Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para trazer até vocês mais uma edição da coluna Recordar é envelhecer! Hoje vou lembrar de um game de ação/plataforma lançado para o Super NES, que eu joguei muito com meu irmão na época em que as locadoras de games ainda eram uma febre: Joe & Mac. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Introdução

Mesmo que milhões de anos separam o homem da era dos dinossauros, na área do entreterimento é comum vermos ambos convivendo na mesma época, seja em desenhos animados (como os Flinstones), seja em games. Joe & Mac é mais um exemplo onde isso ocorre: estamos numa época onde homens das cavernas e os gigantescos dinossauros convivem juntos, só que não de uma maneira amigável.

Joe & Mac do Super NES é uma versão/port do arcade Caveman Ninja da Data East, sendo que ambos foram lançados em 1991. A versão doméstica trouxe algumas diferenças em relação a versão original, como alguns pequenos cortes, como no caso das armas que podem ser utilizadas pelos dois personagens principais do game que foi reduzida na versão do console da Nintendo; e alguns acréscimos, como as fases bônus exclusivas desta versão e um mapa mais amplo para ser explorado.

Joe & Mac é um game de ação/plataforma que pode ser jogado até por dois jogadores simultâneamente na tela, e que segue bem o padrão dos games do mesmo gênero lançado na época, ou seja, um game básico, mas que consegue divertir e entreter por horas e horas.

A trama do jogo é simples e bem clichê: uma tribo rival sequestrou todas as garotas do acampamento de Joe e Mac, e como os dois não querem que sua raça seja extinta, eles partem no encalço das donzelas, tendo assim que enfrentar muitos perigos.

Gráficos e Sonoridade

Algo que chama a atenção logo de cara, é a qualidade gráfica do jogo: Joe & Mac traz belíssimos cenários, sempre habitados por personagens e dinossauros bem estilizados, todos com um design leve e bem infantil. Mesmo se compararmos com a versão lançada para os fliperamas, a versão do Super NES continua sendo muito bonita, e a animação dos personagens na tela é perfeita! Ao jogar este belo game se tem a sensação de estar controlando um desenho animado, tamanha é a perfeição dos gráficos!

A sonoridade do game também é muito boa, tendo efeitos sonoros bem diversificados e todos trazendo um clima bem infantil, típico dos desenhos animados feito para crianças. Até mesmo o rosnar enfurecido dos dinossauros não assustam, e não chega nem nos pés do que é ouvido em filmes mais adultos que trazem seres pré-históricos, como os da franquia Jurassic Park, por exemplo. Joe & Mac é um game leve, feito para as crianças mesmo, e sua sonoridade não poderia ser mais condizente.

A trilha sonora é bacana, com temas variados, sendo que em sua maioria o que se ouve são músicas alegres e agitadas, com um gostoso clima tribal. As músicas que rolam durante as batalhas contra os chefes são mais eletrizantes, daquelas que deixam o jogador com a adrenalina a mil por hora, mas mesmo assim mantém o clima infantil, não destoando do restante das temas que são ouvidos durante a aventura.

Jogabilidade e Dificuldade

A jogabilidade é simples e eficiente, nada que alguém que já tenha jogado muitos games de ação/plataforma antes não domine no ato, ou que jogadores mais novatos precisem apenas de alguns minutos para se acostumar. Todos os comandos funcionam bem, sem atrasos, e a animação na tela como é muito boa, deixa tudo no ponto.

Durante a aventura, Joe e Mac poderão encontrar no caminho ovos de dinossauro, que ao contrário do que se podia imaginar, guardam “upgrades” para as clavas de madeira utilizada pelos trancudos heróis. Com isso a jogabilidade fica ainda melhor, pois pode-se então acertar inimigos à uma distancia segura. De meros ossos até grandes rodas de pedra, estes “upgrades” das armas principais são literalmente uma “mão na roda” para o jogador.

Joe & Mac está longe de ser um game muito difícil, mas também não é um dos mais fáceis, sendo a sua dificuldade bem equilibrada. As fases do game não economizam na hora de encher a tela de inimigos, então o jogador tem que atacar sempre se quiser sobreviver. Alguns abismos mais largos também merecem atenção extra do jogador, que deve executar o pulo “estilo Sonic” (ou seja, rodopiando) para ser capaz de transpor estes obstáculos.


Os inimigos do game são bem variados: dinossauros, homens das cavernas, plantas carnívoras e peixes elétricos são algumas das ameaças que o jogador vai encontrar em sua aventura. Algo curioso está diretamente relacionado na forma de agir dos homens das cavernas rivais, que atacam e muitas vezes tentam fugir logo em seguida, correndo no sentido contrário ao jogador… são uns covardes! Muitos dos inimigos vencidos deixam itens de cura para o jogador, algo que ajuda a amenizar a dificuldade do game, que já não é tão alta.

Os chefes do game trazem seres pré históricos dos mais variados, de Tiranossauros Rex até um grande Mamute, que curiosamente, vai se desfazendo durante o combate! Chega a dar pena do pobre coitado! O último chefe do game é literalmente o capeta: um ser demoníaco infernal, que é muito, muito difícil de ser vencido. Talvez a última batalha seja, na verdade, a parte mais complicada do jogo, já que o restante é bem mais simples e fácil. O game traz ainda a possibilidade de continues infinitos, o que ajuda/permite que o jogador possa treinar bastante até ser capaz de sair de uma fase mais difícil onde esteja “emperrado”.

Conclusão

Joe & Mac é um divertido game de plataforma do Super NES, que mesmo não apresentando nada de realmente novo no gênero, consegue agradar. O modo de dois jogadores simultâneos na tela pode ainda dobrar a diversão, portanto se for jogá-lo, e caso seja possível, dê preferência para se divertir neste modo.

Recordar é envelhecer: Joe & Mac (Super NES)
Tags:                     

21 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Joe & Mac (Super NES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *