Olá leitores do Gagá Games! Continuemos então a desbravar o mundo do NEOGEO, hoje com mais um game de 1994, ano de excelentes lançamentos para o console da SNK.
A plataforma NEOGEO, especialista em games de luta, também apostava, mesmo que pouco, em outros estilos, como aventura, tiro e esporte. Street Hoop, game de basquete, foi uma das apostas que deu certo. O trabalho da Data East se propunha em divertir, num estilo despojado, semelhante ao de NBA Jam, só que com ainda menos comprometimento às regras oficiais.
A partida acontece entre seleções (versões japonesa e europeia) ou clubes americanos (versão americana), com dois times de três atletas em quadra. Exceto pela diferenciação entre cestas de 2 ou 3 pontos, não há lei em SH, sendo possível derrubar adversários, interromper a descendente da bola e demorar o quanto quiser no ataque. Tais características fazem com que o jogo transcorra de modo frenético, com poucas pausas, já que nem pela lateral a bola sai. Todas as equipes devem ser derrotadas para que o título de campeão seja alcançado.
Os gráficos são charmosos, com cenários urbanos, platéia jovem e boa animação. Apesar do tom informal, as quadras oferecem um espetáculo visual pra lá de profissional. Estão presentes as tradicionais enterradas, bandejas, arremessos de curta e longa distância, além das jogadas surreais, com bolas flamejantes e atletas praticamente voando como relâmpagos.
Na versão americana (à esquerda) há times locais; nas outras, seleções.
Os efeitos sonoros são satisfatórios, com barulhos peculiares da bola, comemorações do elenco e ovação da torcida. As músicas em estilo hip-hop são maravilhosas! O game não deixa a desejar nem um pouco neste quesito, dando um show de ritmo. Um exemplo disso é “Standin’ on the black top pickin’ our teams“, track viciante que toca no intervalo das partidas. A versão NEOGEO CD é ainda mais alucinante, pois os programadores retrabalharam as canções, adicionando qualidade às vozes e instrumentos.
A jogabilidade é outro fator positivo, pois com apenas dois botões é possível fazer inúmeras jogadas. Os personagens são leves e a troca de passes é simplificada. À medida que os pontos vão sendo conquistados, uma barra chamada super shot vai se completando; uma vez cheia, o gamer pode executar arremessos mágicos de três pontos ou mega dunk shots!
O desafio em SH foi bem dosado, não tendendo tanto ao céu, tampouco ao inferno. Pode parecer elevado a princípio, mas uma vez que se descobre o “macete” tudo flui naturalmente, sendo perfeitamente possível fechar o jogo sem nenhum continue.
A Data East mostrou muita competência ao desenvolver Street Hoop: Basketball 3-on-3 para NEOGEO. A ausência de regras e a trilha sonora alucinante criam um clima de pura ação; proporcionando diversão 100%. Recomendadíssimo! Principalmente no NEOGEO CD, que por apresentar qualidade musical ainda maior é a “versão definitiva” do jogo.
Nossa, esse negócio deve ser muito divertido!
Eu adoro NBA Jam, mas nem imaginava que existisse algo parecido para o NEOGEO. Pessoas que não tiveram o console, como eu, realmente pensam que só dava porrada no console, rs…
Uma coisa curiosa é que tem um toque de SNK na fórmula. O lance de jogar com trios é a cara de KOF. Se tivessem colocado os personagens da franquia para jogar, ia ser fantástico!
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu tive o prazer de jogar Street Hoop no MAME e no Zeebo… E me lembrei exatamente de NBA Jam enquanto jogava, é sem dúvidas um dos jogos de basquete mais legais que já joguei… =D
Alberwood[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Esse é um dos meus preferidos do NEOGEO. É incrível como a simplicidade dos comandos permite uma ampla gama de jogadas. Sem falar que é extremamente divertido!!
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Será que seria legal misturar basquete com personagens de jogo de luta?? Eu me questiono. Bem que a franquia KOF também foi lançada no mesmo ano (1994), não estando consolidada o suficiente para que tivesse um “spin-off” em forma de esporte, rs.
@Alberwood
Faz lembrar bem o NBA JAM mesmo, eu particularmente acho até melhor, inclusive, pela variedade de cenários e por ser em quadras amadoras. Acho isso massa!
@Adney Luis
Também penso desta forma, um dos mais legais do NEOGEO, tanto é que senti falta deste game na coletânea SNK Arcade Classics do PS2.
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sandro Vasconcelos Além das super enterradas quando a barra SUPER SHOOT está cheia… Nesse jogo, algumas vezes, é um tanto quando complicado vencer da CPU…
Alberwood[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pingback:Tweets that mention Conheçam "Street Hoop", uma espécie de NBA JAM com trios à la KOF para o #NEOGEO . No Gagá Games: -- Topsy.com
@Alberwood
O CPU é bem apelão; quando ele precisa de 3 pontos ele sempre acerta, mesmo que esteja do outro lado da quadra. Isso é chato, por isso o macete é não ter dó do computador e não desconcentrar, senão, já era!
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O estilo me lembra o Barkley: Shut up and Jam! que é mais fraco que esse.
Curiosa a presença de Taiwan (Formosa) no jogo, deve ser um timaço! (NOT)
Daniel “Talude” Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Daniel “Talude” Paes Cuter
E seu eu disser prá você que eu só jogo com Taiwan?? hehehehe. Eles são precisos nos arremessos de 3 pontos.
Ah, como bem lembrou o @Alberwood, este jogo está disponível no Zeebo!
Sandro Vasconcelos[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O que eu posso dizer sobre esse jogo é que eu nunca joguei, mas já ví jogarem. A galera se divertia bastante numa locadorazinha lá perto de casa, mas nunca foi a minha práia jogos desses estilo, embora goste dos gráficos, das musicas e de algumas peculiaridades dos gráficos.
J.F. Souza[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
esse jogo teve continuação. é o hoops’96, na placa própria da DECO.
as vezes, dah pra bloquear o supershot, mas tem que
ter sorte na hora do pulo.
Salamander2[Citar este comentário] [Responder a este comentário]