Na sexta-feira, dia 22, o GOG.com iniciou uma contagem regressiva para uma grande surpresa na página inicial do site. A contagem acaba de se encerrar, e a surpresa foi revelada: um acordo com a Activision, que vai trazer um monte de clássicos para o site, sem DRM e com aquele precinho camarada que a gente tanto gosta. Os primeiros jogos anunciados são o adventure Gabriel Knight: Sins of the Fathers e o RPG Arkanum, cada um saindo a seis dólares.
O catálogo da Activision está cheio de pérolas retrogamers, já que em 2008 a empresa se fundiu à Vivendi, dona da Blizzard e da boa e velha Sierra. Este é certamente o maior acordo já fechado entre o GOG e uma publisher, e pode abrir um precedente para que outras publishers de renome se empolguem com o GOG.
Segundo entrevista concedida ontem pelo co-fundador do GOG.com, Marcin Iwiński, ao site polonês polygamial.pl, o acordo com a Activision levou mais de um ano para sair. Uma das maiores dificuldades que a equipe do GOG enfrenta para convencer grandes fabricantes é a completa ausência de DRM nos jogos. Felizmente a Activision acabou convencida, e Marcin ainda promete outros grandes anúncios para março.
Mas vamos aos primeiros jogos anunciados. Gabriel Knight: Sins of the Fathers (1993) é um adventure que se passa na Nova Orleans contemporânea — digo, contemporânea em 1993, quando o jogo foi lançado, do contrário o protagonista precisaria de um escafandro. O passado misterioso do herói do jogo é responsável pelo lado místico da história, que inclui vudu e outros tipos de magia negra nada agradáveis. O sucesso do jogo garantiu duas continuações e vários prêmios da mídia especializada.
Já Arcanum: Of Steamworks and Magic Obscura (2001) é um RPG lançado pela finada Troika, e que mistura magia e tecnologia em um cenário de fantasia, no melhor estiloo steampunk. É um pouco recente demais para este velhinho que vos escreve (e que já tem uma pilha de jogos mais antigos na fila para jogar, então não me tentem a jogar este!), mas sua história e ambientação foram muito elogiadas pela crítica, e os fãs no fórum do GOG.com parecem empolgadíssimos com o lançamento.
Estes são apenas os dois primeiros títulos anunciados. Eles inauguram o “mês da Activision” no GOG, no qual serão revelados vários títulos da publisher. Fiquem ligados e preparem seus cartões de crédito!
Opa, meu 1o comment aqui. 😉
Como assim Gagá, não vai jogar Arcanum? É 1 dos 3 jogos lançados pela Troika, a qual tem um bando de cultistas seguindo lá. Grande jogo, quase ao nível da série Fallout.
Enfim, muito legal ver uma empresa do porte da Activision indo na direção DRM-free, e eles têm todo o catálogo da Sierra, Vivendi, entre outros. Só penso que os games da Blizzard não vão entrar TÃO CEDO na onda, já que tem uma loja virtual própria. E que venha a Electronic Arts e outras a partir de agora no GOG, uma puxa a outra.
Boas jogadas pra nós.
taczbr[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@taczbr
“Como assim Gagá, não vai jogar Arcanum? É 1 dos 3 jogos lançados pela Troika, a qual tem um bando de cultistas seguindo lá. Grande jogo, quase ao nível da série Fallout.”
Fallout é parte do problema. O resto do problema inclui o pacotão Might & Magic e os dois Realm of Arkania que eu comprei no GOG: se eu comprar Arkanum também, vou perder o emprego e a esposa 🙂
Falta tempo, então estou dando preferência aos jogos mais antigos mesmo. Mas vontade não falta!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O cenário old tá crescendo cada vez mais. Espero que com isso as novas produtoras abram os olhos para novos jogos no estilo Retrô!
Roberto Tailor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Eu idem, mesmo caso. Tenho a série heroes of might and magic sentada lá, nem instalei ainda por falta de tempo. E a mulher ficar p* da vida aqui tb hehe.
Se vier numa promoção futura, compre Arcanum e The Temple of Elemental Evil (TToEE) então, 2 RPGs pros velhinhos que visitam o site. Pequem os Fallouts certo tb!
taczbr[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Peguem.
taczbr[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@taczbr
Estou mais ou menos na metade do primeiro Might & Magic, com folhas e mais folhas de mapas desenhados… acho que não vou conseguir zerar nunca 🙂
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Esse gagá é guerreiro, hahaha. Se não me engano o primeiro é da década de 80 ainda, com aqueles gráficos preto e branco só. Vai zerar sim, tá no caminho com mapa e tudo. 😉
taczbr[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Gagá Games » Revelada a surpresa do GOG.com: jogos da Activision! – jogos
pô, eu tava esperando pra descobrir o que ia aparecer de novo no site e o gagá aparece no meu RSS estragando a surpresa hahahahahhaha to brincando, o site GOG.com ta me deixando bastante impressionado. Mês que vem eu vo comprar o Fallout e começar um retroaventurando-se no retroplayers.
Ahhh GOG.com, vai acabar com meu cartão de crédito!
Fara[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
DRM-free eh o futuro… engraçado começarem a enfatizar isso com o mundo retrô, mesmo com um certo pessimismo…
Ihhh… nem fala em não poder jogar rpgs mais “moderninhos”, rs… to com um monte lah em casa… destaque pra o Tales of Symphonia, mas… to zerando o Zelda II: The adventure of Link (jogaço por sinal).
Vinny “Segata” Pinheiro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
nossa, não lembrava que arcanum era de 2001. mas é fantástico!
o legal é que não parece uma simples mistura de mundo de fantasia medieval com ciência. é mais como o início de uma revolução industrial num mundo de magia. por exemplo, tem uma cidade que depois de algum tempo, ocorre uma revolta de orcs por causa da jornada de trabalho nas fabricas. há templos de deuses abandonados que podem receber oferendas, o que geram certos bonus, há linhas ferroviárias, necromantes, sitios arqueológicos….
a estética do jogo é vitoriana, há uma diversidade de raças e backgrounds para escolher.
pena que, apesar de serem cultuados, os jogos da troika não conseguiram vender tanto.
victor[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Revelada a surpresa do GOG.com: jogos da Activision! -- Topsy.com
Gagá, não fique gagá!!
>>Segundo entrevista concedida ontem pelo co-fundador do GOG.com, Marcin Iwiński, ao site grego polygamial.pl,
O site é polonês, e não grego
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@gamer_boy
Qual é a semelhança entre um site polonês e um site grego? Simples: eu não consigo ler nenhum dos dois 🙂
Valeu, corrigido!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]