Sexta-feira é dia de retro-rápidas aqui no Gagá Games. Vamos ver algumas das notícias mais legais da semana para os amantes de jogos velhos.
Ys: The Oath in Felghana no PSP ocidental
Há mais de vinte anos a série Ys é amada no Japão, mas no ocidente ela ainda é meio enjeitadinha. Vários jogos não foram lançados, e o console no qual a série realmente criou fama (o PC Engine) fracassou aqui do nosso lado do mundo. Felizmente, a XSEED (que vem lançando títulos japoneses bizarros no ocidente, para o nosso deleite) decidiu correr atrás do prejuízo: vai lançar Ys: The Oath in Felghana para o PSP, em inglês!
Oath in Felghana é um caso curioso: o terceiro jogo da série Ys, Wanderers from Ys, mudou a clássica visão aérea com inclinação da tela para uma visão estritamente lateral, com foco na ação. Isso desagradou a muitos fãs na época, e o jogo (embora excelente e com uma trilha sonora unfuckingbelievable) meio que virou a ovelha negra da série. Um dia a Falcom resolveu reimaginar toda a história, lançando uma espécie de remake para Windows, The Oath in Felghana, obtendo enorme sucesso. Esse é o jogo que chegará para o PSP, mas a XSEED promete novidades.
Survival Horror de Atari ganha remake
Haunted House era um joguinho arrepiante para o Atari, no qual você controlava um sujeito em uma mansão mal assombrada. Munido de uma lanterna, você tinha que encontrar itens valiosos e se mandar de lá o quanto antes, mas a mansão estava cheia de criaturinhas desagradáveis, como morcegos, aranhas e fantasmas. Isso em teoria, porque na prática você controlava um par de olhos numa tela preta, e quando acendia a lanterna uma “bola” (bom, vocês sabem que bolas desenhadas pelo Atari não eram exatamente bolas) envolvia os olhos, fazendo o herói do jogo parecer mais com um fantasma do que as próprias assombrações. Um dos trunfos do jogo eram os efeitos sonoros, a gente tomava cada susto jogando esse negócio!
Pois bem, a Atari acaba de lançar um remake do dito cujo. Ele traz gráficos modernos e parece muito divertido! Está saindo por vinte dólares para Windows e Wii, e pode ser comprado no site oficial ou no Steam. Se alguém quiser me dar de presente eu faço um review por aqui :p Uma versão para XBLA está anunciada para breve.
Terceiro pacotão de jogos de Mega Drive para PC
E a SEGA continua lançando coletâneas de seus clássicos para o PC. O recém-anunciado MegaDrive Genesis Series 3 Complete Pack é composto pelos seguintes jogos:
- Bio-Hazard Battle
- Columns III
- Sword of Vermillion
- Virtua Fighter 2
- Ecco II: The Tides of Time
- Alien Storm
- Decap Attack
- Flicky
- E-SWAT
- Sonic the Hedgehog
- Golden Axe 2
No momento, o pacotão só está disponível para venda no Gamersgate, mas logo deve chegar ao Steam, como de costume. Cada jogo sai por três dólares, e para variar o Sonic sai mais caro (quatro dólares)… depois de todos esses anos, a SEGA ainda acha que precisa diferenciar preços de acordo com os títulos clássicos que vende. Vai entender. Seja como for, o pacotão sai com um big desconto e fica por pífios sete dólares e quarenta e nove centavos. Ultimamente eu venho dando preferência a jogar títulos velhos no Wii, e compraria numa boa se os jogos rodassem nele. Achei interessante a inclusão do obscuro, porém curioso, Sword of Vermillion.
Sword of Vermillion por pouco não entrou na lista do Retro-Challenge.
Sobre Y’s, queria ter um PSP 🙁
Cosmão[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O Sword of Vermilion foi incluído numas compilações anteriores da Sega. Meu palpite é que no próximo pacote já venha algum Phantasy Star.
Agora é como eu já tinha dito antes: Acho que essas compilações de Mega Drive já deram o que tinham que dar há um tempinho. Queria ver mesmo é alguma coletânea de arcade. A Sega alegou que havia perdido o código fonte de vários de seus sucessos antigos de arcade, mas pô… De todos eles?
00_Agent[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Flicky! Só este jogo já vale os 7 dólares e 49 cents. É mais viciante que drogas. Devia passar uma propaganda na tv dizendo: “pais, falem com seus filhos sobre Flicky. Antes que alguém mais fale” 😀
Ys: The Oath in Felghana é excepcional, e tem um fato sobre ele muito interessante. Ele foi lançado pra PC só em japonês, mas um fã traduziu o jogo. A XSEED, ao lança-lo para PSP, pagou pela tradução do fã. Assim, ela conseguiu lançar o jogo bem mais rápido, e todos sairam lucrando. Uma negociação muito interessante,visto que é raro ver paz entre empresas e traduções de fãs.
E pq toda review do jogo mostra a imagem do Adol correndo entre as bolas de corrente? Desde que a versão pra PC foi lançada é assim 😀 Pelo que eu vi no youtube, o jogo está muito bom. Tão bonito quanto o de computador, coma vantagem da bela tela do PSP e da portabilidade. Quem dera ter um PSP só pra jogar a série. Ela é bem judiada no DS ¬¬
Heider[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
eu tenho um PSP e não jogo… Ys
Julio Cesar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Caramba! Mais uma coletânea de Mega Drive!
Eu acho tão absurdo essas intermináveis colenâneas que há algum tempo até postei uma compilação de coletâneas desses jogos num post em meu blog, aqui > http://www.cubagames.com.br/voce-nao-escapara-da-sega/
Fernando Lorenzon[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bom, adorei Vermilion ter sido incluído desta vez. Como sou suspeito pra falar do RPG em questão, tenho a esperança de que mais jogadores o conheçam agora – principalmente quando a coletânea chegar ao Steam. A SEGA devia ter adicionado o segundo “l” ao “Vermilion” porque acho que é mais vezes escrito com dois L do que da maneira original mesmo, rs
Eric Fraga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Fernando Lorenzon
A SEGA é mesmo muito criticada por isso, mas eu confesso que não entendo direito. Por mim, é ótimo que haja coletâneas pra tudo que é plataforma. Ruim seria se não tivesse nenhuma.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sobre Y’s, queria ter um PSP [2]
Heverton[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu até pagaria, mas esse remake é totalmente broxante. O antigo dava medo quando vc via um inimigo vindo até vc e passando por cima de paredes e o escambau. Agora não. O remake quer ser tão belo que, como nos filmes de terror atuais, exagera pra se parecer bonito. tanto efeitos de luzes. gráficos cartoons. Nada a ver. Faltou o eddie murphy aí.
Leandro moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Mesmo barato não tenho coragem de comprar esses jogos e achar que é um bom negócio.
feijoada polonesa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Gagá, o problema é a falta de qualidade na maioria destas coletâneas. Acho que seria muito mais interessante fazer um remake de alguns games mais importantes, com mais opções, fases adicionais e etc. Ficar embalando ROMs não me parece “nobre” o suficiente.
Mas enfim, ruim mesmo não é.
Fernando Lorenzon[Citar este comentário] [Responder a este comentário]