Neste ano de 2011, vou recomeçar a coluna Recordar é envelhecer de uma maneira diferente. Ao invés de vir com uma simples análise de mais um game clássico, vou fazer uma matéria especial, dividida em algumas partes, onde falarei mais profundamente de um dos meus games preferidos do velho Master System: estou me referindo ao excelente California Games lançado em 1989, que aqui no Brasil foi renomeado pela Tec Toy como “Jogos de Verão”. Quem conhece este clássico sabe muito bem que ele traz 6 tipos de modalidades esportivas, ou seja, são 6 games distintos, e todos muito divertidos. No decorrer desta série de artigos, estarei falando sobre cada um destes jogos, bem como de cada modalidade esportiva que ele representa. Mas antes disso, nesta primeira parte desta série de posts vou começar pelo básico, falando como e quando surgiu a primeira versão de California Games, e como a Tec Toy fez tudo certinho para que a versão do Master se tornasse um vício coletivo pelo país afora. Tenham todos uma boa leitura!
A versão original de California Games
Apesar da versão lançada para o Master System ser uma das mais populares entre os retrogamers brasileiros, o jogo California Games foi lançado originalmente para os computadores Apple II e Commodore 64, no ano de 1987.
A empresa responsável pela concepção deste clássico foi a Epyx, Inc., que começou em 1978 e acabou falindo em 1993. Felizmente durante este período a Epyx nos brindou com seu maior clássico que foi California Games, que seguiu os passos de outros dois populares games da empresa, Summer Games e Winter Games, que foram lançados para vários computadores da década de 80.
California Games consiste em alguns esportes populares da região da California, como o próprio nome já entrega, e resultou em um game extremamente divertido e viciante, o que fez com que o jogo vendesse muito bem, ao mesmo tempo que recebia ótimas críticas, tanto por parte dos jogadores, quanto por parte da mídia especializada em games.
O sucesso foi tanto, que a Epyx não pensou duas vezes na hora de relançar California Games para os mais variados sistemas: Amiga, Apple IIGS, Atari 2600, Atari ST, Atari Lynx, DOS, Sega Mega Drive, Amstrad CPC, ZX Spectrum, Nintendo Entertainment System, MSX, e claro, o console Sega Master System receberam cada um sua versão do jogo, o que com certeza encheu os bolsos do pessoal da Epyx de dinheiro, muito dinheiro.
Apesar do meu primeiro contato com o game tenha sido por meio de sua versão lançada para o NES, foi com a incrível versão do Master System que eu passei tardes inteiras jogando “Jogos de Verão”, durante minha época de criança/pré-adolescente. O sucesso da versão do Master foi tanta aqui em nosso país, que a Tec Toy chegou a lançar uma versão promocional do Master System II, que já tinha na memória o clássico Alex Kidd in Miracle World, que trazia também o game “Jogos de Verão” incluído na caixa. Era o fim da vida social (ou não, visto que o game pode ser jogado por até 8 pessoas) de nossas pobres crianças!
California Games ou Jogos de Verão?
Pense comigo: qual título chamaria mais a atenção do público brasileiro em um game, California Games ou Jogos de Verão? Acredito que a maioria concorda que o segundo título tem, evidentemente, mais a ver com o público do nosso Brasil varonil.
Qualquer um que leia “Jogos de Verão” e olhe a capa do jogo (que você confere aí do lado) na hora já saca de que se trata de um jogo com modalidades esportivas que só podem ser feitas durante o período do Verão. O game em si é tão bom, que talvez mesmo que trouxesse o título original na capa do cartucho, isto acabaria não fazendo tanta diferença no final das contas, para o público já viciado em games.
Mas a (ótima) atitude da Tec Toy de “traduzir” o título, foi um jogada de mestre ao meu ver, pois até minha mãe, que nunca curtiu, e não curte até hoje, esse “lance” de games, pôde entender na hora do que se tratava o “produto”. Foi definitivamente uma forma de fazer com que um público mais amplo compreendesse de forma automática qual a proposta do game, o que fez com que até algumas pessoas que achavam Alex Kidd e Mario como “coisas de criança”, se interessassem pelo título.
Não perca na próxima parte!
Na segunda parte desta série de posts sobre o game Jogos de Verão do Master System, vou explicar para aqueles que não conhecem o game, como ele é de uma forma mais ampla, e as várias maneiras de jogá-lo. Até Sábado que vem!
Esse eu tenho o cartucho e o manual aqui em casa, veio junto de um Master System II que comprei.
Lobim[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A TecToy foi um genial em certos momentos, mais em outros.Imagina se fosse lançado o Summer Games(Epyx,Inc;1984) ele viria com o nome de Jogos da Califórnia?
64Gamers[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Joguei pouco este game…desde os 8 bits não sou fã de games de esporte ( seje qual for ) apesar de adorar a série Power Pro ( um basebal meio RPG japones ), porém jogava com meu primo esse california games, era o caso do típico game que funciona melhor pra competir na minha opiniao…no mais bom retorno ao blog ae Breder.
Magnus Hell[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Recordar é envelhecer: Jogos de Verão (Master System) – 1ª Parte -- Topsy.com
TAmbém não curto esportes, mas não tem como não gostar de jogos de verão. Principalmente quando pegava a super bike, aí acabava a madrugada minha e das minhas irmãs, adeus escola no dia seguinte 🙂
Spade[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Lobim
Já eu nunca tive o Jogos de Verão, mas sempre o alugava ou pegava o cartucho emprestado com algum amigo que o tinha. Bons tempos…
@64Gamers
Infelizmente a Tec Toy de hoje não se compara aquela da época do lançamento do Master System e do Mega Drive.
@Magnus Hell
Eu sou como você: também não curto games de esportes. Jogos de Verão é uma rara exceção. E concordo que o game é ótimo para se competir com os amigos. Sempre travava “duelos” com o meu irmão mais novo neste game.
@Spade
Realmente! E a modalidade BMX também é a minha preferida. Mas vou falar mais detalhadamente sobre ela em um futuro post desta série.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Putz, eu lembro que juntava uma galera lá em casa pra jogar isso. Muito divertido.
Landeel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Joguei muito no Commodore 64. Amava esse jogo.
José Augusto Fº[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Mais um que não curte games de esportes… eu!
Mas California Games é realmente um jogão: bonito, interessante e com um marketing imbatível da Tec Toy.
Fernando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu era bem pequeno quando este jogo estava nas locadoras. Não alugava esse jogo pq pensava que era um jogo porno devido a capa 😛 Besteira de criança…
Mestre pijama[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
os melhores para mim era a da bike e do mlk fazendo embaixadinhas com uma bola de tenis
Pablo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Tb não curto games esportivos, mas Jogos de Verão foi uma exceção para mim. Tem algumas modalidades que eu não gosto, mas as modalidades Surf, Skating e BMX eu jogava muito.
Paulo Mateus[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse é um grande clássico!! Só o fato de vc juntar a primalhada e os amigos, colocar os nomes dos participantes era muito bom! Instigava a rivalidade e a zuação. Pena que os records não ficavam gravados (ao menos não lembro disso). Outro de esportes que gostava pra jogar com a galera era o de Olimpíadas, se não me engano, era Olympic Gold pro SMS.
Leandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esperando as próximas partes pra aprender algumas manhas! 😀
Leandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Minha mãe adorava Jogos de Verão. Não jogava muito, mas gostava.
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Até hoje eu não sei como faz para jogar a modalidade skate… Mas no surf eu arrebentava ;D
PS.: Não me lembro agora se era na versão do Master System ou PC, mas em uma delas, tinha vezes que na prova do disco, se vc demorava muito para lançar o disco, você via pelo “mapinha embaixo da tela” descendo um disco voador e levando embora o seu companheiro no jogo uahauhauha
Rael B. Riolino[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caraca meu esse jog marcou a minha vida viu horas e horas jogando na casa do meu amigo de escola fora que também quando tive o meu master system tive que pegar emprestado com um amigo meu para joga lo denovo para matar a saudade .
Fora que as musicas são muito boas e se encaixa perfeitamente nos esportes quando se está jogando .
kleber[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Joguei muito california games(versao do mega drive). Lembro que tinha surf, skate, embaixadinha, patins, entre outros…
Se não me engano, acertar a pomba na embaixadinha dava uns pontos extras…
Época boa hein =)
Vinicius[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Leandro
Cara, Olympic Gold 92 era muito bom, pelo menos na minhha lembrança, rs. Outro jogo pra disputar com as irmãs hehehee
@Vinicius – Acertar a pomba dava pontos, mas depois descobri que era mó pouco, valia mais pela diversão mesmo (a pomba tinha um nome, preciso joga pra lembrar)
Spade[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Um dos melhores jogos da geração 8bit. Apesar dos melhores graficos na versão Megadrive, no MasterSystem era muito mais divertido de jogar!
Lisandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
mto legal esse game…
sempre me dava mal no surf… (hehehehehe)
SJunior[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
tambem gostava desse jogo.. sempre ficava revoltado com as notas que me davam no surf.. :p
Fernando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara… esse jogo marcou muito minha infancia… especialmente na época que peguei catapora.
Tipo, como eu tava sozinho em quarentena, eu botava em 8 players, e colocava os nomes dos meus amigos, atuando como eles (forever alone detectado! euhuehue)
Ahhhh… aquela mulher de biquini… como ela ja sofreu na minha mao! euheuheuheue
Jogaço!
Vinny “Segata” Pinheiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse foi um dos melhores jogos de minha infância no Master. Ah, bons tempos.
Juntava os amigos pra jogar e eram tardes e mais tardes só jogando. Estudar q é bom, nada.
Gostava de todas as modalidades, mas a q mais penava pra conseguir pontuação alta era o foot bag (jogo das embaixadas). Só depois q ganhei o Guia Games e vi como que tinha q fazer os movimentos é q melhorei meu desempenho na modalidade.
Viciante d+ esse jogo. Ele ainda faz parte da minha galeria FreezeSMS. hehehe 😀
Fábio[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Lá em casa esse jogo rodou direto por alguns meses… rs
Quando pegávamos os 3 Super então… não parava mais.
Lembro que tinha uma manha legal no surf. Dava para fazer aéreos pequenos sem parar apenas colocando o controle para um dos lados e deixando. A onda nunca alcançava e dava bastante pontos. Chamava-mos isso de “helicóptero”, porque ele não parava de rodar na crista e não caia. rs
Nós jogávamos todas as modalidades, mas as preferidas sempre foram skate, surf e bmx.
Michel Alisson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sem dúvida um dos melhores jogos que o Master System teve. Ôh, Saudade!
MarCel’[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Só para comentários, este jogo sempre fez a festa da turma, na jogatina coletiva. Aproveito para perguntar se no jogo do Patins, tem final ou não? É muito ruim cair tropeçando no sorvete / bola / poçad’agua.
Melhores esportes do jogo, Surf, BMX, Embaixadinha.
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Existe um final sim, semelhante a modalidade BMX.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
bons tempos de jogos de verão,,,saudades!!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]