Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para trazer até vocês mais uma edição da coluna Recordar é envelhecer! Hoje vou lembrar de um game de ação/plataforma lançado para o Super NES, que eu joguei muito com meu irmão na época em que as locadoras de games ainda eram uma febre: Joe & Mac. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!
Introdução
Mesmo que milhões de anos separam o homem da era dos dinossauros, na área do entreterimento é comum vermos ambos convivendo na mesma época, seja em desenhos animados (como os Flinstones), seja em games. Joe & Mac é mais um exemplo onde isso ocorre: estamos numa época onde homens das cavernas e os gigantescos dinossauros convivem juntos, só que não de uma maneira amigável.
Joe & Mac do Super NES é uma versão/port do arcade Caveman Ninja da Data East, sendo que ambos foram lançados em 1991. A versão doméstica trouxe algumas diferenças em relação a versão original, como alguns pequenos cortes, como no caso das armas que podem ser utilizadas pelos dois personagens principais do game que foi reduzida na versão do console da Nintendo; e alguns acréscimos, como as fases bônus exclusivas desta versão e um mapa mais amplo para ser explorado.
Joe & Mac é um game de ação/plataforma que pode ser jogado até por dois jogadores simultâneamente na tela, e que segue bem o padrão dos games do mesmo gênero lançado na época, ou seja, um game básico, mas que consegue divertir e entreter por horas e horas.
A trama do jogo é simples e bem clichê: uma tribo rival sequestrou todas as garotas do acampamento de Joe e Mac, e como os dois não querem que sua raça seja extinta, eles partem no encalço das donzelas, tendo assim que enfrentar muitos perigos.
Gráficos e Sonoridade
Algo que chama a atenção logo de cara, é a qualidade gráfica do jogo: Joe & Mac traz belíssimos cenários, sempre habitados por personagens e dinossauros bem estilizados, todos com um design leve e bem infantil. Mesmo se compararmos com a versão lançada para os fliperamas, a versão do Super NES continua sendo muito bonita, e a animação dos personagens na tela é perfeita! Ao jogar este belo game se tem a sensação de estar controlando um desenho animado, tamanha é a perfeição dos gráficos!
A sonoridade do game também é muito boa, tendo efeitos sonoros bem diversificados e todos trazendo um clima bem infantil, típico dos desenhos animados feito para crianças. Até mesmo o rosnar enfurecido dos dinossauros não assustam, e não chega nem nos pés do que é ouvido em filmes mais adultos que trazem seres pré-históricos, como os da franquia Jurassic Park, por exemplo. Joe & Mac é um game leve, feito para as crianças mesmo, e sua sonoridade não poderia ser mais condizente.
A trilha sonora é bacana, com temas variados, sendo que em sua maioria o que se ouve são músicas alegres e agitadas, com um gostoso clima tribal. As músicas que rolam durante as batalhas contra os chefes são mais eletrizantes, daquelas que deixam o jogador com a adrenalina a mil por hora, mas mesmo assim mantém o clima infantil, não destoando do restante das temas que são ouvidos durante a aventura.
Jogabilidade e Dificuldade
A jogabilidade é simples e eficiente, nada que alguém que já tenha jogado muitos games de ação/plataforma antes não domine no ato, ou que jogadores mais novatos precisem apenas de alguns minutos para se acostumar. Todos os comandos funcionam bem, sem atrasos, e a animação na tela como é muito boa, deixa tudo no ponto.
Durante a aventura, Joe e Mac poderão encontrar no caminho ovos de dinossauro, que ao contrário do que se podia imaginar, guardam “upgrades” para as clavas de madeira utilizada pelos trancudos heróis. Com isso a jogabilidade fica ainda melhor, pois pode-se então acertar inimigos à uma distancia segura. De meros ossos até grandes rodas de pedra, estes “upgrades” das armas principais são literalmente uma “mão na roda” para o jogador.
Joe & Mac está longe de ser um game muito difícil, mas também não é um dos mais fáceis, sendo a sua dificuldade bem equilibrada. As fases do game não economizam na hora de encher a tela de inimigos, então o jogador tem que atacar sempre se quiser sobreviver. Alguns abismos mais largos também merecem atenção extra do jogador, que deve executar o pulo “estilo Sonic” (ou seja, rodopiando) para ser capaz de transpor estes obstáculos.
Os inimigos do game são bem variados: dinossauros, homens das cavernas, plantas carnívoras e peixes elétricos são algumas das ameaças que o jogador vai encontrar em sua aventura. Algo curioso está diretamente relacionado na forma de agir dos homens das cavernas rivais, que atacam e muitas vezes tentam fugir logo em seguida, correndo no sentido contrário ao jogador… são uns covardes! Muitos dos inimigos vencidos deixam itens de cura para o jogador, algo que ajuda a amenizar a dificuldade do game, que já não é tão alta.
Os chefes do game trazem seres pré históricos dos mais variados, de Tiranossauros Rex até um grande Mamute, que curiosamente, vai se desfazendo durante o combate! Chega a dar pena do pobre coitado! O último chefe do game é literalmente o capeta: um ser demoníaco infernal, que é muito, muito difícil de ser vencido. Talvez a última batalha seja, na verdade, a parte mais complicada do jogo, já que o restante é bem mais simples e fácil. O game traz ainda a possibilidade de continues infinitos, o que ajuda/permite que o jogador possa treinar bastante até ser capaz de sair de uma fase mais difícil onde esteja “emperrado”.
Conclusão
Joe & Mac é um divertido game de plataforma do Super NES, que mesmo não apresentando nada de realmente novo no gênero, consegue agradar. O modo de dois jogadores simultâneos na tela pode ainda dobrar a diversão, portanto se for jogá-lo, e caso seja possível, dê preferência para se divertir neste modo.
Pingback:Tweets that mention No Gagá Games, o Caduco fala sobre um dos meus jogos favoritos de SNES, Joe & Mac: -- Topsy.com
Joe e Mac é o tipico jogo que diverte, principalmente quando se joga no modo multiplayer. Simples, básico, e acima de tudo divertido.
Ótimo site com um baita trabalho, começarei a postar seguidamente.
Ayraklis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sempre lembro dos belíssimos gráficos de Joe & Mac, apesar de não ter jogado muito. Com certeza foi um dos games que mostraram o que o SNES podia fazer com a sua paleta de cores.
João Ferreira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu gostava deste game, foi legal recordá-lo.
Achava os gráficos bem detalhados. Até pros dias de hoje eles são belos ainda.
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu pela visita! E volte sempre, pois praticamente todos os dias você vai encontrar posts interessantes aqui no Gagá Games.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse jogo é muito bom mesmo…me lembro que também tinha outro pro Snes com tema pré-histórico que também era muito bom….acho que o nome era Congo’s Caper se não me engano….
Excelente review André, parabéns…
Hely[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Hely
Tem o Super Adventure Island (SNES) que o tema era parecido se não estou enganado, não cheguei a jogar no SNES só no NES que o nome era apenas Adventure Island.
Ayraklis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Excelente análise André! Amo esse jogo, foi um dos primeiros que eu joguei no SNES, a versão arcade é ótima tb, mas por questões nostálgicas a do SNES é a minha predileta!
Ah aproveitando, eu fiz recentemente uma análise desse jogo no meu blog. Queria aproveitar também e divulgar meu blog, que é voltado para jogos sidescrolling em geral, dando ênfase nos jogos de plataforma: http://sidescrollcastle.wordpress.com/2010/04/30/joe-mac-snes/
Abraços 🙂
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bom!!! Joe & Mac é um verdadeiro classico do arcade!!
Joguei a versão de SNES, mas a que mais detonei foi a do MEGA DRIVE!!
A de Snes tem gráfios e sons suavemente melhores que os de Mega, mas a de Mega é muuuuito mais fiel ao arcade, por isso gostei bem mais dela!!
òtima analise!!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu pessoal!
Muito legal suas análises e o seu blog. Continue mandando ver por lá, e sucesso pra você!
Pasme… nunca joguei a versão do Mega Drive. Mas um dia eu ainda jogarei esta versão, pois se é mais fiel ao game original dos arcades, tem tudo para ser melhor que a versão do Super NES então.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito legal, ja tinha ficado com vontade de jogar quando li a analise do Adinan, agora fiquei com mais vontade ainda, rsrs
Exclente post Breder, abração!
Leo S.[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Valeu Leo! Quando tiver tempo hábil, dê uma chance para o divertido Joe & Mac, que tenho certeza que você irá gostar.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caramba.. Nostalgia pura!
Eu tinha esse jogo para DOS e confesso que era viciante.
Senti até vontade de jogar agora hehehe
Bode de Boina[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Joguei muito Joe & Mac!
Adorava a arma de rodinha. Eu até tinha uma rodinha de pedra que não faço idéia de onde a encontrei que eu brincava como se fosse a deles. Tô Velha viu?
Arrasa Nem!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Joe & Mac saiu para tudo quanto foi plataforma mesmo hein? Até para o sistema operacional DOS tinha uma versão… a Data East faturou de todos os lados possíveis.
Hahahahahha… maneiro! Isso me lembra um pouco da minha própria infância, onde algumas vezes eu brincava que era algum personagem oriundo de um game.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito boa análise, mas em questão de jogabilidade prefiro a versão Arcade que é muito mais fluida. Joe & Mac 2 para o SNES já ficaria bem melhor que esse port para o SNES.
Nesbitt[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Adorei a análise! Mas, como o Sabat, prefiro a versão do Mega Drive (até porque foi a única que joguei XD)
Zolini[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Realmente a versão dos fliperamas é a melhor, não só na questão da jogabilidade, mas me relação a outros detalhes também, como a existência de itens e armas que foram limadas da versão do Super NES. E agora que você comentou, caiu a ficha aqui: eu acho que nunca cheguei a jogar a continuação de Joe & Mac! Mais um título que adiciono na minha lista de futuras jogatinas.
Valeu!
Uuhauhauha… como foi a única que você jogou, não tinha com ser diferente… 🙂
Mas pelo que o Sabat comentou, a versão do Mega parece que ficou melhor que a do Super NES mesmo… uma hora ainda dou uma jogada nela para tirar a prova.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara jogão legal esse, foi um dos primeiros games que joguei no Snes até não sei se não foi o primeiro…
Mas o fato é que além de ser divertido, se arrumar alguém pra jogar junto melhor ainda, é um caso raro de jogo de plataforma onde 2 players podem jogar ao mesmo tempo.
João do caminhão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André Breder
Valeu pela força André! =)
Adinan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse é sem dúvida um dos fatores principais que tornam Joe & Mac tão especial.
Não tem por onde…
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]