Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer. O game que recordo hoje é um dos meus preferidos do Master System: Land of Illusion, o segundo game estrelado pelo rato mais famoso do planeta. Tenham todos uma boa leitura e um bom final de semana… e até a próxima!
Mantendo o que deu certo em Castle of Illusion… mas também inovando!
Castle of Illusion foi um dos melhores jogos de ação lançados para o Master System, e para alegria de todos os detentores de um console de 8 bits da SEGA, um novo jogo estrelado pelo rato mais famaso do mundo, Mickey, foi lançado em 1992: trata-se de Land of Illusion, que possui a mesma fórmula consagrada de Castle of Illusion, mas que também trouxe boas inovações gráficas, sonoras e principalmente em sua jogabilidade, pois agora Mickey iria ganhar poderes especiais durante essa sua nova aventura, e portanto teria um número maior de comandos possíveis!
História
Tudo começa quando Mickey estava tranquilamente em sua casa, sentado em sua poltrona preferida e lendo um bom livro de contos de fadas. Bem, na verdade, o livro parecia não ser tão bom assim, já que Mickey acaba adormecendo durante a leitura do mesmo! Mas para surpresa de Mickey, ele acaba indo parar dentro da história do livro que estava lendo no instante em que ele adormece! Neste mundo estranho e encantado, ele acaba descobrindo que o local está sendo ameaçado por um força maligna! Um ser poderoso e perverso roubou o cristal mágico que protegia o lugar, fazendo com o que a mágica ruim tomasse conta de tudo! Como Mickey é metido a herói, e muito gente boa, ele resolve partir em uma jornada para recuperar o cristal mágico e trazer de volta a paz para este estranho mundo em que ele agora está!
Poderes Mágicos!
Como já dito anteriormente, Mickey poderá possuir poderes mágicos durante sua jornada! Para isso Mickey terá que libertar alguns personagens no decorrer de sua aventura, como o cavalo Horácio, o cão Pateta e o Pato Donald, os quais lhe darão itens mágicos! De posse destes itens é que Mickey terá alguns poderes mágicos a sua disposição, como o poder de encolher, escalar superfícies laterais, andar sobre as nuvens, entre outras coisas! Estes poderes não são opcionais, pois todos eles serão necessários em determinados pontos da aventura.
Um mapa cheios de lugares para explorar!
Todos os estágios são mostrados no mapa do mundo, mas é necessário seguir uma ordem inicial, não sendo possível “pular” um estágio sem que o mesmo já tenha sido visitado e completado. Para fechar os estágios do jogo há duas formas: encontrando certas chaves mágicas que fazem aparecer uma porta de saída do local que está sendo visitado, ou então vencendo o chefe existente no estágio. Mas o mais legal em Land of Illusion é que estágios já fechados, ainda podem ser visitados, e em algumas partes da trama do jogo será realmente necessário voltar em certos estágios, seja para procurar certos itens ou então para abrir trilhas diferentes no mapa, tendo assim acesso a outros locais (leia-se estágios) que antes eram inacessíveis. Um mesmo estágio pode possuir mais de uma porta mágica, ou seja, mais de uma saída.
Estrelas mágicas em grande quantidade!
Aqueles que jogaram Castle of Illusion com certeza lembram-se das estrelas vermelhas que aumentavam o número de barras de energia de Mickey. Pois é, em Land of Illusion existem mais de uma dezena delas espalhadas pelos diversos estágios do jogo! Eu nunca consegui encontrar todas, mas no final do jogo fica claro que há algum tipo de “bonus” para quem conseguir pegar todas elas. Isto acaba sendo um desafio opcional para os jogadores, que além de terminarem o jogo ainda podem se divertir (ou não) saindo em busca das famigeradas estrelas do poder!
Gráficos
Graficamente Land of Illusion é quase idêntico a Castle of Illusion, com os “designs” de vários personagens (onde claro, Mickey está incluso) sendo praticamente os mesmos do primeiro jogo estrelado pelo mascote da Disney no Master System. A melhoria está na maior variedade de cores e dos cenários mais bem elaborados e acabados. A grande semelhança com Castle of Illusion não chega a ser um ponto negativo, muito pelo contrário, já que o primeiro jogo do Mickey no Master trazia gráficos de excelente qualidade, e que na época de seu lançamento chamaram muito a atenção!
Efeitos e Trilha Sonora
Muitos dos efeitos sonoros são os mesmo já encontrados em Castle of Illusion, mas há também alguns novos. Todos são de excelente qualidade e bom gosto, e estão totalmente condizentes com o clima de aventura infantil que Land of Illusion traz para quem o jogue.
A Trilha Sonora é bem legal, com vários temas interassantes e diversos! Há os clássicos temas alegres e felizes, outros temas mais agitados, alguns mais lentos e misteriosos, e outros que dão a sensação de tensão nos momentos cruciais do jogo! Todas as músicas possuem um clima bem infantil, e em se tratando de um jogo estrelado por um dos personagens mais queridos pela criançada do mundo inteiro, não teria como ser de outra forma! Não gosto de julgar os jogos de forma númerica, mas neste caso vou abrir um exceção: nota 10 para as músicas de Land of Illusion!
Jogabilidade
A jogabilidade é bem similar com a que é encontrada em Castle of Illusion, com Mickey tendo como sua principal “arma”, sua infame forma de atacar com “bundadas” nos inimigos, ou então atacando objetos sobre eles. O lance da “bundada” é ridículo tudo bem, eu admito, mas isto é um jogo para crianças ora bolas! Mas tenho que ressaltar que Mickey possui agora novos comandos, como a necessidade de apertar o direcional para baixo mais o botão de ação para que ele se transforme em sua forma minúscula, ou segurar o direcional para os lados quando estiver próximo de superfícies laterais, para assim poder escalá-las (mas devo frisar que tais comandos só são possíveis quando Mickey já estiver de posse dos itens mágicos que os habilitam). No mais é curtir novamente a excelente jogabilidade já vista em Castle of Illusion!
Dificuldade
Apesar de ter mais estágios que Castle of Illusion, e até mesmo ter algumas partes mais para o final do jogo que chegam a ser um pouco complicados à primeira vista, Land of Illusion não é um jogo difícil no final das contas. Algumas “manhas” tem que ser aprendidas em certas partes da aventura, mas nada que um pouco de treino e inteligência não dêem conta do recado. Os chefes começam bem fáceis, e depois vão ficando um pouco complicados, mas nada que vá dar muito trabalho. Basta o jogador ficar atento a forma de ataque e ao ponto fraco que cada chefe do jogo possui para poder vencê-los sem tantos problemas.
Conclusão
Lembro que na época de seu lançamento no Brasil, a Tec Toy até mesmo passou na TV alguns comerciais para divulgar Land of Illusion! E não poderia ser diferente, já que Castle of Illusion foi um dos jogos do Master System de maior sucesso em nosso país, e Land of Illusion tinha tudo para agradar aos fãs deste jogo! E ele conseguiu ser um jogo tão bom e viciante quanto o seu antecessor, sendo que muitos jogadores (como eu) o consideram como um game ainda melhor! Seja qual for a opinião, é inegável que Land of Illusion é mais um clássico eterno do Master!
Pingback:uberVU - social comments
Boooooooa Sr. Caduco!
Esse é um jogo muito bom mesmo! Eu gostava bastante do mesmo, sendo que me lembro que eu ficava tentando desenhar o mapa do jogo em aulas de Educação Artística na escola… velhos tempos do “desenho livre”…
O engraçado é que essa história do Mickey dormir e acordar “no livro” é meio (ou mais do que isso) clichê, não? Se não me engano há pelo menos mais uns dois jogos em que a história é a mesma.
Eduardo Shiroma[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Agora, no momento, eu não me recordo do nome de outro game com esse “lance” de dormir e acordar em um livro, mas também acho que já vi isso antes (ou depois) em outro lugar.
Um game que tem uma situação semelhante, e que eu me recordo agora, é o Super Mario Bros 2 americano, onde toda a história do game se passa em um sonho do Mario.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Excelente postagem! Meu amigo tinha esse jogo, pegava emprestado dele :D. Mas sempre preferi o Castle of Illusion, apesar do Land ser muito bom. A propósito, não me lembro da propaganda desse jogo na TV, só me lembro da do Castle. Nunca consegui pegar todas as estrelas também.
O fato do protagonista dormir, depois acordar e perceber que tudo não foi apenas um sonho, está presente em várias histórias – com video-games não deve ser diferente. A história mais notável que conheço com esse mote é “A Christmas Carol” de Charles Dickens, talvez na época em que foi criada não era clichê :P. Em Land of Illusion usam esse artifício para explicar as coisas absurdas que ocorrem durante o jogo (no jogo anterior, Castle of Illusion, a desculpa era o castelo que criava as ilusões). Já no Super Mario Bros. 2 americano o artifício foi usado para que pudessem reaproveitar um jogo já feito, sem alterar o universo original do Mario. Acho que queriam dissociar Super Mario Bros. de Doki Doki Panic, mas devem ter mudado de idéia depois e incluíram os inimigos do jogo no universo do Mario. Talvez seja muito óbvio para muitos, todavia tive que escrever isso :P.
ANTIDEUS[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Que isso rapaz, o legal dos comentários em um blog, ao meu ver, é exatamente isso: compartilhar conhecimento.
Apesar de eu pelo menos, já ter ciência de tudo o que você postou, muitas outras pessoas podem não ter este conhecimento e estarão aprendendo coisas novas por meio de suas palavras, e de suas explicações.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Land of Illusion até que é legal, o último jogo dele lançado para SMS (pela TecToy, adaptado do jogo do Game Gear) Legend of Illusion acho bem fraco.
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Também não curti o Legend of Illusion.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Kra esse jogo é muito bom mesmo… Por falar nisso terminei ele essa semana…
Bem chatinho o tal do vampiro… =D
Alberwood[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Faz tempo que não jogo o Land of Illusion, mas qualquer dia pego pra matar a saudade! Realmente é um jogão!
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caras, Castle of Illusion foi o primeiro game que eu terminei na vida, mas nunca cheguei a jogar seu sucessor não. Ainda pego no emulador para detonar!
Sabat[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sabat
Cara, pegue e jogue qualquer dia, pois o Land of Illusion é ainda melhor que o Castle!
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quase a mesma situação do Sabat, só que eu num lembro qual foi o primeiro que eu terminei, mas eu terminei o castle of illusion e nunca tinha ouvido falar do seu sucessor até hj. Ele foi lançado só pra Master System ou saiu pra MD tbm?
Fara[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fara, o Land of Illusion é exclusivo para o Master System.
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Twitted by nesarchive
Land Of Illusion é fantastico, Nostalgia pura 😛
Cyber Woo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Com certeza! Além de ser um grande game, traz boas recordações do passado!
André "Caduco" Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito bom, joguei outro dia e sou exatamente da mesma opinião que o Caduco: é um Castle of Illusion melhorado. Digo, a nostalgia me faz preferir o “Castle”, mas acho que o “Land” é melhor no todo. Agora o “Legend”, vou te contar… a “bundada” faz uma falta danada!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 21
Gostei dos três jogos do mickey, apesar de ainda não ter terminado o legend… o Master era FODÁSTICO!!
Duquerei[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
galera desculpem a minha igtnorância, mas me ajudem, eu estou na fase do castelo mal-assombrado e não consigo levar a chave até a porta. Será q vcs poderiam me ajudar?
Juan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Juan
Dê uma olhada no GameFaqs para saber como passar desta parte:
http://www.gamefaqs.com/sms/588093-mickey-mouse-land-of-illusion/faqs/31910
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
grande game! altamente divertido! esse é o meu preferido da série ilusion!
wolverine-logan[Citar este comentário] [Responder a este comentário]