MemoryCard-001

É isso, pessoal. Hoje, quebrando os paradigmas, vou falar não de um jogo, mas de um acessório do Neo Geo. O QUÊ???? O NEO GEO TEVE ACESSÓRIO?? Sim senhoras e senhores. Tá certo que não teve pistolas, óculos 3D nem multitaps. Mas teve um cartão de memória. Sim, cartão mesmo, não cartuchos de backup igual ao Sega Saturn, por exemplo. E foi o primeiro videogame doméstico a ter esse acessório! Ponto para a SNK, e isso justifica meu título.

Agora chutando o pau da barraca de vez, a SNK foi a primeira empresa a utilizar a expressão “Memory Card”, está escrito lá no cartãozinho do Neo Geo para todo mundo ver. É, parece que alguém na Sony era amarradão num Neo Geo.

Primeira novidade desse acessório: Os dados ali gravados eram intercambiáveis entres as plataformas AES e MVS. Isso significava que você poderia jogar seu Magician Lord em casa no AES e simplesmente salvava seu progresso no cartão. Quando você fosse na festa de aniversário daquela sua prima pentelha, depois de encher a pança, passava no fliper da esquina, espetava seu Memory Card no Magician Lord, botava algumas fichas e continuava de onde parou. Claro que isso só valia para as máquinas originais SNK. Aquelas máquinas piratas mal tinham tela, imagina se teriam entrada pra cartão?MemoryCard-003

Sobre as especificações, antes das memórias flash comuns nos pendrives da vida, dentro do Memory Card havia uma bateria de lítio, uma vez que o sistema de armazenamento era baseado num chip SRAM e, logicamente, precisava de uma energia de backup. Só que essa bateria NÃO era recarregável, e tinha que ser substituída após uns 5 a 7 anos (tempo de vida estimado pela SNK). Mas não pense que era só abrir uma “tampinha” e trocar: tinha que levar numa assistência técnica para pessoal qualificado efetuar a troca, que envolvia abrir o cartão e mexer com soldas, dentre outras coisas. Mas ainda existem cartões que funcionam mesmo depois de 20 anos!

No manual do Memory Card vinha esta informação: “Além dos cartões de memória oficiais do Neo Geo, poderão também ser utilizados cartões do padrão JEIDA. As especificações do cartão JEIDA são as seguintes: 68 pinos, 16 bits de saída e IC Card versão 3 ou superior”. Pra quem não sabe, JEIDA significa Japan Electronic Industry Development Association e nada mais é que a primeia leva dos cartões PCMCIA muito utilizados em laptops. Em tese, qualquer cartão PCMCIA de SRAM que siga esses padrões serve no Neo Geo, mas apenas o de SRAM, já que o Neo Geo grava os dados em forma de “memória estática de acesso aleatório”. Taí o porquê das PCMCIAs de memórias flash não funcionarem.

Em 1990, a SNK afirmava no manual que o Memory Card poderia armazenar entre 17 e 27 blocos de saves. Porém, com uma memória de apenas 2kB (2 Kilobytes), a média era de 18 blocos de saves. A quem afirme ter conseguido uma média de 22 blocos, mas creio eu que isso só seja possível se 95% dos jogos gravados forem da primeira leva, pois à medida que os jogos foram evoluindo, a capacidade de armazenamento dos cartuchos aumentou e também o espaço requerido para salvá-los.

MemoryCard-002

Como o Neo Geo é um console “Arcade”, são poucos os jogos que aceitam gravar o seu progresso no game. Eu particulamente só sei do Magician Lord, do NAM 1975 e do Trash Rally. As demais utilidades são o armazenamento das configurações do jogador e os High Scores. Como meu intuito aqui é mais informar do que entreter, vou falar dos jogos que têm algum tipo de problema com esse acessório, já que o próprio manual do cartão dizia que ele era compatível com TODOS os jogos.

Os seguintes jogos simplesmente não gravam:

  • Bust-a-Move Again
  • Neo Bomberman
  • Pop ‘n Bounce
  • Shock Troopers
  • Shock Troopers 2
  • The Irritating Maze
  • Pochi & Nya

Há um jogo que “rouba” mais uma posição, apagando outros saves se necessário sem você saber: Trash Rally. Ele também permite que diversos jogadores gravem status diferentes, porém ao gravá-los no mesmo cartão um se sobrepõe ao outro, ficando uma tremenda meleca.

Caso você esteja usando um cartão PCMCIA (SRAM) e não um Memory Card original SNK, nunca, jamais ligue seu Neo Geo com esse cartão plugado com o jogo Riding Hero para não ter os demais saves apagados!

MemoryCard-004

Outras bizarrices:

Ao usar o menu de gerenciamento de blocos com um cartão PCMCIA, mesmo sendo compatível, seus dados são automaticamente corrompidos de forma irrecuperável.

KOF 2000 e 2001 vão sempre salvar na mesma posição, ou seja, não dá pra salvar os dois jogos no mesmo cartão pois uma sobrepõe a outra.

Alguns jogos salvarão com nomes diferentes do de sua região. Por exemplo Karnov’s Revenge = Fighter’s History Dynamite; Spinmaster = Miracle Adventure. Falando do Karnov’s Revenge, ele”salva” uma falha no cartão que só é possível eliminar formatando o cartão.

E alguns só salvam os dados em japonês, mesmo os cartuchos sendo americanos. É o caso dos jogos:

  • Fatal Fury 2
  • Fatal Fury Special
  • Fatal Fury 3
  • The Last Blade
  • The Last Blade 2
  • Super Sidekicks 4
  • Samurai Shodown 5 Special

Os Metal Slug 3, 4 e 5 aparecem no cartão como o “Metal Slug V3”. Mas se você tiver os três jogos guardados, terá três arquivos com o mesmo nome.

Bom, vou ficando por aqui. Espero que vocês tenham gostado deste lado B que o Neo Geo possui e quase ninguém sabe! Abraços!!!

Você acha que o Memory Card nasceu com o Playstation?
Tags:     

23 ideias sobre “Você acha que o Memory Card nasceu com o Playstation?

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Você acha que o Memory Card nasceu com o Playstation? -- Topsy.com

  • 06/05/2010 em 8:14 am
    Permalink

    eu sabia que o neogeo tinha memory card mas não sabia “a fundo” como funcionava…rs e essas curiosidades ai são legais… eu sempre via no “service menu” essa opção de memory card e nunca entendia direito…rs na verdade eu ainda não entendo muito a funcionalidade disso visto que praticamente todos os jogos de mvs/aes são jogos arcade…rs e que eu me lembre todos os arcades de kof/fatal fury etc que eu joguei ficavam com os high scores gravados (até o kof 2001, a partir dele não ficava gravado mais :() de qualquer forma nice post!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/05/2010 em 1:23 pm
    Permalink

    maxi2099 :
    Ué, o PC Engine não tinha memory card? E o Neo-Geo salvava só no cartão ou também no próprio sistema? E sem querer abusar muito uma última pergunta, esse cartão tinha compatibilidade com o Neo-Geo CD?

    Fala. O PC-engine usava ao invés de cartuchos, um cartão chamado HU-Card. Ele possuía uma pequena memória interna para saves. Poucos jogos utilizavam esse recusro. Já o Super Cd-Rom (lançado depois do console da SNK), gravava os saves no próprio system card. O Neo Geo CD possui memória interna não sendo compatível com esse cartão. O Neo Geo AES não possui memória interna e nenhum cartucho tem bateria para saves. No AES somente usando o Memory Card.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/05/2010 em 1:29 pm
    Permalink

    Orakio Rob, “O Gagá” :
    Piga, tá de parabéns: maneiríssimo o seu post. Com eu já disse, não manjo nada de Neo Geo, gostei muito de conhecer essa história aí. E pelo visto você foi bem abrangente, muito legal mesmo.

    Valeu Gagá. Posso dizer que fiz uma verdadeira “escavação arqueológica”, pois muitos desses dados eu não lembrava. Tive a idéia de fazer vendo umas fotos antigas da minha coleção. Uma das fotos tava esse bixinho aí. 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/05/2010 em 1:47 pm
    Permalink

    GLStoque :
    Isso que é especialista o resto é resto. Tô Chocada!

    Que isso. Obrigado pelos elogios, mas estou muito longe de ser expert em quaquer assunto. Como eu tive o console na época e tive este acessório que aliás eu usei muito pouco, fica um pouco mais fácil pra mim falar dele e também de achar maiores informações, uma vez que você saiba sobre o quê procurar. Quando saiu o KOF 2000 e 2001 e já não tinha o Neo Geo faz tempo, mas foi bom saber sobre seus “comportamentos” em relação ao Memory Card. Bjks! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/05/2010 em 1:52 pm
    Permalink

    Legal terem criado o conceito, pena que além de ter tantos problemas nem tem utilidade no NeoGeo. Caso houvessem RPGs ou Adventures de qualidade poderia ser útil. Não consigo imaginar jogar ps1 sem MC. (pra falar a verdade, hoje quase nem consigo jogar mega-snes sem os save-states) Abraço! O blog ta d+ como sempre, agora com esse plus de vasto conteúdo NeoGeo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/05/2010 em 6:39 pm
    Permalink

    Que maneiro! Que o Playstation não tinha sido o primeiro, eu tinha certeza; só não sabia qual tinha sido pioneiro. Se bem que chamar Neo Geo de “console doméstico” naquela época era covardia; o treco devia ter o preço de um arcade. huahuahauha

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/05/2010 em 9:11 am
    Permalink

    O Senil :
    Que maneiro! Que o Playstation não tinha sido o primeiro, eu tinha certeza; só não sabia qual tinha sido pioneiro. Se bem que chamar Neo Geo de “console doméstico” naquela época era covardia; o treco devia ter o preço de um arcade. huahuahauha

    Não sei quanto custava uma máquina de arcade, mas o meu Neo Geo série ouro custou nada menos que $ 750.00 USD. Quis comprar por causa do Art of Fightig e imagina minha decepção quando o videogame veio com Fatal Fury??? (rsss…. brincadeira, não podia ter ficado mais feliz).

    André Breder :
    Acredito que muita gente até hoje pensa que foi o PlayStation que começou “a era do Memory Card”. Belo post xará, ótimo para esclarecer as coisas para os mais novos no mundo dos games.

    Com certeza. A geração “Counter Strike” acham que sabem de tudo mas eles não conhecem é nada! rsss…..

    GLStoque :
    @piga
    Teve o console na época?
    E o memory card?
    Foi mal.
    Isso que é rico. O resto é resto. Tô Chocada em Dobro!

    Então pra você chocar de vez (rsss…..) Eu tive o Neo Geo em 1990. Meu pai trouxe dos USA, ele comprou numa loja chamada “Toy R Us” e pegou uma “promoção”. Ao comprar um Neo Geo série ouro ganhava-se um Memory Card grátis 🙂 A diferença entre a série ouro e a prata do Neo Geo é que a primeira era a versão “top”, vinha com dois controles arcades + um cartucho. A série prata vinha somente com um controle arcade e sem jogo. Era uma versão mais “econômica”, custava na época “apenas” $ 550.00 USD.

    Imagina quando o pessoal ia lá em casa e via no meu quarto lado-a-lado um Neo Geo, um Turbgrafx-16 (versão da maleta que já vinha com o super cd-rom) um Mega Drive e um Super Nintendo! ehhehehehehhehehe

    Fora os mais antigos que ficavam guardados no armário. Tive a sorte de ter um pai que gostava de me dar uns presentes….. 🙂 🙂 🙂

    Bjks!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/05/2010 em 10:16 am
    Permalink

    piga :

    Imagina quando o pessoal ia lá em casa e via no meu quarto lado-a-lado um Neo Geo, um Turbgrafx-16 (versão da maleta que já vinha com o super cd-rom) um Mega Drive e um Super Nintendo! ehhehehehehhehehe

    Eu já disse isso antes, e repito: você definitivamente tinha que ter sido meu vizinho 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/05/2010 em 3:10 pm
    Permalink

    Muito legau Piga XD essa do Memorycard do Neo Geo eu já conhecia, mas nunca me passou pela cabeça que tivesse sido o primeirão kkkk

    E quanta zica com o bixinho meu XD o negócio era um pouco precário mesmo, faltou capricho na hora de desenvolver o sistema de save.

    Agora, Piga, pqp meu, seu quarto era o PARAISO!! acho que até as mulheres queriam ir lá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/05/2010 em 3:16 pm
    Permalink

    Sabat :

    Agora, Piga, pqp meu, seu quarto era o PARAISO!! acho que até as mulheres queriam ir lá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Acho que o Piga até vendia ingresso para entrar na casa dele, a rua toda queria ir lá! Devia até ter marmanjo que colocava uma peruca loura e batia lá jogando charme para ver se conseguia entrar e dar umas partidas 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *