Quando eu era moleque, vivia torcendo para que pintassem programas sobre games na televisão. Qualquer coisa servia. Vai dizer que você nunca assistiu àquele programa bobo do Gugu Liberato quando era moleque só porque rolava uma montagem com Alex Kidd?
O tempo passou, e hoje taí a internet, cheia de programas legais sobre nosso assunto favorito. O problema é que eu raramente tenho saco de assistir a qualquer coisa com mais de dez minutos na frente do computador. Retrogamer é chato mesmo, nunca estamos satisfeitos.
Por isso eu fiquei tão empolgado quando o programa Turbo Views, veiculado no YouTube e com foco exclusivo no Turbografx-16, finalmente ganhou versão em DVD. Poder assistir deitado no sofá da sala a vários episódios de um programa sobre games, e ainda por cima sobre um console que é tão misterioso para mim, era uma proposta irresistível.
Chris Bucci, o vizinho que você queria ter na sua adolescência gamer
Após enrolar por alguns meses, acabei comprando o volume 1 do Turbo Views (o volume 2 saiu outro dia), e devo dizer que estou terrivelmente satisfeito. Vou contar como é o programa, como são os DVDs, e duvido que vocês não fiquem interessados em adquirir essas preciosidades.
Sobre o Turbo Views
Para quem não conhece o Turbo Views, o lance é o seguinte: o Chris Bucci comprou um Turbografx no início dos anos 90, uns dois anos depois do console ter sido lançado nos Estados Unidos. Acontece que o console não fez muito sucesso por lá, então ele conseguiu comprar vários jogos a preço de banana em saldões. Quando se deu conta, Chris já tinha quase todos os jogos lançados para o console nos Estados Unidos. Para fechar a conta, decidiu comprar logo o que faltava, e num ataque de nostalgia voltou a jogar tudo, fazendo análises em vídeo que se transformaram no programa Turbo Views.
As análises são curtas, em inglês, na média de cinco a seis minutos cada. O camarada manja muito do console, e os vídeos são praticamente todos compostos apenas por clipes da jogabilidade. Ou seja, ninguém vai ter que olhar a cara feia do apresentador 🙂 Aliás, o sujeito é muito simpático e divertido, as piadinhas que ele faz são bem dosadas e genuinamente divertidas, fugindo aos exageros comuns nesse tipo de programa online.
O primeiro episódio do volume 1 é esse aí em cima, sobre o jogo Air Zonk. Confiram como a coisa é fina
Enquanto analisa cada jogo, sempre com muita competência e destacando pontos interessantes, Chris acaba contando um pouco da história do Turbografx-16, o que é um prato cheio para a gente aqui no Brasil que, de um modo geral, sabe pouquíssimo sobre o console. Tudo bem light, sem amolação, numa linguagem boa de se ouvir. Parece que um amigo está te falando sobre os jogos bacanas que ele jogou quando era moleque.
Todos os episódios estão disponíveis no YouTube gratuitamente para quem quiser assistir. Mas o DVD é um doce de coco, e vou falar sobre ele agora para deixar vocês com inveja!
Os DVDs
O site oficial vende dois volumes, cada um contendo três DVDs. Cada volume sai a 13 dólares, e com o frete para o Brasil a brincadeira fica em 20 dólares. Quem comprar os dois juntos tem descontinho e paga 35 doletas.
Eu comprei o volume 1, e fiquei maravilhado com o negócio. O estojo dos DVDs tem capa muito bem impressa, e uma estrutura que abriga direitinho os três discos. O rótulo dos discos é um capítulo à parte: nunca vi um acabamento tão bom na vida, nem em DVDs profissionais.
A produção do DVD é altamente profissional, causando uma ótima impressão
O rótulo tem cores vibrantes, e brilha um bocado… quando você passa o dedo, nota que a qualidade é dez. Muito bom mesmo, dá para sentir que o trabalho foi feito para quem gosta de colecionar esse tipo de coisa. Eu entendo que a turma que não tem grana para comprar pirateie, mas puritanismos à parte, quem tem grana merece ter os originais em sua coleção.
Vale destacar que todos os vídeos têm visual de alta qualidade. Não pense que só porque o programa é veiculado no YouTube o DVD vai estar cheio de vídeos borrados e de resolução baixa não. O material, pelo visto, foi pensado para o formato DVD mesmo, com imagem excelente e áudio de primeira.
E a organização do DVD? Agora é que vem a melhor parte.
Quando você põe o primeiro disco no DVD Player, um menu com a seleção de episódios é aberto. É tudo muito bem organizado; na parte inferior há um link para a segunda página, que lista mais episódios. A segunda página tem também uma opção para exibir todos os episódios do disco atual em sequência, de uma vez só.
O menu é organizado e tem ótima apresentação
Eu acho mais interessante ir vendo um episódio por vez. O motivo? A apresentação individual é bacana, com informações adicionais para você já se situar. Além disso, é nessa tela que você pode selecionar a segunda faixa de áudio do episódio, sem narração; você pode assistir ao mesmíssimo vídeo da análise, só que ouvindo algumas músicas da trilha sonora do jogo em questão. Muito legal, já que o vídeo é praticamente todo de gameplay.
Outra mostra do carinho com que Chris fez esses DVDs é a terceira faixa de áudio. Ela só está presente em alguns jogos, e é a faixa de “recordações”. Mais uma vez, você pode assistir ao vídeo do episódio, só que com uma narração diferente, focada na nostalgia. É aqui que Chris conta sobre como adquiriu seus jogos em promoções na Toys ‘R Us, lembra de tardes jogando Dungeon Explorer com seus amigos, de quando implorou ao vendedor da loja que trocasse o horrendo jogo do Darkwing Duck por outro e por aí vai. Parece uma conversa informal, e dá até inveja da molecada que era vizinha do Chris, visto que ele parece ser um tremendo boa-praça.
Contando todas as faixas de áudio extra, os quase trinta jogos analisados (incluindo duas análises de títulos japoneses, do PC Engine) rendem horas e mais horas de diversão. Eu não contei, mas o site fala em oito horas de conteúdo.
Cada episódio tem uma tela com informações sobre o lançamento do jogo e opções de faixas de áudio diferentes
Além dos episódios sobre cada jogo, o último DVD traz alguns vídeos extra, onde Chris mostra sua coleção de jogos e dá uma geral sobre o Turbografx-16 e seu CD ROM opcional, dentre outras coisas igualmente interessantes.
Vale o investimento?
Posso dizer, sem medo de errar, que o primeiro volume do Turbo Views foi um dinheiro muito bem gasto. Até me arrependi de não ter comprado logo os dois volumes de uma vez, porque os programas passam voando, e antes que se dê conta você vai ter assistido a tudo. E olha que tem conteúdo pra caramba, é muita coisa para assistir, especialmente se você ouvir as faixas de recordações e de músicas (eu recomendo).
Se eu fosse você, ia correndo garantir pelo menos um volume dessa preciosidade para a sua coleção. É um trabalho de primeira, altamente profissional, e que consegue ser informativo e divertido ao mesmo tempo. Item essencial para quem tem um mínimo de interesse pela história dos videogames, especialmente por esse capítulo tão pouco documentado sobre o Turbografx-16.
Gostou? COMPRE AQUI os DVDs do Turbo Views. E não, eu não ganho comissão, é de coração mesmo! ^_^
é eu realmente ficava na fissura ao ver aquele programa que o Gugu tinha sobre games, pena que não durou muito. e sobre esse turbo views eu achei maneiro,pena que num tenho grana agora 🙁
leandro(leon belmont)alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Um console excelente que infelizmente ficou muito restrito ao Japão…
Uma pena. PC Engine ou Turbo Grafx-16 só vi em fotos…
Abraços
Man On The Edge[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Infelizmente esse foi o único e ainda é o que nunca tive em mãos.
Ainda quero muito ter um dia esse aparelho fantástico que só joguei locadora por volta de 1993, e já comecei com o Dracula X.
Deve ser de prima mesmo o material mas como tenho Pc jogo no magic engine essas pérolas.
Tem alguns games frqunhos mas tem muita coisa boa, destacando série Valis, R type, Gradius, Parodius e como amo jogos de Navinha ou Shoting Games tem os melhores de todos os tempos.
Ainda antes de morrer terei uma coleção de pérolas da NEC.
Ulisses Old Gamer 78
Ulisses Old Gamer 78[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Essa é uma das coisas que está na minha lista de compras futuramente. Ainda mais se tratando de um console pouquíssimo conhecido por essas bandas e que possui muitos jogos interessantes…
Adney Luis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cara, lembro de ficar babando em cima da revista VideoGame toda vez que saia alguma coisa sobre o Turbografx-16/PC-Engine.
Valis, Castlevania, etc.
Deus salve os emuladores. XD
Doidao66[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Realmente é muito diferente ver boas reviews de jogos no YouTube ou em DVD no conforto da sua sala.
Pedro @ Quero Jogar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Virtual Console/PSN/XBLA já têm alguns jogos de Turbografx-16 para download, embora o preço seja meio salgado. Os shooters parecem legais.
Sei que dá para emular tudo no PC, mas para quem quer jogar num console, é opção.
Alguém já jogou Super Star Soldier? É bom?
Friggi[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
cara um console totalmente desconhecido por mim como disseram ai em cima Deus salve os emuladores !!!!
Tonshinden[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
noh, gostei mt do review desse kra
ele fala o necessario e o principal, como foi dito, mostra so gameplay
n conheço mt sobre o videogame mas procurarei me informar e jogar no emulador d psp
mt boa essa descoberta gaga
Guilherme[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
super star soldier é mais ou menos! o q acho mto bom de jogo de nave do console é o soldier blade esse é bom pra caralho!
felipe[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Oh god! Eu sempre tive uma profunda admiração por esse aparelho notável, mas uma admiração tímida, já que conheço pouco.
Lembro que na época que todo mundo ainda usava a discadona, tinha um site chamado Universo PC-Engine (talvez ainda exista), e o dono era um sujeito muito gente boa, e fazia cópias dos jogos que eram muito difíceis de conseguir. Foi assim que consegui o meu Ys Book I & II, um dos melhores RPGs já feitos na história dos games.
Sir Kao[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Gagá valeu pela dica!Eu nunca tinha visto esse cara,gostei dos videos que assisti e além disso o diferencial é que se trata de reviews de um console pouco conhecido.Em relação aos programas do passado eu gostava mesmo era do Cristiano Gualda ele apresentava o Stargame na Multishow acho que poucos lembram do cara.Good Times.
Dactar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Ulisses Old Gamer 78
Cara tomei um susto quando vi seu “Nick”! 😯 Eu também me chamo Ulisses eu nasci em 1978(o que sugere seu número) e claro sou um oldgamer.Ha ha ha!
🙂
Dactar[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Man On The Edge
Concordo. Outro excelente console (portátil) – na minha opinião – que ficou restrito no mercado japonês foi o WonderSwan da Bandai.
Celio Alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sir Kao
Eu lembro deste site e fui procurar no Google, e vi que ele ainda se encontra online (mesmo que esteja aparentemente parado desde 2003), sendo que hoje ele se encontra hospedado no Gamehall:
http://gamehall.uol.com.br/pcengine/indexp.html
Assim como você, foi por meio do Universo PC Engine que pude comprar uma cópia do raro Dracula X – Rondo of Blood, um dos melhores jogos da série Castlevania na minha opinião.
André Breder[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Nossa, todo mundo comprava no Universo Pc-Engine?!
Doidao66[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu comprei um Valis III lá, tenho até hoje ^_^
Eu já comprei três jogos de TG16 no Virtual Console: R-Type, Bonk’s Adventure e Dungeon Explorer. Os três são ótimos, estou curtindo bastante.
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu não só comprava no Universo PC-Engine como batia altos papos com o Marcelo, gente finíssima. Cheguei a fazer um site que focava em reviews do Hu-Cards, mas a preguiça não deixou eu levar adiante… e ele me deu a maior força.
E ainda contribuí com scans de revista lá 😀
http://gamehall.uol.com.br/pcengine/special/spec01p.htm
Raul[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Eu não tenho saco para assistir videos na internet. Esses DVDs parecem uma boa pedida. Já falando do PC Engine, eu tive na época um Turbo Grafx 16 versão maleta, que já vinha com o CD-ROM. Em 1990 eu jogava Street Fighter (o primeiro, que no videogame da Nec ganhou o nome de Fighting Street). Eu estou rascunhando um post, talvez eu insira umas fotos da minha antiga coleção….
Falow!
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
turbo classics-16!!!!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
eu gostei muito do jogo air zoink, me interresou muito. e as edições do game valis são melhores do que o do mega drive. virei fã desse cara amigo do Gaga ae
leandro(leon belmont)alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
A série Bonk é muito boa e foi lançada para os console Nintendo também, gosto muito!
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Sir Kao
Universo PC-Engine é do Marcelo Reis, falei com ele na época que o site não estava mais no ar e se ele queria que fosse hospedado gratuitamente no site GameHall, ele aceitou. Contacte ele através de um site de animes que ele tem.
abraços, gb
@André Breder
Foi no mesmo esquema de hospedagem como o seu site Castlevania Legends 🙂
@Orakio Rob, “O Gagá”
Eita mundo pequeno, todo mundo conhece e comprou algo com o Marcelo Reis, hehe 🙂
Matem a saudade dele mandando e-mails e falando do Universo PC-Engine
http://www.animehaus.com.br/site/?secao=11&id=1
gamer_boy[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
E quando começam as vendas da versão legendada pelo Gagá?
GLStoque[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@GLStoque
Cara, eu queria ter o tempo livre que eu tinha aos doze anos ^_^
Adoro embarcar nesses projetos, pena que hoje em dia não dá tempo…
Orakio “O Gagá” Rob[Citar este comentário] [Responder a este comentário]