugar,,,então em determinada cidade de outro estado pode ter sido ao contrário!!!!valeu pelo post!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 4:52 pm
    Permalink

    Joguei só no Saturn a trocentos anos atrás. Na época preferia Samurai Shodown 3 a ele. Sobre emulação, como esse jogo usa a placa Titan (baseado no hardware do Saturn) eu recomendo evitar a versão arcade, pois o MAME exige um PC bem parrudo pra rodar esse jogo. Rode a versão Saturn no SSF que é BEM melhor, emulação perfeita em qualquer computador de 5 anos atrás. Má notícia pro povo de Dingoo, Gemei e cia ainda não tem como rodar ele esses portáteis. E mesmo quando tiver emu, só deve rolar num Arm de 1Ghz e Android pra cima.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2012 em 6:27 pm
    Permalink

    @Erik Serra

    @Jet Fidelis

    Quando eu tinha um PC com o AMD Semprom, lembro que o game rodava lento. Mas depois que comprei um Core 2 Quad, há mais de um ano atrás, o game roda aqui em 60 frames por segundo e sem ocorrer nenhuma queda durante a jogatina.

    @Fagner Mateus

    Espancar o Death Adder é sempre legal, mas confesso que achei interessante foi o fato de poder jogar com ele. Também sempre fui mais fã dos vilões.

    @Jefferson Luiz Emmerich de Borba (Beren Erchamion)

    Legal a curiosidade, mas mesmo assim me recuso a ver um clipe de sertanojo… uahuahuahuahua… 8)

    @helisonbsb

    A SEGA é foda em game de Arcade, sempre foi. Mas no campo de games de luta, ela toma uma porrada mesmo da SNK e da Capcom.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/04/2012 em 7:42 am
    Permalink

    pombas, um Street Samurai “Golden Axe” Fighter Shodown?

    já tinha ouvido falar desse game em outros lugares, mas imaginava que era aquele Golden Axe que se ia com uma Centaura, Golden Axe Revenge era o nome…mas esse é de luta mesmo 0_0

    realmente tenho que zerar esse, já vou baixa-lo. com certeza vou me divertir(e apanhar menos) do que o Samurai Spirits. e tem ele para versão Saturn? é agora que baixo mesmo!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/04/2012 em 4:14 pm
    Permalink

    me pareceu bastante com fatal fury em resolução, cores, movimentação… tudo. já joguei um pouco, e é um game bem básico em jogabilidade, não dá pra ter momentos de alta tensão como em samurai shodown ou pressão/rushdown como em ninja masters (jogão de neo geo, jogabilidade flexível como os games modernos). é um game simples e honesto.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/04/2012 em 8:58 pm
    Permalink

    Fraquinho, fraquinho… É graficamente bonito e só. Perde feio em jogabilidade para qualquer jogo da Capcom e SNK.

    Pudera, saiu na época em que a Sega estava entrando em decadência…

    Golden Axe para mim é beat´em up e acabou. Isso é invenção (ruim) da Sega para tentar acompanhar a SNK e a Capcom, que reinavam absolutas no filão dos jogos de luta.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/04/2012 em 10:50 pm
    Permalink

    @Douglas Deiró

    Vale testar pra ver se vai cair no seu gosto.

    @leandro(leon belmont) alves

    Só não sei qual das versões é a melhor, pois nunca joguei a do Saturn.

    @strider16

    Ninja Masters… não conheço este game. Depois vou dar uma procurada nele.

    @Paulo Mateus

    É um game interessante mesmo, só não espere algo no nível de um Samurai Shodown.

    @Man On The Edge

    Eu até achei legal a tentativa da SEGA. Mas realmente não deu pra vencer a forte concorrência.

    @aki é rock

    O Arcade pelo visto é bem obscuro por estes bandas mesmo. Pelos comentários feitos aqui pouca gente viu essa máquina por aí.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/04/2012 em 12:47 am
    Permalink

    leandro(leon belmont) alves :
    pombas, um Street Samurai “Golden Axe” Fighter Shodown?
    já tinha ouvido falar desse game em outros lugares, mas imaginava que era aquele Golden Axe que se ia com uma Centaura, Golden Axe Revenge era o nome…mas esse é de luta mesmo 0_0
    realmente tenho que zerar esse, já vou baixa-lo. com certeza vou me divertir(e apanhar menos) do que o Samurai Spirits. e tem ele para versão Saturn? é agora que baixo mesmo!!

    Golden Axe: The Revenge of Death Adder é o Golden Axe 2 dos arcades. Esse jogo a Sega nunca portou para nenhuma plataforma caseira (nem mesmo o Saturn que era o rei dos ports “temporões” em 2D). Esse só via MAME. Usava a mesma placa de arcade do Spiderman da Sega (outro que era muita farinha pro Mega Drive, mas não apareceu no Saturn). A Sega tentou fazer um jogo parecido com o Revenge of Death Adder no Golden Axe 3 (que compartilha os elementos bizarros do jogo do arcade), mas falhou miseravelmente.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/04/2012 em 2:32 pm
    Permalink

    Eu jogava esse aí no Saturn. É legal, mas a jogabilidade é muito dura. Nunca achei ele parecido com Samurai Shodown. Se quer um que foi copiado mesmo, também de Saturn, jogue o Dark Legend. Dá até para os personagens perderem a arma no meio da luta.
    Ou então baixe a pseudo-sequência dele que só saiu no Japão, o Suiko Embu FuunSaiki, que é o mesmo jogo com dois personagens a mais e os cenários mais bem animados. É um jogo melhor que o Golden Axe the Duel, vale a pena.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/04/2012 em 3:16 pm
    Permalink

    @Jet Fidelis

    @leandro(leon belmont) alves

    Golden Axe: The Revenge of Death Adder é o meu Golden Axe preferido, juntamente com o primeiro. Até já falei dele aqui no Gagá Games um tempo atrás:

    http://www.gagagames.com.br/?p=19509

    @edu

    Realmente tem muito jogo antigo que a gente mal se dá conta de que existe e que vale ser jogado.

    @maxi2099

    Esse tal de Dark Legend consegue ser mais cópia ainda que o Golden Axe – The Duel? Não, obrigado, prefiro ficar com o Samurai Shodown original. 8)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/04/2012 em 8:54 pm
    Permalink

    Eu odiava esse jogo por um simples motivo: Queria jogar um Golden Axe Hack n Slash e não um “joguinho de luta” (falo pejorativamente pois nunca fui fã do gênero, mas claro que é só uma brincadeira :))

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 10/04/2012 em 7:39 am
    Permalink

    Joguei algumas vezes este jogo no Arcade, e mesmo sendo fã de Golden Axe este me deu muita dor de cabeça e não insisti muito já que na época, para mim, R$ 0,25 era muita grana para se perder no fliper. 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/04/2012 em 11:39 pm
    Permalink

    Joguei no saturno,meu controle quebrou com esse jogo.
    Achava ele legalzinho,parecia aquelas obções “B” para jogos de luta do Saturno.Uma pena que essa placa ai não teve mais games de luta

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/04/2012 em 10:15 pm
    Permalink

    @cis_negro

    Saturn… um console que só vi de perto (numa locadora) mas nunca joguei. Pena a emulação dele ser tão complicada e imperfeita.

    @Cássio “Pé na Cova” Raposa

    Se você não é fã de games de luta, não seria mesmo o Golden Axe – The Duel que te faria mudar de opinião. 8)

    Agora concordo que o legal mesmo é Golden Axe como hack n´slash, apesar de ter gostado deste game e do modo duel dos games lançados para o Mega Drive.

    @†Yciero†

    E este jogo com certeza é um engolidor de fichas!

    @Feijoada Polonesa

    Quebrar o controle do video game nunca é legal… mas isso me aconteceu inúmeras vezes também…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/07/2014 em 11:48 am
    Permalink

    Esse jogo marcou minha infância! Lembro até hoje, eu era molequinho tinha 9 anos na época quando meu pai voltou de uma viajem de paris em 1996 ele trouxe pra mim um Sega Saturn com uns 8 jogos. Dentre eles Golden Axe – The Duel, Panzer Dragoon, Tomb Raider dentre outros clássicos. Não se fazem mais jogos como antigamente, isso é um fato. Tanto no enredo do jogo, como na trilha sonora, na joogabilidade e etc. Até hoje minha frustração é a dificuldade para emular jogos de sega saturn para matar minha saudade. =/ Muito boa a matéria, quem tem seus 30 anos com certeza sente aquela nostalgia muito gostosa. 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/07/2014 em 11:56 am
    Permalink

    E falando mais a minha opinião sobre o jogo em si… Eu achei esse jogo revolucionário, na época. Não achei cópia de Samurai Shadow, nem de Street Fighter, nem de Fatal Fury e etc. Por vários motivos. A jogabilidade é muito completa, você usa armas melee, soco, chute, magias básicas e magias especiais. Sem contar que o método para você carregar sua magia especial é muito criativo (derrubando os gnomos e pegando as poções). Sem contar na dificuldade para você soltar as magias e especiais, na época não tinha tutorial em lugar nenhum, você tinha que aprender na raça, depois que descobria ficava tranquilo mas até descobrir os comandos passava um perrengue! haha Ninguém me ganha com KAIN BLADE até hoje! muhahahaha Eu sou suspeito para falar desse jogo, pois acho um dos melhores VS que eu já joguei na vida.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *