Olá crianças. Espero que tenham aproveitado bem a ótima leva de artigos que surgiram durante esse período que fiquei ausente. Mas não pensem que abandonei as reuniões na praça com a velharada. Na realidade, estou com dificuldades em encontrar o próximo jogo de Sega CD a sofrer em minhas enrugadas mãos e fiquei pensando sobre o que falar. E tenho muito o que dizer.

Já falamos de diversos Mega Drives. Aqui e aqui. E o que pretendo falar é algo parecido com isso. Mas vamos por partes.

sega_wondermega
Olhem só que beleza!

Não sei se muitos já ouviram falar desse console integrado extremamente interessnate lançado, inicialmente pela Sega e, posteriormente, pela Victor e pela JVC (caminho semelhante ao sofrido pelo Saturn). Para variar, foi lançado somente no Japão. Porém, por incrível que possa parecer, um de seus modelos foi vendido no mercado americano: o JVC X-Eye.

Daí vocês me perguntam, “Senil, qual a vantagem de se ter um console desses?”. Simples. Com ele, o maior argumento contra o Sega CD e o Mega Drive acoplados um no outro perde força. Não é mais preciso duas fontes para ligar. Ele é considerado como um videogame único então não há esse problema. Além disso, algumas de suas versões possibilitavam o uso de controles sem fio e até mesmo karaokê (que sempre foi moda naquele arquipélago do Pacífico). Todavia, como faz parte da sina da Sega, o console não vingou (sequer no Japão) devido ao declínio rápido do Mega CD.

A primeira vez que soube da existência desse “Mega Maravilhoso” foi em uma velha revista Videogame com uma pequena nota sobre seu lançamento no Japão juntamente com dois jogos: Heavy Nova (em CD) e Sonic (em cartucho). Provavelmente faziam parte de alguma propaganda inicial já que não encontrei nada que comprovasse que ambos acompanhavam a primeira versão do console.

Como esse post é muito mais informativo que analítico, vou deixar alguns sites que me fizeram ter vontade compartilhar isso tudo com vocês saudosos e nostálgicos companheiros. Neste aqui vocês podem encontrar uma série de imagens do console, de suas versões, caixas e partes anteriores dos consoles (com entradas e saídas interessantes). A imagem que usei é deste site; e ele merece respeito. Um breve histórico do console com várias imagens e em português pode ser visto aqui. Caso queiram ver a abertura do console, cuja música é igual a do Mega/Sega CD, cliquem aqui.

Vamos agora à segunda parte desse post longo e cheio de texto.

sega_teradrive
Os mais jovens diriam: "Que Gens vagabundo esse!"

Para terem uma idéia, assistam esse comercial aqui. Apesar de não entender absolutamente nada do que é dito, aquela imagem ao final é igual àquela que vi na saudosa revista Supergame e que me fez desejar ardentemente ter um computador. Claro que hoje isso pode parecer uma babaquice, mas na época, acostumado que estava a telas de computador verdes ou em preto e branco (e com DOS), ver Sonic pulando no monitor foi algo que, com esse coração fraco de hoje, não aguentaria.

Sinceramente, o Wondermega me apetece muito mais do que esse TeraDrive. Entretanto, caso queiram mais informações sobre essa pérola esquecida na história da Sega, eu recomendaria esse site com informações precisas sobre preços, datas e especificações técnicas. Eu pensei na Wikipedia, mas o artigo é basicamente uma cópia desse outro site que passei. Caso queiram algumas imagens adicionais além de Shining And The Darkness rodando nele, recomendo esse artigo que inclusive compara o TeraDrive com o Amstrad Mega PC (que também vale uma olhada).

Uma curiosidade, no jogo Segagaga de Dreamcast o hardware no qual a equipe de desenvolvimento da Sega (que você, em certo sentido, controla) é chamado TeraDrive. “Você cria seus jogos no novo hardware da Sega, o TeraDrive, que tem 4096 CPUS de 512-bits, cada uma funcionando a 333GHz, com 512 Terabytes de RAM. Ele também pode mostrar 167.700.000 sprites em um único lugar horizontal.” (tirado e mal traduzido daqui).

Peço desculpas, claro, por não falar muito, ficar em poucas imagens e informações. Todavia, como encontrei diversos sites excelentes com isso, achei melhor usar links para eles ao invés de copiar e colar.

Por enquanto é só. Mas aguardem novidades de minha parte para breve.

Wondermega e TeraDrive
Tags:     

3 ideias sobre “Wondermega e TeraDrive

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *