Olá galera do asilo!!! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo mais uma edição do Recordar é envelhecer! Hoje vou relembrar um game que joguei muito no meu velho Master System: Sonic. É, o ouriço super sônico também mandou muito bem no console de 8 Bits da SEGA e este jogo merece ser lembrado! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Introdução

Em 1991 o mundo literalmente babava diante do novo mascote da SEGA: Sonic, o ouriço mais rápido já visto na face da terra! Fazendo sua estréia no Mega Drive, Sonic conseguiu logo se estabelecer como um dos personagens mais memoráveis dos games. E assim como já havia feito em outras oportunidades no passado com os grandes jogos lançados para o Mega, a SEGA também lançou uma versão de Sonic para o seu console de 8 Bits, o Master System. E é sobre esta versão que irei falar agora.

Não é uma simples conversão…

É legal observar o cuidado que a SEGA teve com este lançamento para o Master System: ao invés de se limitar em fazer uma conversão do jogo original, e que poderia acabar saindo ruim por causa da diferença de hardware, a empresa japonesa fez praticamente um novo jogo, que estaria dentro das capacidades do seu console de 8 Bits.

Mesmo que alguns cortes tenham ocorrido, como a ausência dos “loopings”, os fatores principais que foram responsáveis pelo sucesso do ouriço no Mega Drive se mantiveram no jogo do Master: fases cheias de inimigos e armadilhas para prender e entreter o jogador até que ele fosse capaz de ver a tela final do game! Uma aventura divertida que ficaria marcada como a despedida do console da SEGA em território americano, infelizmente, mas pelo menos a despedida não poderia ter sido em maior estilo!

Os monitores que podem dar poderes especiais a Sonic (como a hyper velocidade e a capacidade de se tornar invencível, ambas por um curto período de tempo) bem como proteção extra ao ouirço (escudo laser), também marcaram presença no jogo do Master System, para ajudar a vida dos jogadores, deixando a missão de Sonic mais fácil.

E falando na missão do ouriço, ela é a mesma do jogo do Mega Drive: o cientista maluco Dr. Ivo “Eggman” Robotnik está sequestrando e tranformando os animais da floresta em robôs para utilizá-los em seu diabólico plano de dominar o mundo. Querendo possui o poder supremo, Eggman deseja reunir as seis esmeraldas do caos. Sonic então tem que impedir que o cientista maligno realize seus planos e ainda salvar seus amigos.

De maneira curiosa, a forma de encontrar as esmeraldas no jogo do Master é totalmente diferente do jogo do Mega: ao invés disso ocorrer em fases bônus (que no Master trazem a possibilidade de se conseguir continues e vidas extras apenas), as esmeraldas estão escondidas em certas fases do game.

O game possui ao todo 6 fases, onde cada fase é dividida em três atos, sendo que o último é sempre o mais curto e onde se deve enfrentar “Eggman” dentro de alguma de suas geringonças. Um detalhe interessante no Sonic do Master, é a presença de um mapa que aparece sempre antes de cada ato, e serve para mostrar os locais por onde o ouriço está passando.

Quesitos técnicos

Em termos gráficos, o Sonic do Master dá um show! A caracterização dos personagens e criaturas do games está perfeita, e todos possuem uma animação bem decente. Os cenários são todos bem coloridos e variados, e todos possuem cores leves, mas nada berrante ou feliz, tudo dentro do mais alto bom gosto. Vale citar que três áreas encontradas no jogo do Mega se fazem também presentes na versão do Master: Green Hill, Labyrinth e Scap Brain, mas todos estes cenários estão totalmente diferentes em termos de estrutura e progressão.

Em termos sonoros o game também demonstra alto nível: o tema de abertura e da fase Green Hill Zone são praticamente idênticos aos da versão do Mega, mas as outras músicas do jogo são todas inéditas e exclusivas da versão do Master! A qualidade sonora das novas canções é inquestionável, ainda mais que um “tal” de Yuzo Koshiro foi o responsável por elas. Com um dos grandes mestres da gamemusic comandando a direção musical do jogo, a SEGA não tinha como errar neste quesito! Os efeitos sonoros também são da mais alta qualidade, sendo todos bem fiéis aos sons que se fazem presentes no Sonic do Mega.

A jogabilidade é simples e prática: ambos os botões servem para Sonic pular e o botão direcional movimenta o ouriço. Os comandos fluem de maneira rápida e precisa, deixando a jogatina totalmente fluente.

A dificuldade do jogo é bem baixa, mesmo que exista certos pontos mais complicados no game. Ainda que o cenário Labyrinth Zone possa ser um pouco difícil se comparado com os outros presentes no game, ainda mais por causa das partes onde Sonic deve pegar oxigênio nas bolhas de ar para evitar que morra afogado, basta um pouco de treino para poder terminar o jogo sem problemas.

As batalhas contra “Eggman” não são difíceis, mas jogadores menos habilidosos devem tomar um certo cuidado nestas partes do jogo, pois Sonic sempre estará sem nenhuma argola dourada, ou seja, bastará se ferir uma única vez para perder uma vida.

Conclusão

Sonic pode ser considerado como um dos melhores games de ação/plataforma lançados para o Master System. Apesar de poder ser terminado em poucas horas, é garantia de diversão do início ao fim! Se no NES tivemos grandes games de plataforma, Sonic é a prova cabal de que o Master System também teve jogos tão bons ou até melhores do que os vistos no lado rival.

Recordar é envelhecer: Sonic (Master System)
Tags:             

93 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Sonic (Master System)

  • 29/01/2010 em 2:09 pm
    Permalink

    GLStoque :

    Esse é o melhor e de mais sucesso DEMAKE da história oficial do jogos.

    Discordo. Para mim o Sonic do Master é um novo jogo, com fases totalmente diferentes em termos de estrutura, se fizermos uma comparação minuciosa com o Sonic do Mega. Demake para mim, tem que ser o mesmo jogo MESMO, só que em uma versão, digamos mais “fraca”. Quem jogou o Sonic do Master até o fim sabe que ele tem fases únicas, que nem aparecem no jogo do ouriço para o Mega, logo intitulá-lo de “demake” soa bem forçado na minha opinião.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/01/2010 em 2:50 pm
    Permalink

    Jony :

    Verdade! O Sonic do Master realmente tinha suas peculiaridades. Mas legal mesmo era jogar no Game Gear!! :D

    Nunca joguei o Sonic do Game Gear, mas já li a respeito sobre esta versão e dizem que ela é bem parecida com a do Master. Poder jogar um game tão bem feito e divertido quanto Sonic em um console portátil, que você pode levar para onde bem entender, deve ser realmente legal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/01/2010 em 3:02 pm
    Permalink

    Muita gente acha esse Sonic melhor que o do mega!! Todos os outros Sonics lançados para o master sao bem inferiores a este, vale lembrar tambem que esse é o único Sonic que a tela se move da esquerda para a direita o tempo todo em uma fase.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/01/2010 em 4:38 pm
    Permalink

    Muito Bom Sonic!!
    Sempre que bate saudade, tiro uma partidinha!!
    Agora o do Master joguei muito pouco, mas lembro que não era ruim!
    Irei joga-lo novamente só para ver que bicho que dá.

    Excelent Post meu caro 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/01/2010 em 4:49 pm
    Permalink

    Fernando “Ancião Kid” Cordeiro :

    Esse Sonic é ótimo, bons tempos, antes de um tal Werehog…

    Nem me fale em Werehog… Sonic Unleashed sucks!!!

    Fernando “Ancião Kid” Cordeiro :

    As músicas são ótimas, algumas poderiam ter sido reutilizadas em algum outro jogo da série.

    Com certeza! Yuzo Koshiro rules!!!

    Nesbitt :

    Demake deve ser aquele Somari (hack pirata do Sonic + Mario) para o NES! =P

    Uuhauahuaha… já li e vi imagens desse hack chamado Somari, mas nunca tive “coragem” de jogá-lo… parece ser uma bela porcaria…

    Sabat :

    Uma amiga minha adorava jogar isso kkkkk
    Joguei só na casa dela e bem pouco…
    Mas realmente era muito bonito para os padrões xD

    Esse jogo serve para mostrar que o Master também podia fazer games de ação/plataforma tão bons ou até melhores que os do NES.

    Cyber Woo :

    Agora o do Master joguei muito pouco, mas lembro que não era ruim!
    Irei joga-lo novamente só para ver que bicho que dá.

    Mesmo preferindo o do Mega, acho o Sonic do Master muito bom… um dos melhores games de ação/plataforma do Master com certeza.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/01/2010 em 8:28 pm
    Permalink

    É verdade que o Sonic do Mega é muito melhor que o do Master, mas a versão 8-bits é muito especial pra mim pois foi o primeiro Sonic q eu joguei.

    Na época do lançamento eu tava doido pra jogar Sonic e naum tinha o Mega, só o meu bom e velho Master. Ae quando saiu a versão do MS eu fiquei doido pra alugar, mas lançamento era sempre treta. Quando eu finalmente consegui fiquei grudado na TV jogando este game como se não tivesse amanhã. E fiquei muito fã da música da segunda fase, a the bridge, eu ficava assobiando direto.

    Simplesmente adoro Sonic 1 do MS, ainda quebra muitos dos games mais recentes do pobre ouriço.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/01/2010 em 9:48 pm
    Permalink

    @Adinan

    Caramba amigo, sua história é bem parecida com a minha! Sonic foi o primeiro jogo do master que eu aluguei, um dia depois de ganhar o videogame ( após 11 meses esperando pelo fim das parcelas do clube de compras da Tec Toy… quase morri de ansiedade…)
    Eu também curto muito a música da segunda fase, talvez a melhor de toda a série, ela acalma os nervos hehehe
    Caduco, ótima escolha para analisar, esse jogo simplesmente não tem defeitos!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/01/2010 em 10:35 pm
    Permalink

    Joguei esse jogo há poucos dias, e a SEGA fez mesmo um ótimo trabalho. Eles realmente criaram um jogo novo para o Master System.

    O Sonic 2 de MS também é legalzinho, só que as fases não são tão bem projetadas como as do Sonic 1. Algumas são curtas demais, e o jogo não flui bem como esse aí.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 6:04 am
    Permalink

    Gran juego, es el primer Sonic que me pasé y mas de una vez hasta que pudo conseguir terminarlo completo con todas las vidas extras y esmeraldas. 🙂
    He de confesar que todavía no he sido capaz de terminar ninguno de la Megadrive en cambio los de Master me los pasé todos, quizás es que sean mas fáciles. O:)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 8:15 am
    Permalink

    Sonic do Master foi realmente uma ótima versão. Mas convenhamos, o NES era melhor servido de jogos do estilo. Nada no Master System na modalidade plataforma pode ser comparado ao antológico Super Mario Bros 3, por exemplo.

    Exceto isso, concordo com tudo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 8:25 am
    Permalink

    Sandro :

    Sonic do Master foi realmente uma ótima versão. Mas convenhamos, o NES era melhor servido de jogos do estilo.

    Com certeza, mas alguns poucos games do gênero que foram lançados para o Master System, como Asterix, Castle of Illusion, Land of Illusion e The Lucky Dime Caper, são melhores que muitos games do mesmo estilo que foram lançados para o NES, NA MINHA OPINIÃO.

    O lance é que por serem em menor número, muitos pensam que o Master não tem games de plataforma de qualidade como o NES, o que para mim é um grande erro.

    Sandro :

    Nada no Master System na modalidade plataforma pode ser comparado ao antológico Super Mario Bros 3, por exemplo.

    Na minha opinião NENHUM game de plataforma da geração 8 Bits pode ser comparado ao Super Mario Bros 3. Um dos poucos que eu acho que chegou a ser tão bem feito e inovador quanto este foi o Kirby’s Adventure do NES, mas ainda assim prefiro o terceiro game do encanador italiano.

    Aí você já tá pegando pesado, querendo que algum game de plataforma da geração 8 bits seja melhor que o Super Mario Bros 3… uhauahuaa… 😛

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 8:36 am
    Permalink

    @Sandro

    E Sandro, minha colocação no final do post (…Sonic é a prova cabal de que o Master System também teve jogos tão bons ou até melhores do que os vistos no lado rival)eu não quis dizer que algum game do gênero plataforma lançado para o Master tenha superado o Super Mario Bros 3, mas deixei em aberto que muitos gamers possam pensar desta forma (mesmo que eu não pense assim).

    Verdade absoluta é algo que não existe, e se alguém disser que o game do Sonic é melhor que o Super Mario Bros 3, quem sou eu para dizer que isto não é verdade… é a opinião pessoal de alguém, e logo representa a verdade para ele. Questão de gosto, e isto não se discute, a menos que se queira perder tempo…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 10:33 am
    Permalink

    @Sandro

    Dá até pra fazer uma analogia com o futebol: Super Mário 3 é o Pelé da geração 8 bits, enquanto que o Sonic é o Maradona. Tem torcedores que gostam mais do futebol do Maradona, que não esquecem da copa de 86, como eu hehehe
    Ou seja, eu tenho mais carinho pelo Sonic, porque joguei muito quando era criança, mas não nego a superioridade do Super Mario 3. Acho que o quesito emoção conta na hora de escolher os preferidos, pelo menos na minha opinião.
    Vai Argentina!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 6:25 pm
    Permalink

    Misericórdia!
    Elogiei o jogo e fui cruxificado credo!
    Só chamei de Demake porque gosto de jogos Retrô e o jogo do Master foi lançados depois do sucesso do Mega para pegar carona. E nem sempre Remake são cópias idênticas dos originais, ou quase nunca são.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 7:10 pm
    Permalink

    Talvez eu seja o unico maluco aqui, mas nunca conssegui jogar mais de 5 minutos de qualquer jogo do velho Mario, respeito o q este game fez pelo estilo plantaforma, mas Sonic me conquistou pela sua velocidade, aqueles pulinhos do Mario chega a me irritar, e sempre achei muito infantil. Em particular este Sonic é o melhor game de plantaforma da rea 8 bits.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 7:12 pm
    Permalink

    GLStoque :

    Misericórdia!
    Elogiei o jogo e fui cruxificado credo!

