Olá leitores do Gagá!
Como dita a cartilha do retro gamer fiel, não poderíamos deixar passar em branco uma data tão importante quanto essa: o trigésimo aniversário do ZX Spectrum; famoso aqui no Brasil pelo pseudônimo de TK-90X ou TK-95, que diferenciava-se do 90 por ser equipado com um teclado semi profissional.
Lançado em uma época em que computador era um bicho de sete cabeças, a Sinclair Research resolveu simplificar as coisas, fabricando uma máquina que trouxesse acesso caseiro à tecnologia. E a ideia funcionou! O ZX Spectrum era prático; não precisava de monitor, tampouco de hardware sofisticado para a execução dos programas, ou seja, a TV de tubo da sala e o gravador cassete do pai eram suficientes para a jogatina!
Foi assim que a pessoa que vos escreve teve acesso ao seu primeiro computador: pequeno, de teclado de borracha, com 48 KB de memória RAM, sistema operativo Basic e oito cores. Parece fraco, não? Porém o bichinho fazia milagres e a alegria da família e amigos.
Grandes jogos já foram analisados aqui no blog, a exemplo de Knight Lore, Bruce Lee, Great Escape, Exolon, etc. Contudo, muitos outros também fizeram história. Para recordar estes tempos áureos e celebrar o trigésimo aniversário deste microcomputador, a Elite System resolveu lançar para o Iphone, Ipod Touch e Ipad uma coletânea, dividida em pacotes, com 100 games famosos de ZX Spectrum. Dando uma breve olhada na lista, pude identificar muitos daqueles que estavam escondidos na minha memória, lá no fundo do baú. Vou dar uma breve pincelada em alguns deles.
Lista completa:
Elite Pack #1 – Chuckie Egg, Buggy Boy, Turbo Esprit, Saboteur!
Elite Pack #2 – Roller Coaster, Beyond Ice Palace, Saboteur II, Batty
Software Projects Pack #1 – Manic Miner, Astronut, Orion, Thrusta
Software Projects Pack #2 – Jet Set Willy, Jet Set Willy II, Push Off, Hysteria
Gremlin Pack #1 – Wanted Monty,Monty On the Run, Auf Wiedersehen Monty, Moley Christmas
Gremlin Pack #2 – Jack The Nipper, Jack The Nipper II, Avenger, Krakout
Palace Pack #1 – Barbarian, Cauldron, Crazy Cars, Secret Armor Of Antiriad
Palace Pack #2 – Barbarian II, Cauldron II, Crazy Cars II, Extreme
Alternative Software Pack #1 – Skool Daze, Hideous, Eliminator, Dead or Alive
Alternative Software Pack #2 – Back To Skool, Confuzion, Slug, Revolver
Cronosoft Pack #1 – Splattr, Stranded 2.5, W*H*B, Treasure Trove
Cronosoft Pack #2 – Gamex, SlubberDegullion, Egghead 4, Egghead 5
Hewson Pack #1 – Cybernoid, Zynaps, Uridium, Nebulus
Hewson Pack #2 – Cybernoid II, Rana Rama, Dragontorc, Avalon
Vortex Software Pack #1 – TLL, Deflektor, Highway Encounter, Android One
Vortex Software Pack #2 – Cyclone, Android II, Revolution, Alien Highway
New Generation Software Pack -Trashman, Trashman II, Genon, Escape
Mikro-Gen Pack – Pyjamarama, Everyone’s A Wally, Automania, Frost Byte
Julian Gollop Pack – Chaos, Lords of Chaos, Laser Squad, Rebelstar
Steve Crow Pack – Starquake, Firelord, Wizards lair, Laser Snaker
Odin Computer Graphics Pack – Nodes Of Yesod, Arc Of Yesod, Heartland, Robin Of The Wood
Nexus Pack – Earthlight, Micronaut One, Firestorm, Nexus
Data East Pack – Midnight Resistance, Dragon Ninja, Sly Spy, Express Raider
Audiogenic Pack – Emlyn Hughes International Soccer, Exterminator, Helter Skelter, Impact
Durrel Pack – Critical Mass, Fatworm Blows A Sparky, Scuba Dive, Thanatos
Agora, mini reviews dos melhores:
Chuckie Egg – Viciante e simples. O objetivo é roubar ovos sem ser pego pela mãe ou por qualquer pássaro que se mostrar irritado com sua presença. Os gráficos são simples, mas adequados para a proposta do título.
Saboteur I e II – Pai do Shinobi? Talvez. É um game de estratégia e luta, onde é preciso se infiltrar na base inimiga, coletar disquetes da inteligência e fugir de helicóptero. Um dos meus preferidos do TK-90X, gostava do visual sombrio dos personagens e cenários.
Roller Coaster – Em um parque de diversões, colete o máximo de dinheiro perdido pelos frequentadores, enfrentando espinhos e plataformas móveis malucas. Bem divertido!
Pyjamarama – Este pode não ser o melhor do ZX Spectrum, mas certamente tem a história mais interessante. Você está no mundo dos sonhos e viaja através dos cômodos da casa com o intuito de acordar você mesmo para que não chegue atrasado no trabalho. Como está sonhando, o interior da residência é assombrado por criaturas estranhas, como frangos assados zumbis, plantas carnívoras e aranhas enormes.
Scuba Dive – Como mergulhador, explore o mundo abaixo das ondas em busca de preciosidades, mas cuidado com os tubarões, polvos e não se esqueça do oxigênio. O jogo apresenta um universo grandioso e profundo.
Dragon Ninja – Pancadaria pura ao estilo Vigilante e Kung Fu Master. A versão do Spectrum era bem inferior à do arcade, mas trazia uma jogabilidade bacana. Hoje em dia, com a facilidade de se ter a versão original em casa, não creio que valha a pena jogar Dragon Ninja no ZX, a não ser a título de curiosidade.
Jet Set Willy – Após ter dado uma grande festa, o minerador Willy terá que organizar e encontrar seus bens perdidos pela casa. Para isso terá que enfrentar inimigos, pular plataformas e subir escadas. Só depois de tudo em ordem, sua empregada Maria o deixará entrar no quarto. Historinha marota, não?
Pra ser sincero, acredito que a seleção dos 100 games poderia ter sido melhor, talvez por razões de direitos autorais muitos dos excelentes games não foram inclusos nos pacotes. Os que citei foram alguns daqueles que tive contato na infância e, na minha humilde opinião, são os melhores. Caso alguém se interesse por conhecer mais deste microcomputador que aniversaria, recomendo instalar um emulador e dar uma conferida nos jogos analisados, tanto neste post como em outros que escrevi aqui no Gagá. Mas já vou adiantando, os jogos estão datados e a jogabilidade é primária; na época não percebíamos isso, pois não tínhamos sido apresentados às gerações subsequentes. Entretanto, se você tem a mente aberta, poderá se divertir um bocado ainda com o bom e velho TK-90X. Celebremos este aniversário homenageando e jogando um dos precursores dos videogames caseiros!
Ah, mais uma dica! Muitos destes games têm versões remakes free pra jogar no PC, com gráficos modernos e diversão intacta!!
Pra terminar fiquem com o carregamento via fita cassete do jogo Manic Miner!
Fontes:
http://www.dailyjoypad.co.uk/?p=33807
http://pt.wikipedia.org/wiki/ZX_Spectrum
http://www.somobile.co.uk/news/2012/04/24/100-greatest-hits-of-zx-spectrum-coming-to-ipad/
Muito legal o post, Sandro! Deu a maior vontade de sair jogando isso tudo!
Eu não tive praticamente nenhum contato com o Spectrum (mexi duas vezes na casa de um amigo, mas nem joguei nada), mas algumas coisas nele me lembram jogos do MSX. Sei que o MSX era mais poderoso, mas rolavam muitos jogos monocromáticos, geralmente todos em cinza ou em amarelo, com estilo parecido com o de certos jogos do Spectrum. Provavelmente eram ports.
Esse Manic Miner eu peguei no Dingoo outro dia, um cara fez uma versão. É totalmente viciante! E o Midnight Resistance é da Data East, ou então da Vic Tokai? Tem um jogo estilo Contra com o mesmo nome para o Mega Drive, é bom pra caramba! Talvez seja originário dos arcades então.
Valeu aí por compartilhar a sua experiência! É tão difícil topar com alguém que tenha tido um Spectrum na época, e tem tanta coisa boa para a gente conhecer da plataforma…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
As cores (poucas, mas lindas) me fascinam no Zx Spectrun. ]
Um desafio conseguir jogar, os comando truncados eram compensados pela novidade, modernidade, inteligência dos jogos.
Post merecido!!
Rita Chiatta (@ritalinando)[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
grande post Tandrilion.
eu já tinha ouvido falar desse console, mas dos seus jogos, bem pouco. vou ver essas matérias que você sugeriu falando sobre esses games. e achei esse Saboteur interessante.
leandro(leon belmont)alves[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Rita Chiatta (@ritalinando)
A Rita que me lembrou da data, obrigado!
Tandrilion, o Matusalém[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Fala Tandrilion. Tá sumido. 🙂
Eu comecei no mundo da informática com um MSX, e assim como o Gagá, se eu mexi duas vezes num TK-90X de verdade foi muito. Porém a limitação de hardware não limita a criatividade e muita coisa boa foi lançada. Para efeito de comparação, o TK-90X teve mais jogos de qualidade que o Atari Jaguar e Virtual Boy juntos [trollface].
Falow! 🙂
piga[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito joguei no TK-90X de um amigo.
Foi onde, pela primeira vez, joguei Double Dragon em casa (antes, só nos fliperamas; só depois fui jogar no MSX, Master System, NES e Mega Drive).
Muitos jogos do Spectrum eram convertidos para o MSX.
E embora o MSX fosse um computador mais potente, geralmente as conversões do Spectrum ficavam lentas (Double Dragon no MSX que o diga).
Ainda cito dois jogos que muito me divertiram no Spectrum (e que ouso chamar de clássicos deste sistema):
Sabre Wulf:
http://www.worldofspectrum.org/infoseekid.cgi?id=0009408
Rocky Horror Show:
http://www.worldofspectrum.org/infoseekid.cgi?id=0004217
Cidraman[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
É, meu contato com o ZX foi por uma revista “Programe seus jogos de horror” que tenho até hoje, com códigos basic para diversos computadores da época. Mas nunca peguei um na mão – meu hardware mais antigo é um Amiga ou talvez meu 286 com monitor de fósforo “âmbar” 😀
Grande post!
Cássio “Pé na Cova” Raposa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Bem esse é mais novo que eu rsrsrsrsrs….
Merecido esse post.
O gaga tá com inveja de eu ter um p200 rodando com 128 mega de memória EDO, uma relíquia.
Esse ZX nunca tive muito contato, tinha parentes que tinham e programavam nele, joguei muito pouco e minhas recordações são vagas.
Quem sabe um dia eu crio coragem e me aventuro nele comprando um.
Ulisses Old Gamer 78[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@piga
Sumi porque passei por problemas pessoais, mas estamos voltando e se recuperando. Obrigado pela preocupação!
@Cidraman
Caramba cara! Dois ótimos jogos que eu me diverti muito, principalmente o Rocky Horror Show!! Boa idéia para reviews futuros.
Tandrilion, o Matusalém[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Pindamonhangaba! Eu tinha isso! Nem lembrava mais!
A capa está quase vindo à mente… tem como postar uma foto da capa depois?
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Sou mais um dos que começaram no MSX, nunca vi de perto o ZX, nem acho também que essa aparelho deu as caras por aqui em Terras Serigys, Uma pena!
Parabéns ao ZX por mais um ano de vida!
E valeu Tande! por mais uma excelente matéria.
kleber (snake wings)[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Computadores antigos só tive e mantive contato com um TK3000 rs onde jogava Spy vs Spy e alguns outros que não me recordo agora… Nessa época os fliperamas se destoavam anos luz de distâncias dos “jogos caseiros” hoje em dia não temos mais isso, tanto que os vgs estão matando pouco a pouco os arcades, minha opnião 😀
cis_negro[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
clássicos!!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Gagá, é possível baixar este livro (e demais desta série) no DataCassete:
Jogos de Horror:
http://www.datacassete.com.br/livros/detail/Programas-de-Jogos-de-Horror/59.html
Jogos de Terror:
http://www.datacassete.com.br/livros/detail/Programas-de-Jogos-de-Terror/59.html
Jogos de Espionagem:
http://www.datacassete.com.br/livros/detail/Programas-de-Jogos-de-Espionagem/59.html
Cidraman[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Legal, eu tinha os três!!!
Na época eu me iludia que os jogos iam ficar com gráficos sensacionais, he he…
Orakio Rob, “O Gagá”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Parabéns ao Speecy!
O Street Fighter II dele é muito curioso:
http://www.youtube.com/watch?v=h2nEFAI-F10
Daniel Paes Cuter[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Boas lembranças do TK90X de um amigo meu da época, íamos para o aeroporto comprar revistas importadas que vinham com as demos dos jogos em cassete. Era o TK de um lado e o MSX2 do outro…
Pena que a Elite Systems parece ter desistido de relançar o micro, como estava planejado o ano passado, como fez uma empresa com o Commodore 64. Acho que ainda compro um ZX Spectrum pela nostalgia.
Eduardo[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Orakio Rob, “O Gagá”
Heheheh, claro :D. Vou buscar nas caixas aqui e logo mais posto o scan 😀
Cássio “Pé na Cova” Raposa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Opa, agora que vi o nosso amigo Cidraman já fez melhor”
Cássio “Pé na Cova” Raposa[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
cara,,,quanta coisa boa a geração de hoje perdeu!!!!até eu estou surpreso com tanto jogo e com o zx spectrum,,,bom demais!!!grandes jogos e programas,,,valeu!!!
helisonbsb[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
ai Matusalem, pegou o 49 Explosive Games for the ZX Spectrum no UG já? faz um review dele ai, ou um comentario rapido xD
btw (ounao) Gagá- eu sou o brasileiro do dingoonity lá que tava criticando aquele russo tosco ¬¬” *meu inglês estava inteligivel?*
aproveitando… o que acham de uma série sobre underrated rpgs de mega drive(jp), super famicom, e famicom?
eee otima matéria, estava já procurando bons jogos pra começar minha iniciação ao zx e a lista ficou lindona *-*
Vinicius[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
O TK-90X foi meu primeiro computador – e meu presente de Natal de mim para mim mesmo em 1985 (é, estou ficando velho :). Depois tive um TK95, um 85 (só por curiosidade) e um MSX Hotbit (branco). Bons tempos…
Abel[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Vinicius
Ainda não peguei este pacote, valeu pela sugestão! Estava olhando videos na internet e percebi que a quantidade de joguinhos legais que o Spectrum tem é muito grande!
Tandrilion “Matusalém”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Ótimo post Sandro!
Meu primeiro micro foi um TK-85 (acho que o padrão era TRS-80 se não me engano). O TK-85 era uma espécie de irmãozinho mais novo do TK-90X, não tinha som, nem gráficos, só texto, mas mesmo assim eu conseguia me divertir com um joguinhos em K-7 que existiam.
Você deve ter digitado algum jogo da Micro Sistemas não? Chegou a tentar digitar algum jogo no TK-90X? Lembra que o teclado já tinha os comandos do Basic escritos como atalhos nas teclas do teclado? rs! Para digitar o GOTO, não precisava digitar as teclas individualmente, mas apertar SHIFT+ALGUMA TECLA e o GOTO era escrito automaticamente rsrsrs
Ótimo post, ótimas lembranças!
Forte Abraço!
Euler[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Euler
Não cheguei a digitar muitos jogos, mas meu irmão era viciado nisso e manjava muito bem de basic, fazia jogos de nave e tudo. O máximo que eu programava eram games de perguntas que usavam as respostas anteriores como base das perguntas subsequentes, coisa simples, mas pra uma criança de 9 anos já estava de bom tamanho.
Obrigado pelos elogios!
Abração!
Tandrilion, o Matusalém[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Euler
Ah sim, o TK-90X tinha comandos pré-programados nas teclas e era um barato! Bem observado!
Tandrilion, o Matusalém[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Imaginem qual foi a minha surpresa ao ler esta matéria sobre meu primeiro videogame, ligar para o meu pai para matar a saudade (o jogo favorito dele era o Scuba Dive) e ele me dizer que o TK-90X ESTÁ NO QUARTO GUARDADO!
Meu Deus, aguardando ansiosamente ele chegar de viagem para colocar os K7 para rodar!
Rodrigo Cunha[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Rodrigo Cunha
Que legal! Tire umas fotos de vcs jogando pra eu publicar!
Tandrilion “Matusalém”[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
No colegial tinha uns amigos que tinham TK90 e 95. Speccy nunca foi minha máquina preferida (acho as deficiências gráficas dele ruins pra jogatina). Mas joguei via MSX alguns jogos dele, que variavam do razoável ao péssimo (Soldier of Light, estou olhando para você!). Mas confesso que gostava do Astro Marine Corps.
Jet Fidelis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@kleber (snake wings) A Microdigital fabricou no Brasil os clones dele: TK90X e TK95.
Jet Fidelis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@piga Hehehehehehe!
Jet Fidelis[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
@Jet Fidelis
Razoável pra péssimo?? Acho que você deve ter perdido de jogar os melhores então…
Tandrilion, o Matusalém[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Muito obrigado, Tandrilion, por homenagear o querido Speccy que agora é trintão. Eu sou um grande fã do TK90X e fiquei feliz em ver que tem mais pessoas que mantém ainda o seu velho equipamento. Não tenho jogado muito, mas vivo fuçando em hardware e software do TK90X.
Cantinho do TK90X[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
Cássio “Pé na Cova” Raposa,
Eu também tinha essa revista “Programe seus jogos de terror”! he he 🙂
Robson[Citar este comentário] [Responder a este comentário]
I was recommended this website by means of my cousin. I am not positive whether or not this submit is written by means of him as no one else realize such precise about my trouble. You’re amazing! Thanks!
moveis planejados Curitiba[Citar este comentário] [Responder a este comentário]