Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer. O game que recordo hoje é um dos meus preferidos do Master System: Land of Illusion, o segundo game estrelado pelo rato mais famoso do planeta. Tenham todos uma boa leitura e um bom final de semana… e até a próxima!

Mantendo o que deu certo em Castle of Illusion… mas também inovando!

Castle of Illusion foi um dos melhores jogos de ação lançados para o Master System, e para alegria de todos os detentores de um console de 8 bits da SEGA, um novo jogo estrelado pelo rato mais famaso do mundo, Mickey, foi lançado em 1992: trata-se de Land of Illusion, que possui a mesma fórmula consagrada de Castle of Illusion, mas que também trouxe boas inovações gráficas, sonoras e principalmente em sua jogabilidade, pois agora Mickey iria ganhar poderes especiais durante essa sua nova aventura, e portanto teria um número maior de comandos possíveis!

História

Tudo começa quando Mickey estava tranquilamente em sua casa, sentado em sua poltrona preferida e lendo um bom livro de contos de fadas. Bem, na verdade, o livro parecia não ser tão bom assim, já que Mickey acaba adormecendo durante a leitura do mesmo! Mas para surpresa de Mickey, ele acaba indo parar dentro da história do livro que estava lendo no instante em que ele adormece! Neste mundo estranho e encantado, ele acaba descobrindo que o local está sendo ameaçado por um força maligna! Um ser poderoso e perverso roubou o cristal mágico que protegia o lugar, fazendo com o que a mágica ruim tomasse conta de tudo! Como Mickey é metido a herói, e muito gente boa, ele resolve partir em uma jornada para recuperar o cristal mágico e trazer de volta a paz para este estranho mundo em que ele agora está!

Poderes Mágicos!

Como já dito anteriormente, Mickey poderá possuir poderes mágicos durante sua jornada! Para isso Mickey terá que libertar alguns personagens no decorrer de sua aventura, como o cavalo Horácio, o cão Pateta e o Pato Donald, os quais lhe darão itens mágicos! De posse destes itens é que Mickey terá alguns poderes mágicos a sua disposição, como o poder de encolher, escalar superfícies laterais, andar sobre as nuvens, entre outras coisas! Estes poderes não são opcionais, pois todos eles serão necessários em determinados pontos da aventura.

Um mapa cheios de lugares para explorar!

Todos os estágios são mostrados no mapa do mundo, mas é necessário seguir uma ordem inicial, não sendo possível “pular” um estágio sem que o mesmo já tenha sido visitado e completado. Para fechar os estágios do jogo há duas formas: encontrando certas chaves mágicas que fazem aparecer uma porta de saída do local que está sendo visitado, ou então vencendo o chefe existente no estágio. Mas o mais legal em Land of Illusion é que estágios já fechados, ainda podem ser visitados, e em algumas partes da trama do jogo será realmente necessário voltar em certos estágios, seja para procurar certos itens ou então para abrir trilhas diferentes no mapa, tendo assim acesso a outros locais (leia-se estágios) que antes eram inacessíveis. Um mesmo estágio pode possuir mais de uma porta mágica, ou seja, mais de uma saída.

Estrelas mágicas em grande quantidade!

Aqueles que jogaram Castle of Illusion com certeza lembram-se das estrelas vermelhas que aumentavam o número de barras de energia de Mickey. Pois é, em Land of Illusion existem mais de uma dezena delas espalhadas pelos diversos estágios do jogo! Eu nunca consegui encontrar todas, mas no final do jogo fica claro que há algum tipo de “bonus” para quem conseguir pegar todas elas. Isto acaba sendo um desafio opcional para os jogadores, que além de terminarem o jogo ainda podem se divertir (ou não) saindo em busca das famigeradas estrelas do poder!

Gráficos

Graficamente Land of Illusion é quase idêntico a Castle of Illusion, com os “designs” de vários personagens (onde claro, Mickey está incluso) sendo praticamente os mesmos do primeiro jogo estrelado pelo mascote da Disney no Master System. A melhoria está na maior variedade de cores e dos cenários mais bem elaborados e acabados. A grande semelhança com Castle of Illusion não chega a ser um ponto negativo, muito pelo contrário, já que o primeiro jogo do Mickey no Master trazia gráficos de excelente qualidade, e que na época de seu lançamento chamaram muito a atenção!

Efeitos e Trilha Sonora

Muitos dos efeitos sonoros são os mesmo já encontrados em Castle of Illusion, mas há também alguns novos. Todos são de excelente qualidade e bom gosto, e estão totalmente condizentes com o clima de aventura infantil que Land of Illusion traz para quem o jogue.

A Trilha Sonora é bem legal, com vários temas interassantes e diversos! Há os clássicos temas alegres e felizes, outros temas mais agitados, alguns mais lentos e misteriosos, e outros que dão a sensação de tensão nos momentos cruciais do jogo! Todas as músicas possuem um clima bem infantil, e em se tratando de um jogo estrelado por um dos personagens mais queridos pela criançada do mundo inteiro, não teria como ser de outra forma! Não gosto de julgar os jogos de forma númerica, mas neste caso vou abrir um exceção: nota 10 para as músicas de Land of Illusion!

Jogabilidade

A jogabilidade é bem similar com a que é encontrada em Castle of Illusion, com Mickey tendo como sua principal “arma”, sua infame forma de atacar com “bundadas” nos inimigos, ou então atacando objetos sobre eles. O lance da “bundada” é ridículo tudo bem, eu admito, mas isto é um jogo para crianças ora bolas! Mas tenho que ressaltar que Mickey possui agora novos comandos, como a necessidade de apertar o direcional para baixo mais o botão de ação para que ele se transforme em sua forma minúscula, ou segurar o direcional para os lados quando estiver próximo de superfícies laterais, para assim poder escalá-las (mas devo frisar que tais comandos só são possíveis quando Mickey já estiver de posse dos itens mágicos que os habilitam). No mais é curtir novamente a excelente jogabilidade já vista em Castle of Illusion!

Dificuldade

Apesar de ter mais estágios que Castle of Illusion, e até mesmo ter algumas partes mais para o final do jogo que chegam a ser um pouco complicados à primeira vista, Land of Illusion não é um jogo difícil no final das contas. Algumas “manhas” tem que ser aprendidas em certas partes da aventura, mas nada que um pouco de treino e inteligência não dêem conta do recado. Os chefes começam bem fáceis, e depois vão ficando um pouco complicados, mas nada que vá dar muito trabalho. Basta o jogador ficar atento a forma de ataque e ao ponto fraco que cada chefe do jogo possui para poder vencê-los sem tantos problemas.

Conclusão

Lembro que na época de seu lançamento no Brasil, a Tec Toy até mesmo passou na TV alguns comerciais para divulgar Land of Illusion! E não poderia ser diferente, já que Castle of Illusion foi um dos jogos do Master System de maior sucesso em nosso país, e Land of Illusion tinha tudo para agradar aos fãs deste jogo! E ele conseguiu ser um jogo tão bom e viciante quanto o seu antecessor, sendo que muitos jogadores (como eu) o consideram como um game ainda melhor! Seja qual for a opinião, é inegável que Land of Illusion é mais um clássico eterno do Master!

Recordar é envelhecer: Land of Illusion (Master System)

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