Lançado em 1991 pela Alpha em 1991, Thrash Rally foi um dos jogos que mais me divertiu no Neo Geo. Apesar de ser simplório perto de outros jogos da primeira leva do console da SNK como NAM-1975, por exemplo, não deixa de ter seu charme e de ser um dos poucos títulos de corrida que foram produzidos para esse maravilho sistema de 16 bits. 

Gráficos

Muitos podem achar que o Neo Geo poderia ter feito melhor, e eu não tiro essa razão. A sensação inicial é a de que estamos diante de um game obsoleto de mecânica ântiga, como um jogo dos primórdios dos 8 bits, porém com uma qualidade gráfica melhorada. É correto afirmar que o pessoal da Alpha não utilizou nem 10% da capacidade gráfica do Neo Geo.

Acontece que tudo que é mostrado na tela é bem feito.  Desde os menus, passando pela tela de apresentação e os gráficos “in game”, não há nada que desabone. Talvez seja proposital, talvez não, o que é certo é que os gráficos, apesar de simples dentro do padrão apresentado no Neo Geo, funcionam muito bem no jogo. E isso é o que importa!

Som

Os efeitos e as músicas também não são caprichadíssimos como qualquer fã do Neo Geo esperaria. Porém, tal qual os gráficos, funcionam muito bem e se encaixam perfeitamente com o que se passa na tela. As músicas são cativantes, dá vontade de cantarolar enquanto jogamos, deixando o clima do jogo na medida certa.

Os efeitos não deixam a desejar, apesar de não serem maravilhosos. Cada carro tem seu próprio som e cada tipo de pista faz os pneus chiarem diferentes. Há também diferentes tipos de efeitos para colisão, então apesar de simples, não temos repetição dos efeitos. Quando seu carro bate em outro é um som; quando bate em uma árvore, é outro.

Jogabilidade

A grande estrela do jogo. Aqui o pessoal não fez feio e a diversão está garantida.

Com visão aérea, a condução dos carros é diferente, porém fácil de pegar a manha. Aqui a tela não gira. Você vai pecorrendo o circuito e, conforme o carro altera a posição, alteram-se os controles. Explico: Quando seu carro está subindo a tela, a esquerda e a direita são as respectivas direções no direcional. Quando o carro desce, se inverte, no cotrole esquerda vira direira e direita vira esquerda. Quando o carro está com a frente pra direita, a equerda no controle é pra cima, e a direita é para baixo. Sacaram?

Com um botão para acelerar e outro pra freiar, a jogabilidade não poderia ser mais simples. Cada carro tem sua dirigibilidade e características próprias. Podem ser parecidos nos gráficos, mas são muito diferentes nos controles.

Conclusão

Apesar de “simplista”, o jogo é bastante divertido, com grande variação de cenários e pistas. Existem dois modos de jogo: O campeonato mundial do Rally Paris-Dakar e o Single Mode, onde você pode escolher a pista e jogar contra um amigo se quiser. Ao terminar o game no campeonato, novos carros ficam disponíveis (e até um caminhão). Para não peder esse bônus, é interessante salvar seu jogo no memory card, uma vez que o cartucho não tem bateria interna! O fator replay também é alto, pois devido à sua simplicidade, é um bom game pra brincar vez ou outra sem muito compromisso.

Até a próxima!

Thrash Rally (Neo Geo AES/MVS)
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