Olá amigos do Gagá Games, aqui é o retrogamer André Breder para trazer até vocês a quarta parte do Especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master System. Nesta parte o foco será a modalidade Foot Bag. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!
O que diabos é Foot Bag?
O Foot Bag é um esporte inventado em 1972 nos Estados Unidos, caracteristicamente de baixo impacto e que tem por objetivo manter uma pequena bola no ar por meio de chutes. É baseado em chutes (kicks) e em paradas (delays) e pode ser jogado individualmente ou em grupo.
O Foot Bag é um esporte praticado em vários países do mundo e existem várias competições organizadas. Atualmente as regras oficiais e as diretrizes gerais do esporte são controladas pela Associação Internacional de Footbag (IFPA).
Nos anos 1980, quando o Foot Bag se tornou um esporte de competição, existiam quatro modalidades: Consecutivo, Golfe, Freestyle e Net. Nos últimos anos, as duas modalidades que mais vem ganhando adeptos são o Freestyle e o Net.
E como as coisas funcionam no jogo?
No game a modalidade do Foot Bat disponível é o Freestyle, onde cada competidor deverá fazer vários tipos de acrobacias/embaixadas com a bola ainda no ar, usando apenas os pés e cabeça, para assim ganhar pontos. Neste tipo de esporte é proibido usar as mãos, e no game não há nenhuma maneira do jogador tentar trapacear fazendo isso, já que não existe realmente nenhum comando para acionar as mãos do personagem na tela.
Em relação aos comandos no jogo, com o botão 2 o jogador chuta/interage com a bola, e com o botão 1 ele pula. O botão direcional permite que o jogador vá para ambos os lados (direita e esquerda) e também pode girar/virar, ao apertar o botão direcional para baixo.
Existe no game vários tipos de acrobacias possíveis, que vão desde a mais simples que é a “Five in a row”, onde basta o jogador acertar a bolinha cinco vezes seguidas sem deixá-la cair no solo; até acrobacias mais complicadas, onde o jogador terá que fazer vários movimentos seguidos com a bola ainda no ar. Quanto mais complicada for a acrobacia, mais pontos ela dará ao jogador que for capaz de executá-la.
Cada jogador tem 1 minuto e 15 segundos para fazer o maior número de pontos possíveis. Jogadores mais “craques” poderão facilmente neste tempo conseguir altas pontuações fazendo muitas acrobacias difíceis como “Axle Foley”, “Doda” e “Reverse Doda”. Jogadores menos habilidosos poderão, contudo, “apelar” para a simples, mas rentável, acrobacia “Nice Catch”, que dá 1.500 pontos cada vez que é executada.
O “Nice Catch” é quando o jogador pega com os pés a bolinha que, ao sair de um dos cantos da tela, é atirada novamente para o campo onde a modalidade está sendo feita. E o “Nice Catch” pode ser feito continuamente, até o tempo esgotar, o que já é suficiente para o jogador ser capaz de fazer um boa pontuação só ficando neste tipo de embaixadinha.
Mas o game dá uma pontuação extra de acordo com a variação das acrobacias/embaixadas executadas, portanto jogadores que tenham as “manhas” em Foot Bag, poderão fazer altíssimas pontuações sem precisar apelar para o “Nice Catch”.
Ainda falando em fazer pontuações no jogo, um dos momentos mais bizarros de Foot Bag, é quando o jogador atinge um pobre pássaro que cruza a tela. Quando isto ocorre surge na tela a irônica frase “Poor Seagull”, e o jogador ganha de lambuja 1.000 pontos!
Tenho certeza que membros da Sociedade Protetora dos Animais que tenham jogado Jogos de Verão, não acharam graça nenhuma ao verem uma pobre gaivota sendo atingida por uma bolinha de Foot Bag e ficar se contorcendo de dor no ar, para depois sair voando desesperada do local.
Mas como eu sou um sádico assumido, posso dizer que para mim este é um momento bem prazeroso e divertido no jogo…
Questões técnicas
O cenário da modalidade Foot Bag é até bonito e abrangente, trazendo o competidor em um gramado bem próximo de um grande rio, onde um pequeno barco fica navegando. Montanhas com algumas nuvens podem também ser vistas no horizonte, bem como uma bela ponte. Apesar de Jogos de Verão ter apenas 2 megas de memória, é notável o capricho que os programadores conseguiram colocar nos cenários de Foot Bag.
O design do competidor é bacana, mesmo que sua animação seja muito “travada” com movimentos que mais parecem de um robô do que de um ser humano. Apesar dos comandos funcionarem bem, chega a ser engraçado como o competidor de Foot Bag fica sempre em uma posição estática, como se tivesse “sujado as calças”. Os “passinhos” que ele dá para ambos os lados só ajudam a reforçar a idéia de que o competidor realmente não conseguiu aguentar até chegar no banheiro.
A sonoridade é simples mas cumpre seu papel: os efeitos sonoros são poucos, mas todos aparecem nos momentos certos, e a música que rola durante as partidas de Foot Bag, mesmo não sendo uma maravilha, está longe também de ser enjoada e chata.
Na próxima parte!
Na próxima parte deste especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master, vamos focar na terceira modalidade do game: Surfing. Até Sábado que vem com mais uma edição especial do Recordar é Envelhecer!
* Nota: As informações sobre o esporte Foot Bag foram retiradas do Wikipédia.
Faltou apenas você dar um tutorial com as manobras do footbag (eu ainda recordo todas da revista GuiaGames). Um abraço
MarCel’[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@MarCel’
Na verdade não faltou não, pois eu nunca tive a intenção de fazer um tutorial desta modalidade. 😛
Um abraço! 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse era o único que vinhad etonado no antigo Guia Games (por favor, alguém escaneie qualquer uma das edições!)
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel Paes Cuter
Edições? Houve mais de uma edição do Guia Games, como uma novo livreto com games novos ou mesmo um relançamento? Eu só tive (e vi) a primeira edição mesmo.
Este Guia Games me foi muito útil por conta dos mapas e do roteiro do primeiro Phantasy Star, e também pelo guia do Castlevania II – Simon´s Quest do NES. Mas fora isso, ele não me serviu para mais nada. A parte que explicava todas as embaixadinhas do Foot Bag eu nem me interessei na época, pois de todas as modalidades do Jogos de Verão, esta é a que eu menos gosto, e consequentemente a que menos joguei. Acho que eu só curtia jogar esta modalidade para maltratar a gaivota que cruzava a tela! 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@André Breder
Os dois:
Talvez tenham a ver, oude repente é só o nome igual. 🙂
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
https://lh4.googleusercontent.com/_vCHrUJg3ac8/TWllr-Ff_eI/AAAAAAAAAu8/tmk3ConSeas/s576/guiagames.JPG
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel Paes Cuter
Interessante, não sabia da existência desta edição com o Mega Man na capa.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Essa modalidade nunca foi meu forte nunca conseguia fazer muitos pontos era muito dificil pelo que me lembro bem .Era umas das ultimas opções de escolhas rsrsrs .
kleber[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@kleber
Eu só conseguia fazer muitos pontos nesta modalidade apelando para “Nice Catch”. E concordo com você, pois também acho o Foot Bag a modalidade mais difícil.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
lOl, Foot Bag e um esporte mesmo!
Ighor H.[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Ighor H.
E eu só fui saber disso graças aos nerds que escrevem as sagradas páginas do Wikipédia! Que Deus salve os nerds! 8)
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Foot Bag é uma modalidade que eu nunca consegui gostar. O bonequinho se movimenta mesmo como se estivesse todo cagado simplesmente ridiculo!
Paulo Mateus[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu sempre gostei do footbag justamente porque não é tão simples quanto as outras modalidades. O Half-pipe é só ficar virando repetidamente, é muito menos interessante 🙂
tautologico[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Paulo Mateus
Uhauhauhauh… a movimentação travada do personagem no game é mesmo “estranha”… 8)
@tautologico
Eu já acho a modalidade BMX bem mais complexa, e também mais jogável e divertida. E na minha opinião a modalidade BMX é a única tão completa que poderia muito bem ter sido lançada como um jogo próprio. Muitas vezes eu jogava somente nesta modalidade, e deixava as outras de lado.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, joguei e jogo muito esse jogo! Eu sempre me pergunto de várias coisas dessa parte: Porque tem um barco roedano atrás de você, e fica ás vezes te “olhando” deve ter algun macete, que nem á versão do mega, o navio estilo Titanic fica parado embaixo da ponte e ai vai até o porto… mas esses mistérios só mesmo perguntando á SEGA 😀
Rafael Sales[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Rafael Sales
Que eu saiba o navio da modalidade Foot Bag, pelo menos na versão do Master System, está ali só para “enfeite” mesmo. Mas se achar algo interessante relacionado a ele, não deixe de comentar por aqui.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Uma das manhas do footbag é levar a bola para um dos cantos da tela. Joga ela para fora uma vez, ela volta por cima, ai você bate nela no ar para jogar para fora novamente, e assim vai…
Gera bastante ponto porque a bola volta bem rápido e conta como manobra, e não como se tivesse caido no chão.
Michel Alisson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ops…!!
Li tão rápido que não vi que isso já estava no texto.
Falha minha.
Michel Alisson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Michel Alisson
Se não fosse pela existência do “Nice Catch”, eu nunca conseguiria fazer uma boa pontuação no Foot Bag.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara… nunca imaginei que existia uma Associação Internacional de Footbag (IFPA) hehehe… quanta cultura pra um jogo de 2mega hehe
Era minha competição favorita ao lado dos patins, pois era a que mais mandava bem nos comandos…
esse recordar eh envelhecer eh o melhor de todo asilo! hehehe
Vinny “segata” Pinheiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Vinny “segata” Pinheiro
Eu também nem imaginava que o Foot BAg era mesmo uma modalidade esportiva séria, para ter até mesmo uma associação internacional.Fui pesquisar no Wikipédia sobre o assunto e também fiquei surpreso.
E valeu Vinny pela força de sempre!
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Footbag é o melhor!
A questão é o “timing” do movimento do personagem, e a distância dele em relação à bola.
As manobras:
Five in a row – cinco cabeçadas
Dizzy dean – uma cabeçada de frente e outra de costas
Head banger – uma cabeçada de frente, uma de costas, uma de frente (seguidamente, sem a bola cair)
Half axel – movimento de frente e outro de costas
Full axel. – movimento de frente, gira uma vez ate ficar de frente novamente para outro movimento (ou volta completa de costas)
Axel foley – uma volta e meia
Horseshoe – embaixadinha de costas com o calcanhar
Jester – chute com a perna “de 4”, de frente ou de costas. Acho mais fácil fazer de costas. Tem que estar um pouquinho longe da bola
Double arch – um pouquinho afastado da bola, de frente. Chuta com um calcanhar, pega com o outro e novamente com o outro
Doda – de frente: calcanhar, cabeça e calcanhar do outro lado
Reverse doda – voltar pro outro lado com a manobra doda, sem deixar a bola cair
Bater com a bola na gaivota
Nice catch que foi citado no texto
Eu e meu marido adoramos competir nesse depois que aprendemos! Ele chegou a fazer 103000, foi nosso recorde
Analu[Citar este comentário] [Responder a este comentário]