O ano de 2008 já está quase acabando mas ainda dá tempo de trazer para os leitores do Gagá Games mais uma edição do Recordar é envelhecer. O jogo que eu, André Breder recordo desta feita é o Super Mario Bros. 3, um game que dispensa maiores apresentações para os retrogamers. Bem, esse também será o meu último post neste ano, portanto desejo adiantado um feliz ano novo para a galera que lê minha humilde coluna aqui no Gagá. Valeu e até o ano que vem!

Simplesmente o melhor!!!

Mario agora pode voar e sem precisar de Redbull!

Mario e Luigi agora podem voar!!!

Super Mario Bros. 3 é simplesmente um dos melhores jogos já criados para videogame de todos os tempos! Foi lançado no Japão no dia 23 de Outubro de 1988 e somente em 12 de Fevereiro de 1990 nos Estados Unidos. Ele tem como principal característica o retorno da jogabilidade clássica da série. Mais uma vez Mario ou Luigi deverão pular sobre os adversários para derrotá-los, assim como podem assumir novas formas usando itens especiais que serão encontrados durante a aventura. Não limitando-se apenas a retornar ao velho estilo do primeiro jogo, SMB3 adiciona novos elementos a jogabilidade: uma série de novos itens, quebra-cabeças, novos inimigos e áreas secretas!

Ao invés de apenas pular de uma fase para outra, agora o jogador terá uma mapa de cada mundo com diversos caminhos a sua disposição, permitindo que algumas vezes se possa selecionar a ordem das fases ou até mesmo ignorar algumas delas.

História

O Reino dos Cogumelos está passando por um longo período de paz graças aos esforços dos irmãos Mario e Luigi. Entretanto, o Reino do Cogumelo forma uma entrada para o Mundo dos Cogumelos onde as coisas não vão bem. Bowser enviou seus sete filhos para este mundo para que eles fizessem as travessuras que quisessem. Lá, eles roubaram os cetros mágicos reais de cada país daquele mundo e transformaram os seus reis em animais. Para fazer com que tudo volte ao normal, Mario e Luigi devem recuperar os cetros mágicos e fazer com que os reis voltem ao normal. Para isso, eles contarão com a ajuda da Princesa Peach, que se comunica com eles através de cartas”.

Power Ups!

O Mario Flamejante está de volta!

O Mario Flamejante está de volta!

Em Super Mario Bros 3 existem um número maior de “Power Ups” em relação ao primeiro jogo da série: há a Super Folha (que dá a Mario e Luigi um rabo e orelhas de Racoon, permitindo que os heróis possam voar ou flutuar), Roupa de Tanooki ( os heróis vestem uma fantasia de Tanooki mais elaborada que a Racoon, que além de permitir voar e flutuar, dá o poder de se transformar em estátua, para assim anular ataques ofensivos), Roupa de Sapo (com esta vestimenta a mecânica de jogo dentro da água é facilitada, pois os heróis podem nadar mais rápido e também pular mais alto), Roupa de Irmão Martelo (vestimenta com um casco de tartaruga e capacete pretos, dos Irmãos Martelo, que dá a habilidade de atirar martelos), além dos poderes clássicos conseguidos através dos cogumelos e flores de fogo.

Gráficos, Efeitos e Trilha Sonora

Mario em ‘terra de gigantes’!

Os gráficos mostram todo o poder do NES! As telas de fundo dos estágios estão bem detalhadas e muito bem construídas! Os personagens, inimigos, objetos e tudo mais que é encontrado na tela estão muito bem desenhados e com uma animação perfeita!

Se os efeitos sonoros dos dois jogos anteriores da séries eram excepcionais e marcantes, SMB3 não podia fugir a regra. Com uma qualidade ainda maior e com uma variedade enorme, os efeitos sonoros de SMB3 são um verdadeiro espetáculo para os ouvidos, e muitos nos remetem ao velho SMB original.

As músicas então, superam as dos dois jogos anteriores! O que já era bom, ficou ainda melhor com a qualidade sonora superior que SMB 3 possui! A trilha sonora do jogo é extensa e várias de suas músicas, com toda certeza, ainda estão vivas na memória das pessoas, incluse aquelas que jogaram SMB 3 há 20 anos atrás!

Jogabilidade

A jogabilidade é notal mil! Todos os comandos funcionam muito bem, sem atrasos. Mario e Luigi agora podem carregar os cascos das tartarugas para soltá-los quando quiserem, voam um pouco quando pegam a “folhinha” e viram Racoon, e nadam em super velocidade quando estão vestidos de sapo! É tudo perfeito!

Dificuldade

Encarando um dos filhos de Bowser!

A dificuldade de SMB 3, como nos jogos anteriores da série, é crescente. São ao todo 8 mundos para atravessar durante a aventura, com mais de 90 fases no total! As fases nunca darão a impressão de serem repetitivas, pois sempre haverá algo novo para dificultar a vida do jogador. Os chefes não são tão difíceis, mas em compensação é necessário atravessar um barco-voador cheio de canhões ( e algumas vezes até lança-chamas) para se chegar até eles. Algumas vezes será mais fácil passar pelo chefe do que pelo seu barco!

Conclusão

SMB 3 vendeu quase 18 milhões de cópias no mundo todo sendo assim o jogo individual (sem ser vendido junto com um console) mais vendido da história dos videogames. É uma verdadeira obra prima! Até hoje continua sendo mais divertido e com um desafio mais alto do que a maioria dos jogos atuais! Super Mario Bros 3 é eterno!

Recordar é envelhecer: Super Mario Bros. 3 (NES)
Tags:                     

12 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Super Mario Bros. 3 (NES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *