Talvez você se lembre do último post que fizemos aqui no Gagá Games sobre Sonic 4, há exatamente três meses. As notícias não eram nada boas: após ser bombardeada por críticas, baseadas nos vídeos divulgados oficialmente e em relatos de pessoas que conseguiram jogar um pouquinho por meio de procedimentos arcanos que até hoje eu não entendi direito, a SEGA mandou parar a música, interrompeu a distribuição de salgadinhos e anunciou que Sonic 4 seria adiado para o fim do ano.
Reconhecendo publicamente que o produto não estava no nível que os jogadores mereciam, a turma da SEGA disse que estava ouvindo as críticas de seus consumidores, e que havia atrasado o lançamento do jogo para que diversos detalhes fossem levemente alterados ou, se fosse o caso, recriados. Acho que podemos dizer que aquele dia 20 de maio foi o fundo do poço para Sonic 4. Mas como sempre acontece quando chegamos ao fundo, existia a esperança de que as coisas começassem a melhorar.
Ontem à noite, após um longo período sem notícias relevantes sobre o jogo, RubyEclipse, praticamente um relações-públicas da SEGA, publicou no blog oficial da empresa o primeiro de uma série de posts sobre o andamento do novo título do nosso OURIÇO (não é porco-espinho) favorito. Vamos a elas?
A tocha ilumina o cenário
Para começar, a fase Lost Labyrinth: Act 2 foi completamente reformulada. A principal alteração está na tocha que Sonic carrega para iluminar a escuridão que domina o resto do estágio. A tocha pode ser usada para interagir com alguns elementos do cenário, causando explosões que abrem novos caminhos. O carrinho de mina, de jogabilidade meio controversa, foi jogado apenas para o final da fase e teve seu controle alterado.
O que podemos entender dessas alterações? Na minha opinião, a coisa mais importante é que a SEGA parece estar preocupada com o quesito exploração do jogo. Todo mundo sabe que é muito divertido jogar os Sonics clássicos correndo que nem um doido, mas o que faz esses jogos serem bacanas até hoje é que as fases são bem projetadas, e você pode descobrir novas áreas se explorar bem. Essa é uma falha em alguns dos jogos tridimensionais do Sonic, que às vezes são muito lineares. Se a SEGA está se preocupando com o lado da exploração, e se conseguir dosar esse quesito com a diversão rápida e descontraída do mesmo jeito que fez com os títulos originais, eu diria que a coisa está no caminho certo.
Estão vendo o pavio aceso? Tem explosão a caminho…
A segunda e a terceira mudança estão mais relacionadas à estética. Parece besteira, mas tinha muita gente reclamando que o Sonic estava andando e pulando “esquisito”. Até eu, que curto o Sonic mas não sou fanático, estava achando um pouco estranho. Pois bem, os homens deram uma retocada na animação do Sonic correndo. Para você ter uma ideia do grau de preocupação dos caras, até o famoso efeito de blur com os pés do Sonic quando ele corre passou por alguns ajustes: antes ele só aparecia raramente, quando o personagem estava na velocidade máxima. Agora aparece a velocidades menores, num esquema mais próximo dos jogos originais do Mega Drive.
“Não vou deixar que Sonic 4 fracasse. Esta talvez seja nossa primeira chance em quase dezesseis anos de colocar Sonic de volta no caminho que sabemos que muitos de vocês querem que a franquia siga.”
— RubyEclipse, da SEGA, puxando a responsabilidade para ele.
A dificuldade também entrou no rol dos aprimoramentos: RubyEclipse admite que algumas partes estavam difíceis ao ponto de serem irritantes, e que isso foi resolvido.
Se isso tudo vai dar em algo que preste, e se finalmente teremos um jogo do Sonic à altura das primeiras aventuras do OURIÇO (em maiúsculas, só para reforçar) eu não sei. Mas tem uma coisa que eu estou achando muito bacana nessa história toda: eu nunca vi uma desenvolvedora reconhecer publicamente as falhas apontadas pelos jogadores, trabalhar para corrigi-las e ainda vir prestar conta. Dá até vontade de voltar a ter fé na SEGA. Bom… a gente é brasileiro e não desiste nunca, não é verdade? Tem aquela história toda do ciclo do Sonic e tal, mas nós não somos burros por “cair nesse papo furado” toda vez que um Sonic novo é anunciado. A gente sabe que a chance de quebrar a cara é grande. Mas a gente gosta pra caramba desse bonequinho azulado, e acredita porque quer MUITO que a coisa dê certo. Então vamos lá, EU ACREDITO. Pronto, falei :p
O próximo post sobre Sonic 4 está prometido para setembro. O jogo sai para WiiWare, PSN, XBLA, iPhone e iPod Touch, só Deus sabe quando (prometido para o fim do ano). A propósito, fãs do OURIÇO (gravaram? posso parar de usar maiúsculas?), estou preparando uma série de posts bacanas para vocês em breve, aguardem…
Gagá,
Também acredito que Sonic 4 vai dar certo, pelas imagens dá para tirar umas conclusões, mas fica com a SEGA a responsabilidade de esquecer os jogos recentemente lançados do ouriço e fazer um jogo atual com forma dos de Mega Drive.
Luis Felipe[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Será que agora vai? Hahahahaha
Realmente o movimento estava estranho. Poderiam tirar as lentes de contato verdes também… Vamos ver o que vai sair.
Jogarei de qualquer forma, mas tudo que espero, assim como os outros fãs, é um jogo ao estilo da série clássica, com fases bem projetas (verticalmente grandes), e que favorecem tanto a velocidade quanto a exploração (e não algo intuitivo, que vai te levando pela mãozinha… pelas imagens, esse jogo está parecendo, sei lá…. um Pandemonium 2…)
Hideto[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu tiro o chapéu pra equipe de produção do jogo.
Os caras tão dando a cara a tapa, ouvindo os fãs e mudando conforme as críticas.
Gostaria que eles fossem a equipe de produção de um próximo Phantasy Star, ou um próximo Shining Force (claro que se isso acontecer eu vou jogar na loteria no dia seguinte ^^)
Jorge Chernicharo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Jorge Chernicharo
Tamo Junto!
…
Fugindo aqui do serviço pra dar uma força pro Gagá! Tá Osso!
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Sonic 4: eu acredito… mas não espalha! -- Topsy.com
Os caras lançaram a versão beta e agora vão trabalhar em cima do feedback. Tomara que isso torne um paradigma em muitas softhouses para games de franquias clássicas.
Leandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sim no inicio eu achei meio gba. Melhorou mesmo
sonic_tales[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu sou um daqueles chatos que continuam na demanda pela volta do Sonic “barrigudinho”…
Cidraman[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu acredito em nosso querido SONIC! Até comprei uma chuteira vermelha com faixa branca só pra andar como Sonic nas ruas (isso, ATUALMENTE) ^^”
DJ Yatta[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@DJ Yatta
Manda uma foto que a gente posta no blog :p
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É justamente por esse motivo que tenho fé que o Sonic 4 dê realmente certo, e seja um jogo digno do passado do ouriço! Quem dera se todas as softhouses ouvissem mais os seus fãs antes de lançar os games… muitas “bombas” teriam sido evitadas…
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O unico ponto negativo que o ouriço favorito de todos está sem lar fixo, mais também essa é a tendencia de hoje em dia, jogos multiplantaforma.
Aff, tempo bom era quando tinha meu Mega Drive novinho.
64Gamers[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu adoro este PORCO ESPINHO!
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gostei do lance da tocha.
Sonic precisa mesmo de mais interação com os cenários. ele deveria usar mais itens assim.
Além do carrinho de mina, poderia ter também o asa-delta em uma fase apenas.
Elielson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Vendo uma coisa dessas fico até emocionado… Quem dera que toda softhouse fosse assim antes de estragar alguma franquia. Isso sim que é responsabilidade e compromisso com o os seus consumidores. Bom na teoria tá indo… Quando o game estiver em “mãos” é que poderemos conferir mesmo.
Cara, na boa, adoraria que essa notícia fosse o marco do ressurgimento do titan Sega disputando jogo a jogo com a Nintendo quem tem o melhor sistema.
Engraçado lembrar como antigamente o sonho de vários gamers era que a universalização de títulos fosse frequente. Hoje em dia isso é realidade e não tô achando tão legal assim, bom pelo menos entre o X-Box e PS3 há essa “universalização”. Antigamente era uma disputa de quem era mais criativo e inovador, daí surgiram vários clássicos de ambas as empresas : Shining Force, Phantasy Star, Sonic, Mario, Pilotwings, F-Zero entre alguns. Tá certo que esses títulos que citei não eram 100% originais, até porque nada nessa vida é ! Mas cada um desses games e dos demais que não citei tinham tipo uma marca registrada da empresa criadora, meio que um “Eu faço esse estilo de game assim, você consegue fazer melhor ?”, meio que um desafio à rival tentar superar. Bons tempos que não voltam mais…
Flávio de Oliveira[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Flávio de Oliveira
Penso assim também, aquela rivalidade SEGA versus Nintendo da era 16 bit foi realmente marcante e acabou beneficiando os gamers com grandes clássicos!
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
é aquela velha história: na concorrência, o consumidor quase sempre é beneficiado pelo produto que compra
Leandro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A SEGA sabe que se ela continuar cagando no seu mascote vai dar em merda, então tá se esforçando muito pra sair o mais perfeito possível.
Tchulanguero[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Quando caiu na Internet toda a trilha sonora de Sonic 4, ela recebeu muitas críticas negativas (ao contrário da música do primeiro estágio, bem recebida). Logo depois a SEGA disse que a OST não necessariamente estaria finalizada. Na época comentei no meu blog que esperava que a empresa melhorasse as músicas do game, devido à mal recepção das mesmas.
Agora, com essa notícia, tenho cada vez mais esperança de que isso possa ocorrer.
mcs[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não gostei. Aceitar os erros não quer dizer que vai fazer algo certo. No entanto, sempre torço a favor para que seja bom. O porco espinho merece.
Essa tocha faz o jogador ter medo de correr. Marble Zone era legal e ninguém podia correr. Mesmo assim não tinha essas frescurinhas.
Vai SONIC! Vamos nessa menino. Corre, se não você fica pra trás.
Leandro Moraes[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
essa sem duvida foi a primeira vez em meses que me animei com um post da sega sobre o jogo. e quem sabe, se o jogo der certo (eu como fan do sonic incondicional torço) as outras empresas olhem e digam: pqp, esse lance de ouvir os fans dá certo..hum, isso pode gerar mais dinheiro (sinto muito turma do conto de fadas, mas as empresas querem sua grana, e não seu agradecimento :P)
ou seja, se der certo com sonic, ele provavelmente não será o unico beneficiado. fans de outras fraquias que andam mal das pernas (megaman x por exemplo) poderiam ser ouvidos também. e aí, eu tenho certeza, teriamos outro “boom” dos jogos bons por aí. de repente até uma terceira era dourada dos jogos, quem sabe. sonhar não custa nada.
ricmagus[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É engraçado esse lance da animação do Sonic correndo. Pra mim, não é nem um pouco “detalhe” ou “bobagem”. É muito importante e, do jeito que estava, eu ficava com uma puta má impressão ao ver o jogo rodando. Que bom que corrigiram.
RssV[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Olhem o fim desse video. Os caras liberaram uma versão jogavel para a galera da convenção do ScrewAttack: http://www.gametrailers.com/video/top-10-screwattack/701801
Vale ver só pela empolgação da galera no final.
[]’s
Aizacks[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Não é um ouriço. É um PORCO ESPINHO!
Rafael Costa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Rafael Costa
Nem ouriço nem porco-espinho. É um RATO OURIÇO!! Not.
mcs[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
SEGA, faça o Phantasy Star V agora! 🙂
Fernando[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Depois disso eu passei a ter fé nesse jogo =D
Darkus[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sonic ainda muito pernudo! As edições do jogo de 94 Sonic 3 e Sonic & Knucles trazem o personagem muito bem desenhado… Essa tá parecendo um robô. Mas vamos esperar o lançamento do jogo e ver no que dá
MarCel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]