    Apenas não concordei com sua opinião e falei os motivos para isso. Ninguém te crucificou ou coisa do tipo. Deixa de frescura… 😛

    GLStoque :

    Só chamei de Demake porque gosto de jogos Retrô e o jogo do Master foi lançados depois do sucesso do Mega para pegar carona. E nem sempre Remake são cópias idênticas dos originais, ou quase nunca são.

    E entenda: o Sonic do Master não é um remake ou demake da versão do Mega, é um jogo completamente novo. Por continuar chamando-o de “demake” ou “remake”, isso só mostra que você não jogou a versão do Master ou pelo menos não com a devida atenção.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 7:14 pm
    Permalink

    Dahora :

    Talvez eu seja o unico maluco aqui, mas nunca conssegui jogar mais de 5 minutos de qualquer jogo do velho Mario, respeito o q este game fez pelo estilo plantaforma, mas Sonic me conquistou pela sua velocidade, aqueles pulinhos do Mario chega a me irritar, e sempre achei muito infantil. Em particular este Sonic é o melhor game de plantaforma da rea 8 bits.

    Tudo é uma questão de gosto. Você não é maluco por não gostar do personagem Mario ou de seus games. Afinal de contas, ninguém é obrigado a gostar de um game só porque quase todo mundo gosta. Normal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 7:41 pm
    Permalink

    Orakio Rob, “O Gagá” :

    @André “Caduco” Breder
    É que o seu jeito de não concordar às vezes é meio… direto demais.

    Não quis ser grosso, apenas sincero e franco. Mas como já sou um velho rabugento, será difícil nesta altura do campeonato tentar mudar o meu modo de ser. Pelo menos sempre procuro tratar as pessoas com respeito, mesmo não concordando com elas em relação a algo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 8:24 pm
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”

    Desculpa Gagá, mas dei muita risada com a sua explicação! Hahaha
    Caduco, quando vc comentou ser um “velho rabugento” , logo me lembrei dos filmes do Walter Mathau hahaha
    Vcs são fo- bacanas

    Sobre esse negócio de demakes, joguei um pouco do Sonic Blast, a primeira fase é igualzinha à versão do Sonic 2 do Mega Drive, mas a segunda fase já é nova. Então, dá pra considerar apenas uma fase como demake (Green Hill) sem necessariamente considerar o jogo inteiro?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/01/2010 em 8:41 pm
    Permalink

    Elielson :

    @Orakio Rob, “O Gagá”

    Desculpa Gagá, mas dei muita risada com a sua explicação! Hahaha
    Caduco, quando vc comentou ser um “velho rabugento” , logo me lembrei dos filmes do Walter Mathau hahaha
    Vcs são fo- bacanas

    Grande Walter Matthau… que descance em paz. Com certeza eu dei altas risadas vendo os filmes “Dois velhos rabugentos” e “Dois velhos mais rabugentos”… hehehehehehe…

    Elielson :

    Sobre esse negócio de demakes, joguei um pouco do Sonic Blast, a primeira fase é igualzinha à versão do Sonic 2 do Mega Drive, mas a segunda fase já é nova. Então, dá pra considerar apenas uma fase como demake (Green Hill) sem necessariamente considerar o jogo inteiro?

    Acho que pode… ou não… ah sei lá… uahuahuaha… 🙂

    Agora nunca joguei esse Sonic Blast, e como ele é um port do Game Gear fico imaginando a maravilha que deve ser…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/01/2010 em 8:41 am
    Permalink

    Thiago :

    Review de Sonic do Master System sem falar do Robotnik na Jungle Zone não é review. :P
    Aquilo era putanescamente difícil para qualquer criança ~10 anos.

    Na época em que eu joguei pela primeira vez este game devia ter uns 11 anos, e não tive dificuldades de passar pelo Robotnik deste estágio que você falou, logo não fiquei “traumatizado” com este chefe como você parece ter ficado.

    Aliás nenhum Robotnik neste game me dava trabalho, nem mesmo o último que apesar de fácil é o mais “duro na queda”.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Recordar é envelhecer: Sonic (Master System) -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *